PUB
mascote
PUB


6 sintomas de herpes vaginal que nunca devem ser ignorados

A partir do momento em que o assunto é herpes vaginal, já sabemos que esse texto é direcionado ao público feminino. Porém, se você é homem e vier a notar algum desses sintomas de herpes vaginal na sua parceira, não hesite em conversar sobre isso com ela.

Quanto antes se buscar o atendimento médico em caso de desconfiança de qualquer DST, é melhor. E se tem uma coisa que acontece muito é que as pessoas deixam certas DST passarem desapercebidas. Talvez, por falta de conhecimento do próprio corpo ou por achar que os sintomas são “normais”.

Ao falar sobre herpes vaginal (ou genital) cabe destacar que ela é uma dessas condições traiçoeiras. Que, muitas vezes, não apresenta sintomas. E que pode acometer homens e mulheres que fazem sexo sem proteção. E pior: ela não tem cura.

A boa notícia é que ela é absolutamente tratável, com medicamentos simples. Normalmente, os médicos recomendam o uso de antivirais ou terapia de supressão diária. Dessa maneira, mesmo quem tem herpes genital pode levar a vida sexual normalmente.

Como saber se tenho herpes vaginal?

A menos que a mulher esteja apresentando sintomas e tenha tido uma relação sexual sem proteção, é bem raro que os médicos peçam o exame para detectar herpes vaginal nos exames de rotina.

Porém, se a mulher sente alguma desconfiança de que possa ter essa condição, é direito dela pedir que o profissional de saúde solicite o exame. Mesmo que seja só para tirar a “pulga de trás da orelha”, é melhor fazer o exame.

Quais são os sintomas de herpes vaginal aos quais a mulher deve se atentar?

1 – Aparência

O primeiro sintoma a ser destacado que deixa bem clara a condição de herpes genital é a aparência. Existe até uma definição bem poética para essa aparência, que é “gotas de orvalho em uma pétala de rosa”.

Em outras palavras, é porque são pequenas bolhas de pele bem fina e, por isso, transparentes. E elas se destacam em cima de uma porção da pele genital, que fica bem avermelhada e irritada. Por isso, a semelhança com a frase acima.

Porém, cabe destacar que as bolhas com essa aparência específica não são regra. Por vezes, elas podem parecer com espinhas. Em outras situações, podem se deformar e parecer mais com machucadinhos. Ou podem nem vir a aparecer.

E a região na qual elas aparecem não se restringe à vagina e à vulva. Pode ser que essas lesões apareçam no bumbum ou na virilha.

2 – Formigamento

Um dos primeiros sintomas do herpes genital não é a aparência, mas sim uma sensação de formigamento. Então, fique atenta se perceber que seu bumbum, sua região genital e até mesmo as suas coxas estão formigando ou dormentes.

3 – Irritação ou pressão

Outro sintoma que, junto com o formigamento, é muito ignorado, é a sensação de irritação ou pressão na área íntima. Muitas vezes, isso é associado a outras condições, como o uso de uma calça apertada ou passar muito tempo sentada.

4 – Sensação de gripe

Ao experimentarem a herpes genital pela primeira vez, muitas mulheres podem ter sintomas como se estivessem com uma gripe. Afinal, estão lidando com uma infecção viral no corpo.

Por isso, podem apresentar dores de cabeça, dores musculares, cansaço, glândulas inchadas e até mesmo febre. Se você sentir isso, pode ser que seja mesmo uma gripe ou alguma outra infecção. Mas, se isso acontecer “coincidentemente”, após uma relação sexual desprotegida, vale consultar um médico.

5 – Fortes dores na área pélvica

Já falamos isso muitas vezes em outros textos aqui no blog, mas nunca é demais lembrar: dor ou incômodo durante a relação sexual não é normal. Portanto, se você sentir dor ou ardência durante o sexo, é válido buscar auxílio de um profissional de saúde.

Tanto se isso acontecer na vulva quanto se acontecer na área mais interna da vagina. Existem muitas DSTs (e doenças sem transmissão sexual) que podem te causar esse sintoma, inclusive, a herpes vaginal.

6 – Dor ou ardência extrema ao urinar

Pense bem: a herpes genital é uma lesão bem dolorida. E a urina é ácida. Portanto, se a urina tiver contato com essa lesão, isso irá gerar dor ou ardência. E será bem ruim.

Porém, a herpes vaginal não é a única condição de saúde que pode te levar a ter esse sintoma. Então, se vier a senti-lo, procure logo atendimento especializado.

Concluindo...

Por mais que a herpes vaginal seja uma DST bem silenciosa, ela pode apresentar alguns sintomas sutis. Por isso, vale a pena ter atenção caso note qualquer um dos sintomas citamos acima.

Cabe lembrar que eles não acontecem somente por conta do herpes vaginal. Existem diversas outras condições de saúde que têm sintomas semelhantes. Por isso, nunca descuide da sua saúde. Sempre que notar algo diferente (desagradável, principalmente) acontecendo, busque por auxílio profissional.