PUB
mascote
PUB


o que e a libido

Anseio, desejo... o que é libido? Podemos começar a pensar na questão por essas palavras.

Sabe quando você sente vontade de ficar com alguém e já pensa em vocês dois na cama? Isso é a sua libido se manifestando.

Quer saber o que é libido? Então confira este artigo até o final!

O que é libido?

A libido é a sua energia sexual se manifestando. É quase como um instinto, um desejo. Ao longo da história, a libido foi estudada pela psicanálise com Freud e com Jung. 

Para Freud, a libido tem uma dualidade de instinto, e Jung a classificou como uma energia psíquica. Mas o que temos que ter em mente, que é o mais importante, é que a libido é biológica e tem tudo a ver com a nossa saúde.

A palavra, de origem latina, tem como significados desejo e anseio, sempre relacionada com o nosso impulso sexual. Ou seja, se você neste momento tem vontade de fazer sexo, sua libido está em ordem e sua saúde deve caminhar bem.

O problema começa quando as pessoas querem, mentalmente, transar, mas o corpo parece não funcionar. O desejo não acontece, os fluidos não respondem e ai começam as neuras.  

Libido e biologia 

Homens e mulheres podem e devem ter libido, que está diretamente ligada à saúde hormonal através do andrógeno e testosterona. Como a testosterona está muito mais presente nos homens, eles acabam por manifestar um desejo sexual mais intenso. 

Mas não são apenas esses dois hormônios que influenciam na libido. A dopamina também tem o seu papel, aliás, essencial. A dopamina é o hormônio que tem grande responsabilidade na atividade cerebral, levando informações às demais partes do corpo e células. Ela controla o movimento, sensação de prazer e memória.  

Como despertar e aumentar a libido? 

 Existem diversas formas de ativar o nosso desejo e instinto sexual, pode ser através de leituras, de filmes de teor erótico, quando encontramos nosso parceiro, e até mesmo através do pensamento. Inclusive, a imaginação é grande amiga da libido. 

É claro que, tudo isso ocorre de maneira diferente para homens e mulheres. Os homens, por exemplo, podem vir a sentir desejo sexual mesmo se estão tristes ou angustiados com algo. Por exemplo, ele pode ter tido um dia terrível no trabalho, mas chegar em casa com a libido toda ativada e querer transar com a esposa, como se nada tivesse acontecido.

Agora imagina a mesma situação para a mulher. Ela chega em casa, depois de um dia estressante, no máximo vai querer tomar uma taça de vinho, um banho e cair na cama, esquecendo de tudo.

Mas como falamos anteriormente, despertar a libido pode surtir o mesmo efeito para ambos, apesar de muitas mulheres negarem que não sentem desejo ao ver um filme, por exemplo. 

O que fazer se minha libido cair?

Esse é um tema bastante complicado, porque a queda da libido pode acontecer por diversos fatores, desde problemas hormonais, até mesmo uma insatisfação com o parceiro. E é isso que você deve estar atenta.

Caso tenha notado que anda com falta de desejo, primeiro tente lembrar se fez alguma mudança na alimentação nos últimos dias, se passou a tomar algum tipo de medicamento, ou até mesmo algum problema mais sério, seja no trabalho ou no ambiente familiar.

Tudo isso pode sim alterar a sua libido, principalmente alguns tipos medicamentos. Quer um exemplo: os antidepressivos são um deles, claro, não todos, mas fique atenta.

Caso você tome algum, leia agora a sua bula, verificando em efeitos colaterais. Converse com o seu médico para ver uma outra opção de remédio.

Se nada disso está acontecendo com você, é hora de fazer um consulta médica para que ele possa pedir exames com o intuito de verificar a sua saúde hormonal. Caso tenha algum déficit, o seu médico deverá passar um medicamento e dentro de alguns dias a sua libido estará recuperada.

Mulheres na fase de menopausa também podem apresentar uma queda na libido, então fique atenta.  

Dicas para aumenta a libido

Assim como o afeto, o desejo sexual deve ser construído no dia a dia. Agora que você já sabe o que é libido, é importante cuidar da sua e também do seu relacionamento para que ele não esfrie.

Se vocês não tem nenhum tipo de problema biológico, podem sim recuperar e aumentar a libido entre vocês utilizando a criatividade.

Não basta saber o que é libido; é preciso um conjunto de comportamentos, que vão desde a vontade de fazer diferente, realizar fantasias e estar de fato entregue à relação.

Nada de desculpas, e nem de hora marcada. Se você tem um parceiro ou parceira, cuide dele com carinho, convide para jantar, para ver um filme mais caliente e se curtam! Afinal, a vida é curta. 

Leia mais: