PUB
mascote
PUB


  • Início
  • Blog
  • Sexo
  • Superfetação: será possível engravidar já estando grávida?
Superfetação: será possível engravidar já estando grávida?

Pode parecer uma dúvida boba, mas essa é uma dúvida bem corriqueira quando se trata de fazer sexo durante a gravidez. Afinal, será que é possível engravidar mesmo já estando grávida?

Por mais que pareça uma situação digna de filme ou até mesmo impossível de acontecer, a superfetação (termo médico utilizado para o tipo de situação no qual a mulher engravida mesmo já estando grávida) pode ser realidade na vida de algumas mulheres.

Mas antes que você se assuste, podemos te dizer que a superfetação é um fenômeno um tanto raro de se acontecer. Mas acontece, viu? Venha entender um pouco mais sobre esse fenômeno.

Será possível engravidar já estando grávida? Situações reais onde já houve superfetação

Ainda acha toda essa história de superfetação muito surreal, confira a seguir duas histórias reais do acontecimento do fenômeno:

  1. Na Califórnia (EUA), uma mulher engravidou servindo de barriga de aluguel para um casal. Continuou seguindo a sua vida normalmente, transando com o namorado, até que, alguns meses depois, descobriu que estava grávida do próprio bebê ao mesmo tempo em que estava grávida do primeiro bebê.
  2. Na Austrália, uma mulher deu à luz a uma menina. E, 10 dias depois, deu à luz a outra menina, da qual estava grávida ao mesmo tempo que a primeira.
  3. Em Bangladesh, uma mulher engravidou de duas crianças, uma em cada útero (sim, ela tinha dois úteros!). O tempo de diferença entre o nascimento dos dois bebês foi de 26 dias.

E essas situações são só duas de muitas outras que já aconteceram pelo mundo. Mas como isso se explica?

Por que a superfetação pode acontecer?

Quando a superfetação acontece, o que leva a esse fenômeno? Nessa seção do texto, iremos te explicar os motivos pelos quais esse fenômeno curioso pode vir a acontecer na vida de algumas mulheres. Uma coisa é certa: é muito difícil que a superfetação aconteça sem que algum fenômeno diferente ocorra no corpo da mulher.

1 – A mulher pode ovular duas vezes em um mesmo ciclo menstrual

Um dos motivos que podem contribuir para que a mulher engravide mesmo já estando grávida é ela ovular duas vezes em um mesmo ciclo. Nesse tipo de situação, pode acontecer de cada óvulo ser fecundado em uma ovulação diferente (porém em um curto período). Em casos onde a mulher toma remédios para estimular a ovulação, é mais provável que isso aconteça.

2 – A mulher ovula novamente, mesmo já estando grávida

De uma maneira geral, quando a mulher engravida, o corpo envia sinais para emitir hormônios que irão impedir que a ovulação aconteça novamente. Além disso, o revestimento uterino se torna mais espesso e cria uma camada protetora ao embrião, pela qual não passaria mais nenhum esperma.

Porém pode acontecer de existir alguma “falha” nesse processo todo que torne possível que a fertilização de outro óvulo e o crescimento de mais um embrião aconteça. Mas saiba que isso é muito raro!

3 – Pode ser que a mulher tenha dois úteros

Entre as mil alterações que podem acontecer no corpo de uma pessoa ou outra, pode acontecer de existirem mulheres com dois úteros. Por conta disso, seria possível que elas engravidassem duas vezes.

Superfetação e gravidez de gêmeos são a mesma coisa?

Na realidade, não. Porque, por mais que os dois fetos dividam o mesmo espaço dentro da barriga da mãe, eles terão a idade gestacional diferente. Afinal, quando a superfetação acontece, é sinal de que a concepção aconteceu em momentos diferentes.

Qual é a diferença entre uma gravidez de gêmeos e uma superfetação?

Não existem muitos sintomas que “acusam” as diferenças entre a gravidez de gêmeos e a gravidez por superfetação. O maior sinal mesmo seria uma grande diferença na idade gestacional ou no tamanho dos fetos.

Caso essa diferença de “idade” não aconteça, pode ser que a mulher passe por uma superfetação sem nem perceber, achando que eram gêmeos.

Ou então se os bebês tiverem pais diferentes e, depois de nascidos, apresentarem características genéticas muito diferentes, uma superfetação pode ser comprovada através de testes genéticos.

Uma superfetação é segura?

Por ser um fenômeno um tanto incomum, não existem muitos dados que comprovem ou não a segurança de uma superfetação. O que pode definir a segurança em uma situação desse tipo é considerar as condições ideais para que os bebês e a mãe fiquem bem.

Ou seja: os cuidados pré-natais devem ser tomados, com consultas regulares ao (ou à) obstetra e um bom plano de parto. Afinal, pode estar se tratando de idades gestacionais diferentes, onde cada bebê estaria “maduro” para nascer em um tempo diferente.

Se a diferença entre eles for de duas (ou menos) semanas, pode ser possível que os dois nasçam em um mesmo parto. Mas isso pode significar  que o parto de um deles seja prematuro e que aconteça através de cesariana, visto que o parto normal seria praticamente impossível.