PUB
mascote
PUB


Falta de libido

Quem nunca, ao longo de um relacionamento ou mesmo estando solteira (o) se deparou com a falta de libido? Aquela fase da vida na qual você não consegue continuar ao longo da relação sexual (ou masturbação) ou nem tem interesse em começar as atividades.

Você já passou por isso? Ou está passando por esse momento delicado agora e está se perguntando o que se passa com você. Saiba que a falta de libido é muito comum de acontecer, tanto na vida de homens, quanto na vida de mulheres.

Nesse texto, iremos abordar alguns dos principais motivos que levam as pessoas a passarem por esse período de “calmaria” na vida sexual. Vem ver se alguma dessas especificações pode ser a razão da sua falta de libido e não hesite em procurar por um médico se sentir necessidade.

Motivos da falta de libido: a pílula anticoncepcional

Sim, melhor amiga para alguns momentos (como prevenir uma gravidez indesejada e regular o ciclo menstrual) e pior inimiga para outros (pois pode minar o seu tesão). A pílula anticoncepcional costuma ser uma das maiores responsáveis da falta de libido das mulheres.

Isso acontece porque, ao longo do tratamento com a pílula (ou qualquer método contraceptivo hormonal, como injeções e adesivos), a mulher tem a sua ovulação inibida e deixa de entrar no período fértil.

Além disso, há uma proteína (SHBG) nesse tipo de método que se associa à testosterona, tirando-a de circulação do organismo. E a testosterona é um dos principais hormônios responsáveis pela libido.

Outros motivos pelos quais a pílula anticoncepcional pode ser a responsável pela falta de libido são os seus efeitos colaterais comuns, como dores de cabeça, inchaço, facilidade em reter líquidos e alterações bruscas de humor. Se sentir que o motivo da sua falta de libido é o seu método contraceptivo, converse com o seu ginecologista sobre isso.

Motivos da falta de libido: depressão

Tanto para homens quanto para mulheres, a depressão pode ser a principal causa da falta de libido. E mais do que isso: muitas das vezes, as pessoas sofrem de depressão sem nem saber e têm as suas vidas prejudicadas por muito tempo antes do diagnóstico correto.

Essa doença, que se caracteriza por grande tristeza, sensação de vazio, cansaço fácil e falta de perspectiva já proporciona sentimentos desanimadores o suficiente para minar a libido da pessoa. Mas, além disso, ela ainda causa uma diminuição dos níveis de dopamina no cérebro e esse hormônio é muito importante para o desejo sexual.

Uma vez que a pessoa tem conhecimento da depressão e inicia um tratamento adequado, esse pode ser outro motivo para a falta de libido. Isso acontece porque um dos efeitos colaterais dos antidepressivos é a diminuição da libido. Conversar com um psiquiatra é muito importante se a sua situação se encaixa nesse motivo.

Motivos da falta de libido: pós-parto e amamentação

Que mulher nunca se preocupou sobre como ficaria a vida sexual após o nascimento do bebê? E que homem nunca se questionou sobre isso também? Mas, muitas vezes, mesmo passado o período de recuperação, o tesão pode não aparecer.

Quando acontece com as mulheres, pode ser por conta da tristeza pós-parto (baby blues) que algumas mulheres enfrentam. Outro motivo pode ser o aumento da produção da prolactina (hormônio responsável pela produção de leite na amamentação), que leva a uma diminuição dos hormônios sexuais.

No caso dos homens, a questão pode ser pscicológica também. Alguns homens também podem se acometer pelo baby blues e outros podem demorar a voltar a associar a mulher com o sexo, associando-a somente a uma figura sagrada da maternidade.

Motivos da falta de libido: dor durante a relação sexual

A dor durante a relação sexual pode ser muito comum e pode ter infinitas causas. E, com certeza, ela é um dos motivos pelos quais a falta delibido se instala. Afinal, a dor é um sinal que algo não vai bem com o organismo e isso assusta. Por isso, deve ser investigada.

Os padrões da dor podem variar desde uma dor ou ardência ao longo da relação sexual, que pode ocorrer na vulva, no canal vaginal ou até nas partes mais internas. E as causas variam desde problemas corriqueiros, como candidíase e cistite até problemas mais graves como DSTs, endometriose e tumores.

O vaginismo pode ser outra causa das dores ao longo da relação sexual. Mulheres acometidas com essa condição têm uma contração involuntária dos músculos vaginais, contraindo-os durante a penetração e causando dor. Seja qual for o seu motivo, não deixe de buscar auxílio médico se sentir dor ao longo da relação sexual.

Motivos da falta de libido: questões religiosas ou socioculturais

Muitas mulheres e muitos homens podem sofrer com questões religiosas e socioculturais que levam à falta da libido. Seja por fazer parte de crenças que não permitem relações sexuais antes do casamento, levando a um sentimento de culpa caso aconteça.

Ou até mesmo por questões socioculturais, onde o sexo é tratado como algo “feio”, “errado” ou tabu. Esse tipo de condição afeta mais mulheres do que homens. O que mais afeta os homens é a ansiedade com relação ao desempenho sexual.

Independente de qual seja o seu caso, se você acha que o motivo que te leva a sofrer com a falta de libido é psicológico, não deixe de procurar ajuda especializada. Assim, você pode buscar o autoconhecimento necessário para fazer as pazes com a sua sexualidade.