PUB
mascote
PUB


Veja tudo o que saber sobre os ovários

Ah, mulheres e seus corpos tão perfeitos... Seios fartos, glândulas mamárias, vagina, clitóris, útero, trompas, ovários. São muitas estruturas para ter conhecimento, não é mesmo? E, você, mulher, já sabe tudo o que você deve saber sobre os seus ovários?

Muitas mulheres nem se lembram da existência dos próprios ovários, a menos que estejam tentando engravidar e tenham plena certeza de que precisam dos ovários funcionando a todo vapor para tal.

Mas você sabia que o papel que essas estruturas desempenham no sistema reprodutor feminino (e no seu corpo, de uma maneira geral) é importantíssimo? É por isso que fizemos esse texto com tudo o que você deve saber sobre os seus ovários.

Seja por curiosidade ou necessidade, é sempre bom ter pleno conhecimento sobre a importância de cada pedacinho do seu corpo, não é mesmo? Continue a leitura para valorizar ainda mais os seus ovários.

Tudo o que saber sobre os ovários

Fato de número 1: Os ovários são responsáveis pela produção de muitos hormônios

Entre tudo o que você deve saber sobre os seus ovários, o fato de número 1 é que eles são responsáveis pela produção e secreção de hormônios importantíssimos, como o estrogênio e a progesterona.

Esses dois hormônios têm um papel muito importante na puberdade, quando os seios aumentam de tamanho, a mulher começa a menstruar e os quadris ficam mais largos. Além disso, eles também são responsáveis pelo preparo do útero para a concepção, de maneira que a insuficiência deles pode trazer problemas para quem deseja engravidar.

Não bastando a produção do estrogênio e da progesterona, os ovários também são responsáveis pela produção de testosterona (isso mesmo, o hormônio “masculino”). A sua energia e a sua libido agradecem!

Fato de número 2: Os seus ovários podem variar de tamanho, sabia?

Entre tudo o que você deve saber sobre os seus ovários, você sabia que eles não têm um tamanho estático? Diferentemente de todos os seus outros órgãos, os ovários variam de tamanho ao longo dos ciclos menstruais e da vida.

Enquanto a mulher se encontra em idade fértil, os seus ovários podem variar entre 3 e 5 cm de comprimento. Isso acontece porque, a cada ovulação, é formado um pequeno cisto dentro do ovário e, por conta desse cisto, o tamanho do órgão aumenta e diminui (quando o cisto se vai). Esse é o tipo de coisa temporária, que acontece rapidamente.

Uma mudança mais notável e que acontece a longo prazo é quando as mulheres entram no período da menopausa. Nesse caso, os ovários começam a murchar gradativamente, conforme vão deixando de desempenhar a sua função de ovulação.

Fato de número 3: Os ovários se estressam

E você aí, achando que já sabia tudo o que você deve saber sobre os seus ovários... Você sabia que eles se estressam? E que o estresse que eles sofrem afeta diretamente sobre a ovulação?

Se você se encontra sob qualquer tipo de estresse (como uma mudança de país, de emprego, um luto ou até uma grande perda de peso), os ovários deixam de liberar óvulos. Essa é uma maneira de o corpo se prevenir de uma possível gravidez em um período que ele considera “não propício” para tal.

Fato de número 4: Eles podem ser a razão por trás da sua acne

Um dos fatos entre tudo o que você deve saber sobre os seus ovários se encontra o de que eles podem estar por trás dos seus problemas com acne.

Isso acontece porque, visto que eles são responsáveis pelo equilíbrio hormonal, qualquer causa que os desequilibre (como a síndrome dos ovários policísticos ou uma produção exagerada de testosterona) pode se refletir em forma de acne na pele.

É essencial que, se você sobre em demasia com acne ou qualquer outro problema que possa ser desencadeado por desequilíbrios hormonais (como pelos em locais que somente homens os têm e ganho de peso repentino, por exemplo), que você procure um médico o quanto antes.

Fato de número 5: Os seus ovários se sentem muito confortáveis com a pílula

Por mais que existam pessoas que são extremamente contra o uso da pílula anticoncepcional, um dos fatos entre tudo o que você deve saber sobre os seus ovários é que eles se sentem muito confortáveis quando você faz uso da pílula.

Principalmente se for uma pílula anticoncepcional combinada de estrogênio e progesterona. Isso porque o medicamento é capaz de te prevenir de ter alguns tipos de câncer de ovários (até mesmo em mulheres que têm o gene para tal) e outras doenças que podem acometer o (s) órgão (s).

Alguns meses de uso já são suficientes para que essas estruturas do seu corpo se encontrem em uma situação mais adequada, que favoreça com que eles se mantenham saudáveis por mais tempo.