PUB
mascote
PUB


  • Início
  • Blog
  • Sexo
  • Doenças sexualmente transmissíveis (DSTs): Clamidia e Hepatite B
Doenças sexualmente transmissíveis (DSTs): Clamidia e Hepatite B

Você deve estar atento (a) às formas de prevenção e ao risco de contaminação de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), como a Clamidia e a Hepatite B, que existe em qualquer maneira de contato sexual desprotegido com uma pessoa que você não tem certeza se é saudável ou não.

E, além disso, se teve algum contato sexual desprotegido e, ao ler sobre os sintomas a seguir, acredita que pode estar acometido (a) por alguma dessas doenças sexualmente transmissíveis, procurar um médico de sua confiança é a melhor opção!

Hoje, o assunto será sobre doenças como a clamídia e a hepatite B. Por mais que elas não pareçam muito comuns, elas, infelizmente, ainda estão presentes na vida de muitas pessoas.

Cabe destacar que as doenças sexualmente transmissíveis não têm cara. Aquela mina ou aquele boy que são lindos e super sensuais podem, sim, ter alguma DST. Por isso, a melhor maneira de se prevenir é usar preservativo com pessoas cujo histórico sexual você não conhece.

Doenças sexualmente transmissíveis: Clamidia

1 – O que é?

Apesar de ser conhecida, a Clamídia ganhou um maior destaque após a série “Lovesick”, disponível no Netflix. Nessa série, o personagem principal se descobre infectado pela doença e se vê na obrigação de avisar a todas as parceiras sexuais recentes sobre a descoberta (sinal de que teve contato sexual desprotegido com todas elas).

A Clamídia é causada por uma bactéria infecciosa e é uma das DSTs mais disseminadas em países da Europa, como o Reino Unido (que é a localidade onde se passa a história da série “Lovesick”).

2 – Como é a transmissão?

A transmissão da Clamídia se dá via o contato sexual desprotegido e não é restrita somente à penetração. Ela é uma DST altamente contagiosa e pode ser transmitida em situações como:

  • O simples contato com os fluidos vaginais e sêmen (somente de encostar ou esfregar os genitais um no outro);
  • Se, de alguma forma, houver contato entre os fluidos de uma pessoa contaminada e os olhos de uma pessoa saudável (sim, pelos olhos!);
  • No compartilhamento de brinquedos sexuais;
  • E, obviamente, via sexo vaginal, anal e/ ou oral sem proteção.  

3 – E os sintomas da Clamidia?

Muitas pessoas podem ser a Clamídia sem se dar conta dos sintomas. No caso das mulheres, elas podem sentir alguma diferença ao chegar ao orgasmo, ter dores na hora de urinar, sentir um inchaço na barriga e ter dores ou sangramento após a relação sexual. Nos homens, sintomas comuns são inchaço e dores nos testículos.

Por mais que os sintomas pareçam leves ou “inofensivos”, a Clamídia deve ser tratada o quando antes. Se perceber algum sintoma, marque logo uma consulta com um médico.

Pois, se não tratada, a infecção pode se espalhar por outras regiões do corpo e, em mulheres, por exemplo, isso pode causar inflamações graves na região pélvica resultando em uma possível falta de fertilidade e complicações em uma possível gravidez.

4 – Deu positivo. E o tratamento?

O tratamento da Clamídia é feito com antibióticos e dura cerca de uma semana. É indispensável que o parceiro (ou parceira) da pessoa que descobriu a infecção faça o tratamento também. Não é recomendado ter relações sexuais por até sete dias depois do fim do tratamento.

Doenças sexualmente transmissíveis: Hepatite B

1 – O que é?

Você já deve estar familiarizado (a) que a Hepatite é uma doença que acomete o fígado e que existem vários tipos de Hepatite. No caso, o tipo de hepatite que se enquadra das DSTs é a Hepatite B. Ela é uma infecção que acomete o fígado (como já dissemos) e é causada por um vírus.

2 – Como é a transmissão?

A transmissão da Hepatite B pode acontecer via o contato sexual desprotegido ou pelo contato com o sangue contaminado.

3 – E os sintomas da Hepatite B?

Como a Hepatite B é causada por um vírus, normalmente, o organismo vai tentar combate-la por si só. Por isso, várias pessoas podem estar acometidas pela doença (com o organismo a combatendo ativamente) sem nem perceber.

Se existirem sintomas, eles podem se apresentar cerca de dois meses após a contaminação e consistem em:

  • Enjoos e/ ou náuseas;
  • Dores de barriga;
  • Olhos e cor da pele amarelados.

É comum que, ao apresentar sintomas, esses sintomas desapareçam em cerca de um mês. Mas eles podem durar até seis meses, dependendo do organismo acometido.

4 – Deu positivo. E o tratamento?

Se a Hepatite B acontece a curto prazo, não é necessário tratamento para combater a doença. Apenas para aliviar os sintomas que a condição traz (quando necessário).

Mas, se a doença se manifesta a longo prazo, existem medicamentos que são utilizados na eliminação do vírus. Além disso, são necessários exames periódicos para acompanhar a saúde hepática.

Se houve algum contato confirmado com uma pessoa contaminada, existe uma vacina que pode ser tomada até 48 horas após esse contato.