PUB
mascote
PUB


As melhores dicas para um bom sexo na menopausa

Muitas mulheres morrem de medo da chegada da menopausa. Isso, porque elas acham que essa é uma fase na qual a vida delas irá mudar para pior. Inclusive, quando se trata da vida sexual. Mas, é muito possível que o sexo na menopausa continue uma maravilha!

Sim, eu sei que nessa fase da meia-idade o corpo começa a passar por algumas alterações hormonais. E que essas mudanças podem proporcionar sintomas bem desagradáveis, como mau-humor, insônia, calor e suores excessivos. Além disso, que podem diminuir a lubrificação vaginal e causar uma diminuição na libido.

Mas isso não quer dizer que a chegada da menopausa representa a sentença de morte da sua vida sexual. Muito pelo contrário: a chegada da menopausa pode representar um mundo cheio de novas possibilidades para você. Por isso, conheça quais são as nossas dicas para um bom sexo na menopausa!

As 7 melhores dicas para um bom sexo na menopausa!

1 – Não encare a menopausa como o fim da linha

Nada de se deixar levar pela ideia (errônea) de que a menopausa representa o fim da vida sexual da mulher. Comece, o quanto antes, a conversar com a sua ginecologista de confiança sobre isso. E, se necessário, busque ajuda psicológica também.

É muito importante que você encare essa fase da sua vida com a maior naturalidade possível. Dessa maneira, será possível que você sofra menos com as quedas hormonais e, consequentemente, tenha menos “sintomas” típicos dessa fase. Ou que não se deixe incomodar tanto por eles.

Tenha em mente que as mudanças acontecem. Que a sua libido pode até ficar balançada durante um tempo, mas que nada é para sempre. Que é tudo questão de adaptação.

2 – Busque um tratamento que te faça sentir confortável

A maneira mais clássica de “tratar” a menopausa é a realização de uma reposição hormonal, que será recomendada por um profissional de saúde especializado.

Cabe destacar que esse tratamento deve ser personalizado de acordo com as suas necessidades. E que existem tratamentos alternativos aos hormônios para mulheres que não podem ou não querem fazer a reposição hormonal.

Boas dicas são tratamentos de acupuntura ou com aromaterapia. Ou então de uma aplicação hormonal feita diretamente na vagina, que é mais leve do que a reposição hormonal oral.

Independentemente de qual seja a sua escolha, o mais importante é o acompanhamento médico. E nunca deixe de levar um estilo de vida saudável, com uma alimentação balanceada e realizando a prática de atividades físicas regulares.

3 – O ressecamento vaginal (e as consequentes dores que ele causa) é de fácil resolução

Uma questão que incomoda grande parte das mulheres que entram na menopausa é o ressecamento vaginal. Isso porque a falta de lubrificação pode resultar em incômodos e dores na relação sexual. A boa notícia é que um bom lubrificante à base de água resolve facilmente essa questão.

Além disso, outros grandes aliados são os exercícios de Kegel (ou o famoso pompoarismo). Esses exercícios ajudam na saúde íntima como um todo, inclusive ao longo da menopausa.

4 – Vale lembrar que sexo não é só penetração

Sim, a menopausa é uma boa época para lembrar que o sexo não consiste somente na penetração. E que a vagina não é a única zona erógena no corpo da mulher. Aproveite essa fase para se permitir ter prazer com a estimulação de outras áreas do corpo.

Tire um tempo para se autoconhecer (ou se auto-reconhecer) e redefina o que te dá prazer. Se conhecendo melhor, com certeza as relações sexuais a dois serão mais prazerosas. Afinal, você poderá mostrar para o parceiro (ou parceira) o que mais você gosta.

5 – Aproveite para conhecer e testar coisas novas

Aproveitando a menopausa como um período de auto-reconhecimento, por que não experimentar coisas novas? Chame o parceiro e testem novas posições sexuais, novas fantasias, brinquedos eróticos... Soltem a imaginação, se entreguem e se divirtam!

6 – E quem disse que o prazer acaba na menopausa?

Existem mulheres que acham que, por estarem na menopausa, estão fadadas a nunca mais sentirem prazer. Mas você já deve imaginar que, depois das dicas anteriores, isso não passa de pura balela, não é mesmo?

Como já dissemos em diversas outras vezes, o prazer sexual é muito mais do que as reações do corpo físico aos estímulos. O prazer e o orgasmo têm início muito antes do toque. Eles começam na mente. Por isso, estar com a autoestima e a autoconfiança em dia é muito importante.

7 – A compreensão do parceiro (ou parceira) é essencial

Principalmente se o seu parceiro sexual for homem, é essencial que vocês tenham uma conversa franca sobre o assunto da menopausa. Quanto mais vocês conversarem e quanto mais a outra pessoa for compreensiva com você, melhor.

Afinal, a confiança, o respeito e o carinho são a base de qualquer bom relacionamento. E tudo isso vem muito antes de uma boa relação sexual. Quanto mais forte for a base da relação, maiores serão as chances de que o sexo na menopausa continue sendo prazeroso.