PUB
mascote
PUB


Transgenero

Você já ouviu falar sobre transgênero? Infelizmente, os transgêneros acabam vivendo situações dramáticas, mesmo que sejam diferentes casos e de qualquer parte do mundo. Na maioria dos casos acabam se tornando vitimas de repressões, mas já conseguiram direitos significativos, como é o que acontece nos EUA e na Europa.

Ainda existem poucos dados estatísticos que sejam de fato confiáveis, sobre os transgêneros, o que é?

E é exatamente por essa falta de conhecimento e muitos casos, pura falta de compreensão que vem se acentuando a terminologia que acaba deixando a condição ainda mais complexa.

Você sabe o que é uma pessoa transgênero? Então você chegou ao lugar certo, em nosso artigo de hoje, vamos falar sobre a definição, conceitos e também alguns mitos e verdades que envolvem essa condição de muitas pessoas. Acompanhe.

Transgêneros, o que é?

O conhecido termo: trans ou transgênero – se refere às pessoas que possuem uma identidade de gênero, ou o sentimento psicológico arraigado de ser uma mulher, um homem ou nenhuma das categorias. Ou seja, é a pessoa que não corresponde ao sexo que nasceu.

De acordo com estudos, somente 0,3% da população americana, em 2011 eram definidas como transgênero. Enquanto na Índia, de acordo com o censo de 2014, os números ficam em torno de meio milhão.

Pessoas transgêneros são as pessoas que também efetuarem cirurgias para trocar de sexo, como também vale para pessoas que utilizaram somente tratamentos hormonais para isso. Ser uma pessoa transgênero não implica de fato a necessidade de tratamento nenhum.

Pessoas que nasceram mulheres, porém se identificam e também vivem como homens, são chamadas de homens transgênero ou homem trans. Da mesma maneira que acontece com pessoas que nascem com sexo masculino, porém, se identificam com o feminino e se tornam mulheres trans.

Percebe como o termo ‘transexual” vem sendo utilizado cada vez com menor frequência?

Transgênero x orientação sexual

Não confunda identidade de gênero com orientação sexual. Isso mesmo, pode ser que um homem ou mulher transgênero possam ser orientações sexuais como bissexual, heterossexual e também homossexual.

Não existem regras, o que existem são pessoas que nasceram digamos, no corpo errado – mas isso não necessariamente, tem a ver com a orientação sexual da pessoa.

Redefinição de sexo

Diversos grupos de direitos de pessoas transgênero, são contra a expressão “mudança de sexo” para se referir a intervenções cirurgias em casos como citamos acima. De acordo com esses grupos, o termo acaba sendo obsoleto, pois não reconhece de fato que pessoas transgênero, estão em busca de como melhor adequar seu corpo e nunca mudar o que eles são.

Por esse motivo, é recomendado utilizar o termo: cirurgia para redefinição de sexo. Assim se apoiam em quantidades crescentes de estudos, dos quais apontam que a identidade de gênero e anatomia, proveem de processos genéticos e hormonais distintos, onde nem sempre irão coincidir de uma pessoa para outra.

Como acontece a transição dos transgêneros?

Quando uma pessoa se descobre transgênero e claro, se aceita como tal, ela vai precisar passar pelo processo de “transição”. Ou seja, passar pelo processo onde irá mudar suas características sexuais e físicas.

Não podemos negar que é um processo um tanto complexo, pois inclui mudanças hormonais, processos cirúrgicos e etc., em muitos casos é necessária a ajuda de terapias grupais ou individuais, para que a pessoa se acerte dentro de um processo íntimo. Até porque, o processo inclui pessoas próximas, familiares e a sociedade em geral. Como também acontece a mudança de nome, status legal e etc.

Como vivem os transgêneros pelo mundo?

A situação dos transgêneros acaba variando muito de um país para o outro. De acordo com a organização de defesa dos direitos humanos – Humans Rights Watch (HRW) – mais de 80 países que ainda condenam LGBT´s que tentam promover direitos pessoais e também tenham relações homossexuais. E por incrível que pareça, e alguns casos, acontece até flagelação e em casos mais extremos: pena de morte.

Mas graças ao bom senhor, já existem países que possuem leis mais avançadas, tratando com respeito a proteção contra discriminação de pessoas transgêneros. Mas isso também acaba mudando muito de um país para o outro.

Por exemplo, o Parlamento Europeu, em 1989 aprovou uma lei onde foi proibida a discriminação de pessoas transgênero. Porém, dos 28 países membros da União Europeia, somente 13 proíbem de fato a violência contra transgêneros.

O que podemos concluir sobre transgêneros, o que é?

Pessoas transgêneros são pessoas que se identificam com o gênero oposto ao que nasceu. E não pode ser considerada como distúrbio psicológico e tampouco como doença. Tanto para homens, como para mulheres, a identidade de gênero está associada ao sexo biológico oposto ao que tenha nascido, e que passam por mudanças para terem o gênero que desejam.

E não confunda transgênero com cisgênero – que no caso são opostos.

 Leia mais: