PUB
mascote
PUB


Como escolher o tamanho ideal da camisinha?

Você faz parte do grupo das pessoas que nunca havia parado para pensar se existe um tamanho ideal de camisinha? Saía logo comprado a primeira que encontrava no mercado ou na farmácia e, na hora de usar, terminava sentindo um pouco desconfortável?

Afinal, existe um tamanho ideal de camisinha? O tamanho errado pode influenciar negativamente a relação sexual e comprometer a eficácia do preservativo? Continue na leitura desse texto para esclarecer quaisquer dúvidas que você venha a ter sobre o tamanho ideal de camisinha.

Existe mesmo um tamanho ideal de camisinha?

Pense bem: a partir do momento em que os corpos são diferentes, consequentemente, os tamanhos de pênis são diferentes e variam de acordo com o homem. Existe uma média mundial, na qual os fabricantes de camisinhas se baseiam para estabelecer um padrão de medidas.

Mas, por mais que exista um tamanho padrão de preservativo, que atende bem a grande parte do público masculino, existem variações nos tamanhos para atender a pênis muito grandes ou muito pequenos (ou seja: maiores ou menores que a média mundial).

Mas o que pode acontecer se o homem não estiver usando o tamanho ideal de camisinha?

Sabendo que existe um tamanho padrão de preservativo, mas que, dependendo do pênis, esse tamanho pode não atender bem, bateu aquela curiosidade de saber o que acontece quando o homem não usa o tamanho ideal de camisinha? Vem entender melhor sobre o assunto.

O que acontece se a camisinha ficar “frouxa” ou “solta” no pênis?

Se o homem coloca um preservativo que não é do tamanho ideal para o seu pênis e ele fica muito largo ou muito solto, isso pode atrapalhar a relação sexual. Afinal, se estiver mesmo muito solto, ele pode sair do pênis a qualquer momento durante a penetração.

Dessa maneira, o contato entre os fluidos das partes envolvidas pode acontecer, prejudicando a proteção contra DSTs (o principal motivo pelo qual se faz o uso de preservativos). Outra questão que o fato de a camisinha estar muito frouxa no pênis pode prejudicar é influenciar negativamente no orgasmo.

Para perceber se a camisinha não está do tamanho ideal é muito simples: basta observar como ela fica no pênis na hora de colocar. Ao desenrolar, o preservativo deve aderir ao pênis de maneira segura, bem coladinho à pele. Se perceber que está escorregando ou saindo, é sinal que deve se optar por um tamanho menor.

E o que acontece se a camisinha fica muito apertada?

Quando o preservativo é muito pequeno para o tamanho do pênis, ele ficará extremamente desconfortável para o homem. Isso poderá até mesmo atrapalhar na ereção e no alcance do orgasmo (sim, pode acontecer de o órgão “desanimar” por conta do aperto).

Para identificar se a camisinha está muito apertada, é essencial ter atenção às sensações do homem (e confiar que ele estará falando a verdade quando disser que o preservativo está apertado).

Outro sinal que pode indicar que o preservativo é pequeno para o pênis é a existência de uma marca no pênis ao retirar a camisinha (sabe quando você usa uma roupa apertada e fica com a marca da costura?).

Mas, afinal, como escolher o tamanho ideal da camisinha?

Normalmente, as medidas que se utilizam para diferenciar os tamanhos de preservativos masculinos são o diâmetro e o comprimento. Nesse caso, se utiliza a medida da média de tamanhos de pênis, que é cerca de 52 mm (ou 5,2 cm) de diâmetro e 160 mm (ou 16 cm) de comprimento. Os preservativos de tamanho padrão, que atendem bem a maior parte da população masculina têm essa medida.

Existem ainda os preservativos extragrandes (em torno de 55 mm ou 5,5 cm de diâmetro e até 190 mm ou 19 cm de comprimento) e os teen (com cerca de 49 mm ou 4,9 cm de diâmetro e 160 mm ou 16 cm de comprimento).

Para escolher o tamanho ideal para você ou para o seu parceiro, existem duas opções. Uma delas é, com uma fita métrica, tirar as medidas do comprimento e do diâmetro do pênis ereto. Para medir o comprimento, meça desde a base até a glande.

E para medir o diâmetro, basta enrolar a fita métrica a cerca de 2 dedos da base do pênis. Assim, você encontrará a circunferência. Divida então esse valor por 3,14. O resultado desse valor é o diâmetro do pênis.

A segunda opção é experimentar um preservativo de tamanho padrão. Achou que ficou grande? Compre um menor. Achou que ficou apertado? Compre um maior. Mas não se arrisque a transar com o preservativo de tamanho errado, ok? Dependendo da marca, os preservativos podem ser mais ou menos confortáveis para você.

Dica extra!

Se você é uma pessoa muito high tech, sabia que existem aplicativos que podem te ajudar a encontrar o tamanho ideal de camisinha? Um deles é o Condom Size, disponível para IOS. Com ele, você pode descobrir as medidas do pênis e buscar pelo preservativo ideal para você.