PUB
mascote
PUB


Terapia sexual: o que é e quando é necessária?

Você faz parte do 64% das mulheres que não consegue ter um orgasmo ao longo da relação sexual? Ou faz parte dos 45% de homens brasileiros que sofrem com a disfunção erétil? De repente, criou um sentimento de aversão ao sexo? A terapia sexual pode ser uma solução!

Sim, muitas pessoas passam por problemas relacionados ao sexo. E eles vão muito além dos que citamos no parágrafo anterior. E, além de passar por esses problemas, muitas pessoas resolvem sofrer caladas, sem ao menos buscar ajuda.

Mas saiba que não precisa ser desse jeito. Existem inúmeros profissionais que podem ajudar aquelas pessoas que sofrem com problemas relacionados ao sexo. Entenda nesse texto um pouco mais sobre a terapia sexual: o que ela é e quando procurá-la.

O que é a terapia sexual?

A terapia sexual é uma modalidade de práticas terapêuticas que são aplicadas com a finalidade de melhorar a vida sexual do paciente. Os profissionais responsáveis pela aplicação dessas práticas é o sexólogo.

E, ao longo das sessões de terapia, podem ser trabalhados tanto os aspectos físicos quanto os psicológicos. Por exemplo: podem ser utilizadas entrevistas terapêuticas e psicoterapia como recursos psicológicos. E, como recursos físicos, exercícios de dilatação vaginal.

Qual é a finalidade da terapia sexual?

A terapia sexual tem a finalidade de melhorar a relação do indivíduo com o sexo. Para que isso aconteça, ela trata transtornos e traumas que a pessoa tenha com relação ao sexo. Por mais que muitos desses problemas não possam ser 100% revertidos, busca-se minimizá-los.

Como saber qual é a hora de buscar a terapia sexual?

Esse tipo de ajuda pode ser buscado assim que a pessoa notar questões que interfiram na satisfação sexual. Não importa se esses incômodos forem pessoais ou com relação ao parceiro (ou parceira). Entre as razões mais comuns para a busca por ajuda se encontram:

  • O vaginismo;
  • A dor durante a relação sexual (dispareunia);
  • Libido baixa e/ ou aversão ao sexo;
  • Anorgasmia (a ausência de orgasmos);
  • Dificuldades extremas para chegar ao orgasmo;
  • Qualquer tipo de trauma relacionado ao sexo;
  • Impotência sexual (também conhecida como disfunção erétil);
  • Transtornos relacionados à ejaculação (tanto a ejaculação precoce quanto a ejaculação que demora muito para acontecer ou nem acontece).

Existem muitos motivos pelos quais a terapia sexual possa ser necessária. Esses são só alguns exemplos práticos que podem te ajudar a decidir se é hora de buscar por ajuda profissional ou não.

Como funciona a terapia sexual?

Muitas pessoas têm resistência com relação a buscar ajuda profissional por não entenderem como é o funcionamento da terapia sexual. Afinal, tudo o que envolve o sexo termina sendo cercado por uma infinidade de mitos e tabus.

É por isso que iremos explicar aqui um pouco mais sobre o funcionamento dessa prática. E, além disso, iremos quebrar alguns mitos que envolvem esse tipo de terapia.

Como é uma sessão de terapia sexual?

Uma sessão de terapia sexual funciona como se fosse uma sessão de terapia comum. O encontro entre o profissional e o paciente pode acontecer toda semana ou a cada 15 dias. E cada encontro dura entre 30 e 60 minutos.

A cada sessão são utilizadas diferentes atividades. Uma das mais utilizadas é a entrevista terapêutica. Além disso, podem ser utilizadas técnicas de relaxamento, trabalhos de cognição e até mesmo exercícios a serem feitos com a vagina ou com o pênis.

Terapia sexual e terapia de casal são a mesma coisa?

Não. A terapia sexual e a terapia de casal não são similares. Enquanto a terapia de casal visa ajudar o casal a resolver os seus problemas conjugais, a terapia sexual visa ajudar o indivíduo a resolver os seus problemas relacionados ao sexo.

Por mais que a terapia sexual possa ser feita em casal (caso seja identificado um problema sexual entre o casal), ela também pode ser feita apenas com foco da vida sexual de um indivíduo. Sem que essa pessoa tenha um par fixo.

Só posso buscar a terapia sexual se eu tiver a vida sexual ativa?

Não necessariamente. Porém, muitas pessoas só descobrem que têm algum problema sexual a partir do momento em que começam a ter uma vida sexual ativa, mesmo que seja através da masturbação.

Na terapia sexual, pode se tratar de qualquer assunto relacionado ao sexo?

É importante destacar que as sessões de terapia são locais seguros, para os quais o paciente pode levar qualquer assunto relacionado ao sexo. Seja esse assunto um trauma mais antigo ou algum problema mais recente, se ele for relacionado ao sexo, deve ser tratado com o terapeuta sexual.

Os únicos assuntos que não devem ser tratados ao longo da terapia sexual são aqueles que não envolvem o sexo, como os demais problemas entre o casal ou traumas não sexuais. Para tal, é ideal que se procure profissionais mais adequados.