PUB
mascote
PUB


Como fica a sexualidade na menopausa?

Afinal, como fica a sexualidade na menopausa?  Se tem uma situação da qual mulher nenhuma consegue escapar é a tal da menopausa. Sim, a idade chega para todas. E, juntamente com a idade, diversas alterações hormonais que acontecem naturalmente no corpo. Porém, isso pode ser um pouco desagradável.

Alterações no humor, diminuição do desejo sexual e da lubrificação, calores intensos, dores... Tudo isso acontece por conta da queda drástica dos níveis de estrogênio, característica dessa fase da vida da mulher. Mas isso não quer dizer que a sua vida sexual deve mudar para pior ou se tornar inexistente.

Sim, a menopausa não precisa ser uma sentença de que a sua vida sexual acabou. Muito pelo contrário! A cada dia que passa, mais profissionais estudam sobre a sexualidade na menopausa. Bem como sobre os seus efeitos na mente das mulheres.

E buscam maneiras de proporcionar uma maior qualidade à vida sexual das mulheres que se encontram nessa fase. Afinal, quanto mais bem resolvida e bem informada a mulher estiver, mais fácil será passar por essa fase. Quer entender melhor sobre o assunto? Então, continue a leitura!

As mudanças e adaptações da sexualidade na menopausa

Muitas mudanças acontecem na vida das mulheres uma vez que elas entram no período da menopausa. Como já citámos na introdução do texto, o ressecamento e a atrofia vaginal são bem comuns, gerando dores nas relações sexuais.

Além disso, ainda acontecem os calores e suores característicos dessa fase. Bem como as alterações de humor, cansaço e diminuição da libido. Cabe destacar que, independentemente do sexo, a libido já diminui naturalmente conforme a idade das pessoas avança.

Porém, as mulheres sofrem muito mais do que os homens com isso. Para cada um homem que nota uma diminuição no desejo sexual ao chegar na meia-idade, três mulheres notam a mesma coisa. Ou seja, as mulheres são três vezes mais afetadas com a diminuição da libido na meia-idade.

Mas, cabe destacar que isso não é regra. Enquanto muitas mulheres deixam de ter um grande interesse pelo sexo, outras sentem que o desejo sexual continua o mesmo ou que até aumenta. Um dos motivos para o aumento do desejo sexual é a liberdade de não precisar mais de contraceptivos.

A diminuição da libido na menopausa pode acontecer por conta da diminuição da lubrificação

Um dos fatores que mais contribui para a diminuição da libido no período da menopausa é a diminuição do fluxo sanguíneo na vagina. Esse fator contribui para que haja uma diminuição na lubrificação.

Como consequência, as relações sexuais podem se tonar bem desconfortáveis ou até mesmo dolorosas. E, por isso, a libido diminui. A parte boa é que esse problema pode ser resolvido de maneira bem simples: com o uso de lubrificantes à base de água.

Cabe destacar que os lubrificantes à base de água são os mais indicados porque são compatíveis com a camisinha. E que a camisinha é essencial para evitar que as pessoas contraiam doenças sexualmente transmissíveis. Principalmente, se não tiverem parceiro sexual fixo.

Os lubrificantes à base de vaselina ou de óleo podem estragar o preservativo. Além de serem menos laváveis e poderem permanecer por mais tempo na pele, favorecendo o crescimento de microrganismos que podem causar alergias e infecções.

Cuidar da mente é de extrema importância ao longo da menopausa

Outro fator que influencia muito para que a sexualidade fique afetada ao longo na menopausa é a mente. É natural que as pessoas passem por crises pessoais, profissionais e emocionais quando chegam à meia-idade. No caso das mulheres, isso se soma às alterações hormonais e pode incomodar bastante.

Infelizmente, ainda há quem pense que a menopausa representa o “início do fim” da vida. Mas, o essencial é mudar a maneira como se enxerga esse período. Por que não, ao invés de olhar para essa fase como um fim, enxergá-la como um novo começo?

Afinal, essa é uma fase na qual os filhos já estão bem crescidos, existe uma maior estabilidade financeira e emocional. Isso tudo representa um mundo de possibilidades que, muito provavelmente, você não tinha ao longo dos seus 20 ou 30 anos.

Por isso, é essencial que você cuide a sua mente e da ótica com a qual analisa a sua própria vida. É muito importante que você aceite e acolha todas as mudanças que estão acontecendo. E que as encare como coisas boas.

Como já dissemos em muitos outros textos aqui no blog, o sexo começa na mente. Então, quanto mais bem cuidada estiver a sua mente, maiores serão as chances de que a sua vida sexual continue excelente, mesmo na menopausa!

Concluindo...

Por mais que a menopausa fosse vista como uma parte ruim da vida durante muito tempo, isso está mudando. E, não importa qual seja o seu incômodo com relação à sexualidade na menopausa, saiba que existe uma maneira de resolver.

Aproveite para ver também: 7 Dicas para um bom sexo na menopausa

Então, encare as mudanças pelas quais você está passando de braços abertos. Informe-se sobre o que elas representam na sua vida. Além disso, busque cada vez mais autoconhecimento e amor-próprio. Dessa maneira, você verá que a menopausa não é um bicho de sete cabeças. Muito menos o fim da sua vida sexual.