PUB
mascote
PUB


Fatos importantes sobre a pansexualidade

Você sabe o que é a pansexualidade? Eu confesso que até realizar a pesquisa para fazer esse texto, conhecia muito pouco sobre o assunto. E assim acontece com muitas outras pessoas, que terminam se deixando levar pela falta de informação.

Mas, para evitar preconceitos e julgamentos desnecessários, ser uma pessoa que se mantém devidamente informada é essencial. E é por esse motivo que fizemos esse texto. Para que você se mantenha um indivíduo devidamente bem informado.

Aqui, explicaremos um pouco mais sobre o que é a pansexualidade. Além disso, apresentaremos alguns fatos importantes sobre essa maneira de viver a sexualidade. E aí, está pronto (a) para conhecer mais sobre o assunto? Então, continue lendo!

Mas, afinal, o que é a pansexualidade?

Antes de começar a falar sobre a pansexualidade, precisamos ter em mente qual é o real significado dessa palavra. Para isso, vamos entender um pouco mais sobre a etimologia (origem) dela? “Pan” tem origem no grego, que significa “todos”.

A partir daí, podemos ter em mente que uma pessoa pansexual é aquela que tem atração por todo tipo de pessoa. Sem levar em conta qual é o seu gênero, identidade ou qualquer coisa do tipo. É simples assim: os pansexuais gostam de se relacionar com pessoas.

Fatos importantes sobre a pansexualidade

1 – Pansexual e bissexual são conceitos diferentes

As pessoas têm muita necessidade de sentir que pertencem a algum grupo. Da mesma maneira que têm a necessidade de entender que outras pessoas pertencem a algum grupo. E, nessa pressa de se colocar e colocar as outras pessoas em “caixinhas”, terminam bagunçando os conceitos.

Por isso, existe muita confusão sobre a pansexualidade e a bissexualidade. Mas, vamos resolver isso aqui: os bissexuais são aqueles que se atraem por pessoas de dois gêneros (feminino e masculino).

Enquanto isso, os pansexuais se atraem por pessoas, independentemente do seu gênero ou opção sexual. Ou seja, uma pessoa pansexual pode se atrair por uma pessoa do sexo feminino ou do sexo masculino, independentemente de ela ser cis ou transgênero.

2 – Pessoas pansexuais só se relacionam com pessoas

Existem pessoas que acreditam que os pansexuais tendem a se relacionar com plantas e animais, além de se relacionar com pessoas. E isso é um grande erro! A pansexualidade só tem a ver com a atração por pessoas (que aceitem ter uma relação consensual).

3 – Uma pessoa pansexual não está confusa sobre a sua sexualidade

Ainda existe uma dificuldade gigante para as pessoas aceitarem que as preferências das pessoas vão além de hétero e homossexual. Mas a verdade é que existem mais opções que essas duas e a pansexualidade é uma delas.

Como já explicamos anteriormente, as pessoas pansexuais são aquelas que não dependem apenas do gênero para escolher um parceiro sexual. Elas são atraídas por fatores maiores que isso.

4 – Pansexualidade não tem nada a ver com promiscuidade

Uma pessoa pansexual não tem vontade de transar a todo momento, com qualquer pessoa que apareça da sua frente. E muito menos tem esse tipo de atitude. Muitas pessoas são pansexuais e monogâmicas, passando anos de sua vida desejando uma só pessoa.

Por isso, podemos dizer que a pansexualidade não tem relação nenhuma com a promiscuidade. Qualquer pessoa, independentemente da sua orientação sexual, pode ser promíscua ou monogâmica. Não é a orientação sexual que dita isso.

5 – A pansexualidade tem uma bandeira própria

Você sabia que o orgulho pansexual tem uma bandeira própria? Isso mesmo! E ela é composta por 3 cores. São elas:

  • A cor rosa, que representa as pessoas do sexo feminino;
  • A cor azul, que representa os indivíduos do sexo masculino;
  • E o amarelo, que representa as pessoas não-binárias (ou seja, aquelas pessoas que não se identificam completamente com o gênero masculino ou com o feminino).

(Sim, isso também foi uma surpresa para mim! Achei muito interessante conhecer essa bandeira!)

6 – Ainda se sabe muito pouco sobre o assunto

O conceito de pansexualidade ainda é bem novo. Assim como outros conceitos relacionados às diferentes manifestações da sexualidade. E eles ainda têm muito a serem estudados.

Isso quer dizer que, por mais que já consigamos entender um pouco sobre o assunto atualmente, ainda temos muito para compreender sobre ele. Mas o mais importante de tudo é seguirmos respeitando-o e nos informando (através de fontes confiáveis) sempre que possível.

Concluindo o nosso texto sobre a pansexualidade...

Bem, eu posso dizer que eu aprendi muito sobre a pansexualidade ao realizar a pesquisa para esse texto. E espero ter conseguido transmitir esse conhecimento para que você possa se tornar uma pessoa mais bem informada sobre essa manifestação da sexualidade.

Como já disse anteriormente, existem muitos conceitos novos que vêm surgindo sobre a sexualidade. E a pansexualidade é só um deles. E também temos muito a aprender sobre esses assuntos. Enquanto isso, que nunca nos esqueçamos de ter sempre o respeito em primeiro lugar!