PUB
PUB


Jovem de cabelo castanho deitada na cama, com seu companheiro a abraçando pelas costas, e pensando sobre o que é uma mulher frígida.

Saber o que é uma mulher frígida é um tema que envolve ainda muitos mitos e ideias erradas.  Se usa mesmo como algo de brincadeira, mas é um tema bem sério, como vai já entender...

Algumas mulheres podem ter dificuldades na hora da transa, sentindo dor e incômodos; ou podem estar passando por uma fase de líbido baixa. Nesse contexto, se pode falar sobre o que é uma mulher frígida.

Mas o assunto não é tão simples assim. Ficar sentindo aquele tipo de incômodos e de dor, ou não sentir tesão, não significa necessariamente que seja uma mulher frígida.

Existem diversos tipos de disfunções sexuais que acabam dificultando o momento do sexo. Mas a frigidez é algo mais complexo. Venha entender.

O que é uma mulher frígida mesmo?

A expressão "mulher frígida" é um termo antigo que foi sendo usado, muitas vezes, de um jeito perjorativo, para ficar descrevendo mulheres que apresentam pouca ou nenhuma resposta sexual, não sentindo desejo, nem excitação ou prazer.

Mas, atualmente, quando se fala sobre o que é uma mulher frígida, o conceito é abordado com mais sensibilidade e precisão dentro da medicina e da psicologia.

Os profissionais de saúde preferem se referir ao "transtorno do desejo sexual hipoativo" ou ao "transtorno da excitação sexual feminina".

Muitas pessoas podem relacionar a frigidez com os casos em que uma mulher não consegue alcançar o orgasmo. Esse pensamento é mesmo típico de alguns homens, mas está errado.

Não conseguir gozar não significa que se trate de uma mulher frígida - é algo que está acontecendo com muitas mulheres que não sofrem dessa condição, simplesmente porque suas relações sexuais não são prazerosas.

Veja que a mulher que decidiu transar, tendo tesão, não é frígida, uma vez que mostra desejo e excitação.

A frigidez é a ausência disso tudo. É quando ela simplesmente não sente vontade. Pode parecer esquisito, mas sim, acontece.

Então, respondendo a pergunta inicial, uma mulher frígida é alguém que não sente desejo. Ela pode ler contos eróticos, ver filmes pornográficos, mas nada lhe desperta, nem aquele cara mais gostoso da turma!

Saiba mais: O que pode acabar com o desejo sexual de um casal?

O que causa uma mulher frígida

As causas da frigidez podem ser psicológicas ou físicas, mas também podem se associar a problemas nas relações amorosas.

Geralmente, uma mulher frígida não tem pensamentos relacionados a fantasias e cenas sexuais que costumam deixar todo o mundo excitado.

Mas, quanto às causas disso, podem ser diferenciadas conforme cada mulher afetada. Lhe vamos indicar as mais comuns...

Fatores físicos

  • Desequilíbrios hormonais (como queda de estrogênio)
  • Doenças crônicas (diabetes, hipertensão)
  • Efeitos colaterais de medicamentos que podem ocasiona falta de líbido.

Fatores psicológicos

  • Depressão, ansiedade ou estresse
  • Traumas sexuais ou emocionais
  • Baixa autoestima ou imagem corporal negativa.

Fatores relacionais

  • Conflitos no relacionamento
  • Falta de intimidade ou comunicação
  • Rotina sexual insatisfatória.

Então, mais do que ficar se questionando sobre o que é uma mulher frígida, o mais importante é identificar a causa que pode estar afetando sua situação particular. Só desse jeito vai ser possível implementar o tratamento mais adequado.

Mulher de cabelo castanho olhando um livro e lendo sobre o que é uma mulher frigida.

Como deixar de ser uma mulher frígida

Se você está lendo esse artigo sobre o que é uma mulher frígida e se identificando com esses sinais, ou se sua parceira está vivenciando isso, a primeira medida é procurar um médico para descobrir o que pode estar causando essa frigidez.

É importante ressaltar que só é um problema quando é algo incômodo. Pode acontecer de existir uma mulher frígida sem interesse em resolver isso, simplesmente porque o sexo não é algo importante para ela.

Nesse caso, estando focada em outras questões da vida e feliz, não tem por que ser um problema.

Mas se isso está perturbando sua felicidade, então consulte profissionais como ginecologistas, terapeutas sexuais e psicólogos, que podem ajudar a identificar causas e a propor tratamentos seguros.

A terapia sexual é sempre uma boa alternativa para esse tipo de disfunções, ajudando na reconexão com o corpo e no reencontro com o desejo e o prazer.

Outro tratamento que vem se destacando no tratamento da frigidez é a psicoterapia cognitivo-comportamental, com recurso a exercícios de masturbação e de estimulação imaginativa.

Mas você deve também ficar pensando em seu estilo de vida, em sua alimentação. Está tendo hábitos saudáveis? Está indo na academia ou praticando alguma atividade física?

Se concentre em manter um estilo de vida saudável, reduzindo o estresse - e isso vai ajudar a aumentar a líbido.

Já sabe o que é uma mulher frígida?

E, agora que você já sabe o que é uma mulher frígida, está sentindo que estamos falando de você? Veja que, mesmo sentindo algumas das coisas que ficamos notando, pode não se encaixar nesse conceito.

Precisa falar com um profissional de saúde para tirar suas dúvidas. Entenda que a sexualidade feminina é multifacetada e não deve ser reduzida a rótulos.

O importante é você se conhecer a si mesma e respeitar suas necessidades e limites. O desejo pode variar ao longo da vida, e isso é absolutamente normal.

Pode acontecer da mulher frígida nascer desse jeito, mas, na maioria dos casos, é algo em seu percurso que faz ela se desinteressar do sexo.

Então, o mais importante é se conhecer e questionar os reais motivos de sua falta de desejo e de tesão. Desse jeito, se preocupe menos com o que é uma mulher frígida e mais com aquilo que faz você feliz.