PUB
mascote
PUB


Tudo que você precisa saber sobre a vagina

Você sabe tudo o que você precisa saber sobre a vagina? Enquanto fala-se mais abertamente sobre o órgão sexual masculino, pouco se fala sobre a região íntima feminina. E não importa se você seja homem ou mulher, é essencial que você conheça mais sobre a vagina.

Afinal, muitas vezes, ela é vista como motivo de tabu, de vergonha e sofre muito com a falta de informação. Por conta disso, existem muitos mitos e verdades escondidas sobre esse órgão sexual.

Muitas mulheres sabem que tem um órgão sexual, mas não conhecem os detalhes sobre as suas partes. E isso as leva a não sentir tanto libido ou prazer durante o sexo. E até mesmo a cometer erros com relação à higiene e cuidados básicos.

Por isso, trouxemos nesse texto, de maneira resumida, tudo o que você precisa saber sobre a vagina. Afinal, isso irá aumentar o autoconhecimento das mulheres e, consequentemente, as ajudará a aproveitar mais a vida sexual.

E, para os homens, ajudará também a melhorar a qualidade do sexo, a partir do momento em que terão mais conhecimento na hora de dar prazer à parceira. Por isso, se você se interessa por saber mais sobre a vagina, continue a leitura desse texto!

Tudo o que você precisa saber sobre a vagina

1 – Você sabe, exatamente, o que é a vagina?

Muitas pessoas não têm conhecimento do que, de fato, é a vagina. Há quem pense que ela consiste em tudo o que a gente “vê” entre as pernas da mulher. Há quem pense que ela é composta pelos grandes e pequenos lábios. Mas, será que é isso mesmo?

Na verdade, a vagina se resume em um órgão sexual interno da mulher. Ela é aquele canal no qual o pênis (ou dedo ou vibrador) penetra na hora do sexo. Também é o mesmo canal pelo qual saem os bebês (no parto normal) e a menstruação.

Ainda falando sobre os órgãos internos, o colo do útero se encontra no final no canal vaginal, conectando a vagina ao útero. Além do útero e da vagina, outros órgãos sexuais internos femininos são os ovários e as trompas de falópio.

Como já é de se imaginar, a entrada da vagina pode ser vista externamente. Um pouquinho acima dessa entrada se encontra um pequeno buraco, que é a uretra (por onde sai o xixi). Em volta dessa área se encontram os pequenos e grandes lábios.

Já quando se trata do clitóris (que é responsável pelo prazer feminino), ele é até um tanto distante da vagina. Se encontra acima da uretra, na junção entre os pequenos lábios.

2 – A parte mais sensível da vagina é o seu comecinho

Ou seja, isso quer dizer duas coisas. A primeira é que o tamanho do pênis não importa, visto que a entrada do canal vaginal é a parte que tem mais terminações nervosas.

Além disso, o órgão responsável exclusivamente pelo prazer feminino é o clitóris e ele se encontra na vulva (na junção dos pequenos lábios, lembra?). E ele pode (e deve) ser explorado durante a relação.

3 – A vagina se limpa sozinha

Isso mesmo! Não existe necessidade nenhuma de limpar dentro no canal vaginal com sabonete, água ou nenhum outro produto. A vagina já tem as suas próprias secreções naturais que são responsáveis por sua limpeza.

Quando você for se lavar na hora do banho, pode lavar a genitália externa, com sabonete apropriado ou até mesmo só com água. Mas, se você lavar a vagina por dentro, pode tirar a microbiota boa de lá e favorecer infecções.

4 – Quanto mede a vagina por dentro?

De uma maneira geral, o canal vaginal mede cerca de 10 centímetros. Porém, ela é um músculo elástico. Ou seja, ela tem a capacidade de “aumentar de tamanho” para receber qualquer tamanho de pênis.

E, não é só isso, ela se alarga o suficiente para que um bebê possa nascer em um parto normal. Da mesma maneira em que ela aumenta de tamanho naturalmente, ela consegue retornar ao seu tamanho original de novo.

5 – O que é e onde fica o hímen?

O hímen é uma fina membrana que se encontra no meio do canal vaginal. Normalmente, essa membrana é rompida na primeira vez em que há uma penetração vaginal. E é por esse motivo que é tão associada com a virgindade.

Um fato curioso que é válido de ser destacado aqui é que nem toda mulher nasce com hímen. Ou algumas podem nascer com um hímen elástico, que não se rompe na primeira penetração.

6 – Como estar com a vagina sempre saudável?

Alguns cuidados são essenciais para que a saúde da vagina seja mantida. Entre eles: dormir sem calcinha e usar calcinhas leves de algodão no dia-a-dia. Além disso, evitar roupas justas e protetores diários, que podem abafar a região também é muito importante.