PUB
mascote
PUB


  • Início
  • Blog
  • Sexo
  • Doenças sexualmente transmissíveis (DSTs): Gonorreia, Herpes Genital e Sífilis
Doenças sexualmente transmissíveis (DSTs): Gonorreia, Herpes Genital e Sífilis

As doenças sexualmente transmissíveis são assuntos pouco tratados, mas muito importantes na atualidade. Como já abordamos em outros textos sobre a temática aqui no blog, infelizmente, muitas pessoas ainda têm contato sexual sem proteção com outras pessoas, sem conhecer como está a saúde sexual delas.

E isso é muito perigoso visto que muitas das DSTs mais comuns podem não apresentar sintomas ou demorar muito até que eles se apresentem. Por isso, segue mais um post com mais algumas das doenças sexualmente transmissíveis mais comuns.

Principalmente se teve contato sexual desprotegido com uma pessoa cujo histórico sexual você não conhece, não hesite em procurar um médico caso apresente algum sintoma de alguma DST. Ou então o faça para exames de rotina e evite de arriscar a sua saúde novamente.

Hoje, as doenças sexualmente transmissíveis abordadas serão a gonorreia, a herpes genital e sífilis.

Doenças sexualmente transmissíveis: a Gonorreia

1 – O que é?

Essa é uma DST que só o nome já é feio, não é mesmo? Ela consiste em uma infecção causada por uma bactéria, a Neisseria gonorrhoeae.

2 – Como é a transmissão?

A transmissão da gonorreia pode acontecer de maneira muito simples, não sendo necessária somente a penetração vaginal para tal. Também pode se dar via sexo oral, anal ou pelo compartilhamento de brinquedos sexuais.

3 – E os sintomas dessa DST?

Um dos perigos dessa DST é que algumas pessoas infectadas pela bactéria podem não apresentar nenhum sintoma por um longo tempo (cerca de metade das mulheres e 10% dos homens).

Quem chega a apresentar algum sintoma pode ter corrimento verde ou amarelo, sangramentos fora do período menstrual (em mulheres) e dor ao urinar.

Quando não tratada, a doença pode se espalhar e causar inflamações em outras regiões do corpo, como a região pélvica, que pode causar infertilidade e complicações em uma possível gravidez (como abortos espontâneos).

4 – Deu positivo. E o tratamento?

O tratamento da gonorreia se dá com injeções de antibiótico e, após o período das injeções, são feitas doses em tabletes.

Mas não é tão simples como parece. Essa bactéria é resistente a alguns tipos de antibiótico e, por isso, é recomendado que sejam feitos exames após o tratamento para ter certeza de que a infecção foi curada.

Doenças sexualmente transmissíveis: a Herpes Genital

1 – O que é?

Aposto que você conhece pelo menos alguma pessoa que tem herpes. Sabe aquela infecção de pele que pode afetar a região da boca e/ ou do nariz? Pois é, esse tipo de Herpes é o tipo 1.

Aqui, como o assunto é DSTs, iremos falar mais precisamente sobre a Herpes tipo 2, que é o tipo que, geralmente, acomete a região genital (apesar de, em alguns casos, a Herpes tipo 1 poder acometer a região genital também).

2 – Como é a transmissão?

Como você já deve saber, a Herpes tipo 1 pode ser transmitida pelo contato da pele. Ou seja: por beijos, compartilhamento de objetos utilizados na boca (batom, copos, canudos e escovas de dentes) e até por passar a mão na pele da pessoa infectada e depois passar a mão na própria boca ou nariz.

Enquanto isso, a Herpes tipo 2 pode ser transmitida somente pelo contato da pele (inclusive das mãos) ao longo da relação sexual. E, além disso, pelo compartilhamento de brinquedos sexuais.

3 – E os sintomas dessa DST?

Quando a pessoa se encontra acometida pela Herpes tipo 2 pode notar sintomas como se estivesse com um resfriado. Além disso, pode sentir um inchaço nas glândulas do corpo.

Depois é comum que haja a sensação de formigamento ou coceira na pele, com pequenas bolhas dolorosas e com um líquido transparente surgindo em seguida. Essas bolhas podem se estourar e se cicatrizar em torno de um mês ou menos.

4 – Deu positivo. E o tratamento?

A Herpes (independentemente do seu tipo) é uma condição que não tem cura. Existem diversos medicamentos que agem no alívio dos seus sintomas. E, além disso, o estilo de vida da pessoa pode ditar uma melhora ou piora nos mesmos.

As bolhas podem aparecer caso a pessoa se encontre mais estressada ou abalada emocionalmente ou então se leva um estilo de vida não saudável. Por isso, é muito importante cuidar da saúde mental e física.

Pessoas com a imunidade abalada podem fazer o uso de antivirais para amenizar os sintomas e curar as bolhas quando elas aparecem.

Doenças sexualmente transmissíveis: a Sífilis

1 – O que é?

A Sífilis é uma infecção genital (que pode vir a se espalhar pelo corpo) causada por uma bactéria.

2 – Como é a transmissão?

Essa bactéria pode ser transmitida via o contato sexual desprotegido com uma pessoa contaminada.

3 – E os sintomas dessa DST?

Essa doença sexualmente transmissível possui alguns sintomas iniciais que podem variar e começam a aparecer cerca de três semanas após o contato sexual sem proteção. Eles podem aparecer como:

  • Feridas na região genital (pênis ou vagina e ânus) ou dedos, que não doem;
  • Inchaço nas glândulas das axilas e do pescoço;
  • Em um grau mais avançado, pode surgir erupção cutânea, pequenas verrugas e manchas brancas na boca;
  • Mal-estar no corpo, semelhante a uma gripe ou resfriado.

Pode ser que esses sintomas sejam leves e “desapareçam” com o passar do tempo, mas uma vez que suspeitar da infecção, deve-se procurar um médico para trata-la. Caso contrário, a infecção pode se espelhar e afetar até o cérebro, causando condições mais graves e podendo levar ao óbito.

4 – Deu positivo. E o tratamento?

Quando se descobre a sífilis em seu estágio inicial, ela pode ser tratada com injeções de antibióticos, como a penicilina. Se ela já se encontra em um estágio mais avançado no início do tratamento, são necessárias três doses de vacina (uma por semana) medicamentos via oral durante 28 dias.