PUB
mascote
PUB


Você tem nojo de menstruação?

Como já discutimos diversas outras vezes, em outros textos aqui do blog, a menstruação pode ser um tabu para muitas pessoas. Isso, tanto para homens, quanto para mulheres. Há quem encare esse assunto como um assunto delicado ou até mesmo quem tenha nojo de menstruação?

E você, faz parte do grupo que conversa abertamente e lida com a menstruação com naturalidade? Ou é uma pessoa cheia de tabus e restrições com relação ao assunto? Com toda a sinceridade que você tem no seu coração, você é uma pessoa que tem nojo do seu período mensal?

Existem muitas mulheres e homens que têm nojo de menstruação. Não bastando ficarem desconfortáveis com o assunto, as pessoas têm um bloqueio bem maior. Mas será que faz sentido lidar com a menstruação dessa maneira? De onde vem esse sentimento? Entenda melhor a seguir!

Nojo de menstruação: de onde surge?

De uma maneira geral, o sentimento de nojo é uma reação natural do ser humano e até mesmo de outros animais. Ele vem do instinto de sobrevivência natural, a fim de que a pessoa consiga manter uma distância de seres, substâncias e alimentos que possam fazer algum tipo de mal.

Mas, cabe destacar que esse sentimento está extremamente relacionado a parte emocional dos indivíduos. E que pode ser aprendido, de acordo com o meio no qual a pessoa convive. Por isso, pode-se dizer que o nojo também tem uma carga cultural, influenciada por muitos fatores.

Quando se trata, especificamente, do nojo de menstruação, vale lembrar que isso não é novidade. Existem registros de a menstruação ser vista como algo sujo e/ ou impuro em diversas culturas. Por isso, surge o sentimento de nojo.

Além disso, ainda existem pessoas que têm pavor de ter que lidar com sangue de qualquer tipo. E que, pelo simples fato de saber que o sangue passa pela vagina, têm o pensamento de que esse órgão sexual está constantemente sujo.

Por mais que pareça uma coisa antiquada, segundo pesquisas, quase 60% das mulheres brasileiras ainda têm nojo da própria menstruação. Quando se trata dos homens (com relação ao período das parceiras), os números podem ser ainda maiores.

Algumas reflexões sobre o nojo de menstruação

Eu entendo que cada ser humano é único e que, consequentemente, os seus sentimentos são únicos. E que ter nojo de menstruação é um direito de qualquer pessoa. Da mesma maneira que não ter nojo também é.

Por isso, de maneira que você possa conhecer melhor a si e aos seus próprios sentimentos, trouxemos algumas reflexões sobre o nojo de menstruação.

Leia a seguir e aproveite para refletir um pouco mais sobre o assunto e perceber se o seu nojo tem fundamento ou não. Quem sabe você não consegue se libertar desse peso que vem carregando nos ombros já há algum tempo?

1 – Esse nojo que você sente é mesmo seu?

Como já dissemos anteriormente, o nojo pode ser natural dos indivíduos por conta do instinto de sobrevivência. Porém, ele pode ser uma cultura instituída pela sociedade. No seu caso, você sente nojo ou foi ensinado (a) a ter nojo?

Muitas mulheres (e homens) não têm ressalvas com relação ao período menstrual até o momento em que são ensinados a terem. A partir daí, passam a ter nojo e outros sentimentos ruins com relação ao período menstrual.

Mas pense bem: se não fosse por influência da sociedade, você teria nojo de menstruação? Pensaria que o fato de estar menstruada faz com que a mulher fique menos feminina ou menos desejável?

2 – Nojo até de falar sobre menstruação

Existem muitas mulheres que têm tanto bloqueio com relação à própria menstruação que acham essa palavra muito pesada. Por isso, buscam por palavras mais “leves” e “agradáveis” para se referir ao fato de estar menstruada. Será que, realmente, isso faz sentido?

3 – Aceitar que as mulheres são seres cíclicos

As mulheres são seres cíclicos. Por isso, elas estão constantemente passando por mudanças hormonais que refletem nos fluidos que liberam em todas as partes do mês. Entender e aceitar isso já é um grande passo.

Além disso, cabe destacar que a menstruação é um fenômeno natural. E que esse fenômeno acontece todos os meses em mulheres saudáveis e/ ou que não estão gestando um bebê. Aceitar isso é essencial.

4 – O nojo pode vir da falta de conhecimento sobre o assunto

Aquele nojo natural pode ser desmistificado ao entendermos, de fato, o que é a menstruação. Afinal, ela não é composta puramente por sangue. Ela tem também outros fluidos e tecidos que o corpo preparou a fim de receber um feto.

A menstruação representa a renovação desses tecidos e fluidos a fim de ter um ambiente agradável para receber um feto, caso ocorra uma fecundação no mês seguinte.

Assim que sai do útero, a menstruação é estéril e ela é colonizada por bactérias (naturais da flora íntima feminina) ao passar pela vagina. Essas bactérias são responsáveis pela limpeza e pela manutenção da saúde vaginal.

Por isso, ter nojo de menstruação não faz tanto sentido. Afinal, o sangue menstrual não oferece grandes riscos além do risco de transmissão e contração de DSTs natural de qualquer secreção íntima (masculina ou feminina).

Então, por mais que não faça sentido ter nojo de menstruação, cabe destacar que o preservativo é essencial em qualquer relação sexual. Seja ao longo do período menstrual ou não.