PUB
mascote
PUB


 drag queen

O que é drag queen, você sabe? Existem artistas do sexo masculino, que dentro do mundo do espetáculo, atuam com maquiagens e vestimentas próprias de mulheres. E esses artistas são chamados de drag queens.

Muita gente acaba tendo um conceito errado sobre as drag queens, e pensando nisso, criamos um artigo para explicar melhor o seu conceito, definição e o que elas realmente representam.

Drag queen não representa de fato uma mulher, das quais possuem características “normais”. Até porque, sua aparência e roupas são um tanto quanto exageradas, sempre utilizando perucas e plataformas chamativas, vestidos provocantes e tudo que possa impactar sua performance.

Dessa maneira, os espectadores estão assistindo de fato, uma atuação de homens que dançam e cantam – utilizando o estilo e a aparência de mulheres um tanto quanto, explosivas. É exatamente este o contraste que pode ser considerado, o elemento mais autêntico que caracterizam as conhecidas rainhas da noite.

Vem conhecer com a gente o fabuloso mundo das drag queens e se surpreenda!

Como fica a questão de identidade sexual?

Quando falamos da identidade sexual, não existe somente um perfil de drag queen. Existem muitos casos de heterossexuais que gostam de criar personagens femininas, para poderem se apresentar de maneira original e divertida.

Mas também existem casos que, transexuais e travestis que utilizem o personagem drag queen, de uma maneira que não devemos associá-las com suas orientações sexuais em particular. Ou seja, podem ser heterossexuais, bissexuais e até mesmo homossexuais que se apresentem como drag queens.

Uma drag queen então é um homem disfarçado?

Mesmo que basicamente possa ser considerado, que as drag queens sejam homens disfarçados de mulheres, dos quais estejam realizando shows de entretenimento, esse é o tipo de personagem que está associado a diferentes questões, vamos falar um pouco sobre elas, acompanhe.

Na verdade, o disfarce das drag queens acaba tendo um componente transgressor, pois atuam em sua grande maioria – em festas de carnavais, onde muitos dos tabus são deixados de lado.

Quando vemos do ponto de vista da sexualidade, as drag queens estão relacionadas aos desejos ocultos, bissexualidade e ao fetichismo. E por trás de suas performances existem uma série de ideais – ambiguidade, provocação, fantasia e etc.

Esse é o tipo de personagem que faz com que a gente se recorde, de como podemos ser complexos, pois podemos nos projetar no outro, fazendo como gostaríamos de realmente ser.

Existem mulheres drag queens?

Mulheres que se “disfarçam” de homens, para entreter o público, leva o nome de drag king. E as performances são muito parecidas com as da drag queens, somente em versões opostas.

As chamadas drag kings, parodiam determinados arquétipos masculinos, tendo como um dos principais ingredientes de sua atuação a provocação e críticas sociais. Em ambos os casos – drag queens e drag kings – enfrentem ocasiões repletas de conceitos morais de uma sociedade altamente hipócrita.

Drag queen é a mesma coisa que transgênero?

Muita agente acaba se confundindo com o fato de que drag queen, não é a mesma coisa que ser transgênero. Isso acontece, obviamente, porque são homens vestidos de mulheres, e existem pessoas que acreditam que as drag queens são pessoas que não se identificam com o real gênero de nascimento, e por isso possuem a necessidade de se vestirem com vestimentas do sexo oposto.

Entendam, drag queen é uma maneira de expressar sua arte. Pessoas transgêneros, são pessoas que não se identificam com o gênero do qual tenha sido atribuído em seu nascimento. Como foi o caso da famosa Ivana da novela de muita audiência “A força do querer” – que se identificava como homem, e começou então a recorrer a diferentes tratamentos médicos para melhor se adequar a outra identidade de gênero que deseja. Que é exatamente como a pessoa enxerga a si mesma.

Existem casos de mulheres transgêneros que se descobriram, justamente quando começaram a se montar como drag queens – como é o caso de Carmen Carrera, participando do RuPaul´s Drag Race – um reality show muito conhecido. somente depois de se montar como drag queen, que acabou entendo o conflito interno que possuía e não conseguia se identificar com o corpo masculino que havia nascido.

Há quanto tempo existem as drag queens?

Apesar do termo drag queen ter surgido somente em 1972, existem histórias mais antigas que comprovam artistas masculinos com vestimentas femininas. Desde óperas a peças de teatros, existem personagens de tradição com os papéis de drag queens.

Ser drag queen não é necessariamente sinônimo de homossexualidade e muitas pessoas acabam se esquecendo disso.

São verdadeiros artistas, que independente de sua orientação sexual, desempenham espetáculos repletos de críticas, provocações, muito glitter e claro, extremo show de talento! Sendo assim, o mais importante é saber o que é drag queen e respeitar acima de tudo!

Leia mais: