PUB
mascote
PUB


Frigidez: o que é e por que acontece?

Frigidez: você sabe qual é o significado dessa palavra? Muito se ouve falar sobre essa condição, mas nunca há uma explicação clara para o que é a frigidez ou o que é uma mulher frígida.

Hoje, chamar uma pessoa de frígida é quase a mesma coisa que um xingamento. Por isso, o termo quase não é mais utilizado. Mas o que ser frígida significa realmente?

Bem, para início de conversa, você precisa entender que a frigidez consiste na total ausência de interesse sexual. Ou seja, uma mulher frígida não é uma dessas mulheres que passa por períodos nos quais a libido está baixa. Ela, simplesmente, tem ZERO vontade com relação ao sexo.

Mas por que será que isso acontece? Será que a ausência de desejo já indica uma frigidez? Será que a falta de capacidade de ter orgasmos pode influenciar nisso? Continue lendo para entender um pouco mais sobre a ausência de desejo sexual e o que pode estar te causando isso.

A frigidez é a ausência total de desejo sexual

Sim, como já dissemos anteriormente, a frigidez consiste na ausência total de desejo sexual. Isso quer dizer que uma mulher frígida é aquela que não tem vontade nenhuma de ter sexo. Não importa quem seja o parceiro sexual, qual seja a situação ou nada do tipo.

Quais são os tipos comuns de desejo sexual?

Antes de entender quais são os motivos pelos quais o desejo sexual desaparece, você precisa entender quais são os tipos de desejo sexual. O primeiro deles é o desejo espontâneo. Nesse tipo de situação, a mulher não precisa de nenhum estímulo prévio para sentir o desejo. Ela o sente e ponto.

Normalmente, o desejo espontâneo costuma acontecer mais em mulheres que estão em um relacionamento mais recente. Isso mesmo, naquele mar de rosas onde tudo é novidade e é divertido!

E também existe o desejo sexual responsivo. Todas nós, mulheres, temos esse tipo de desejo sexual. Ele acontece da seguinte maneira: a mulher recebe algum tipo de estímulo sexual e passa a ter desejo em resposta a esse estímulo. Esse é o tipo de desejo sexual mais comum.

Mulher nenhuma tem a necessidade de estar subindo pelas paredes, querendo sexo o tempo todo. É normal que tenhamos os nossos dias nos quais um estímulo a mais é necessário para que tenhamos vontade de transar. E está tudo bem. É assim que o desejo responsivo acontece.

Se você, mesmo que não esteja super animada, querendo sexo todos os dias, tem o desejo sexual responsivo, você não é frígida. Apenas pode estar passando por períodos de cansaço ou de falta de vontade que são naturais do ser humano. E acontecem por diversos fatores. Veja a seguir.

Quais são os fatores que mais influenciam na diminuição do desejo sexual?

1 – Falta de concentração

Sabe aqueles dias onde você pensa em tudo, menos em sexo? Tem questões do trabalho para resolver, lista de compras para fazer, a casa para cuidar… Mas, ainda assim, resolve transar para se distrair. E o que acontece? A transa não tem graça nenhuma. E aí, você vai desistindo de transar…

Infelizmente, isso é bem mais comum do que você imagina. Pense bem se, nas últimas vezes em que você transou, você esteve realmente presente no momento e não só com o corpo presente. E, quando for transar, procure se entregar realmente à situação. Assim, irá aproveitá-la devidamente.

2 – Cansaço

Todos nós já passamos por fases que são tão cansativas que nem temos energia para pensar em sexo. Isso é completamente normal. Muitas vezes, o dia a dia demanda tanta energia, que não sobra energia nenhuma para investir no sexo.

Se é isso o que está acontecendo com você, o conselho é o seguinte se respeite e descanse. Uma vez que se sentir descansada, se prepare para o sexo: tome um banho bem gostoso, se arrume, se perfume e só então se entregue a esse momento.

3 – Experiências sexuais ruins

Se você já passou por experiências sexuais que foram negativas e que geraram até traumas, é muito comum que tenha tendência a ter um desejo sexual mais baixo. As questões emocionais influenciam muito quando se trata do sexo.

Se for isso o que está acontecendo com você, procure um especialista para te ajudar. Muitas vezes, as nossas questões são mais profundas do que imaginamos e precisamos de ajuda adequada para resolvê-las.

4 – Uso de alguns tipos de medicamentos

Você já deve saber que existem alguns tipos de medicamento que podem reduzir (ou mesmo anestesiar) o seu desejo sexual. Isso pode acontecer com mulheres que fazem o uso de contraceptivos orais ou outros tipos de remédios que alteram as cargas hormonais.

Bem como com o uso de medicamentos para depressão, ansiedade e outras questões relacionadas ao sistema nervoso central. Seja qual for o seu caso, conversar com o seu médico é essencial. Às vezes, a solução do problema mora em ajustar a dose da medicação.