PUB
mascote
PUB


  • Início
  • Blog
  • Sexo
  • O que é ser trans? Veja a diferença entre transexual e travesti
O que é ser trans? Veja a diferença entre transexual e travesti

A diversidade nunca esteve tão em alta, e tão ameaçada também nos últimos tempos, e ainda existe muito preconceito. Mas sabe mesmo o que é ser trans? Venha descobrir a diferença entre transexual, travesti e transgênero.

Conhecer o que é ser trans, saber e respeitar a diferença entre Transexual, Travesti e Transgênero virou uma necessidade. 

Acima de tudo, eles são seres humanos, podem ser diferentes de você, mas jamais melhores ou piores. Então, para elucidar o tema, vamos conversar a respeito neste artigo.

Mesmo que a aceitação e o reconhecimento tenham aumentado de maneira considerável nos últimos anos, a discussão sobre as diferenças entre trans e travesti continua mais que pertinente.

O estigma e descriminação faz com que os transgêneros escondam sua identidade de gênero. Isso acontece pela falta de aceitação cultural em muitas regiões do Brasil. Mas vamos entender melhor o assunto com algumas definições...

O que é ser trans?

Trans é uma gíria para pessoas transexuais ou transgêneros; aqueles cujo gênero psicológico conflita com seu sexo físico.

Além de guardarem sentidos múltiplos, essa etimologia representa uma luta antiga, que se estende por décadas. É preciso compreender em primeiro lugar a diferença entre identidade de gênero e orientação sexual. Assim poderemos entender com mais clareza o significado desses termos.

Identidade de gênero e orientação sexual

A Identidade de gênero tem a ver como os indivíduos se percebem, se identificam e como eles se autodenominam. Uma pessoa pode ter sua identidade de gênero igual ou diferente do sexo atribuído no nascimento.

Enquanto que orientação sexual está no campo da atração emocional, romântica ou sexual duradoura, inerente e ou imutável, por outras pessoas. Assim, pode ser bissexual, heterossexual, homossexual, pansexual, entre outras.

Expressão de gênero

Uma pessoa pode expressar sua aparência externa da identidade de gênero, geralmente por meio de seu comportamento - por exemplo, roupas, corte de cabelo ou voz. E isso pode ou não estar em conformidade com comportamentos ou características socialmente definidas como masculinas ou femininas.

Transição de gênero

Algumas pessoas passam por uma transição social para alinhar mais de perto seu conhecimento interno de gênero com sua aparência externa, podendo começar a se vestir, usar nomes e pronomes e/ou serem socialmente reconhecidas como de outro gênero.

E algumas dessas pessoas optam por transições físicas nas quais podem modificar seus corpos por meio de algumas intervenções médicas.

Disforia de gênero

Esse é o termo usado para definir o sofrimento clinicamente significativo causado quando o sexo de nascimento atribuído a uma pessoa não é o mesmo com o qual ela se identifica.

Trans, travesti e transgênero: o que muda?

Existe muito preconceito em torno dessas nomenclaturas e cada uma delas apresenta diferenças de conceito, apesar de muitos pensarem que se trata da mesma coisa. 

Vamos ver cada um delas a seguir e compreender melhor...

Travesti

Um dos que integra o chamado grupo T e, sem dúvida, o mais mencionado entre as pessoas, principalmente por quem não compreende as diferenças. 

O travesti não se identifica com o sexo biológico, por isso, é um termo um tanto pejorativo, para indicar homens ou mulheres que se vestem de acordo com o sexo oposto ao deles. Um exemplo são homens que se vestem como mulheres e mulheres que se vestem como homens. 

É normal que a palavra seja relacionada com o termo à mulher transexual que não fez a cirurgia de sexo, mas na prática não é bem assim. É importante ressaltar isso, porque a genitália não define gênero, ok? 

O travesti pode até desejar investir em roupas e hormônios femininos, da mesma forma que transexuais têm. A diferença é que não há necessidade em mudar suas características primárias.

Neste sentido, você pode ter a dúvida sobre como deverá chamar aquela pessoa, de ele ou ela. Você deve chamar de acordo como ela se apresenta. Se ela diz, meu nome é Carla, então deve se referir como ela. 

Os travestis, infelizmente, até hoje estão dentro de uma minoria marginalizada, que sofre preconceito, que não consegue ter acesso a oportunidades de emprego. Por isso, muitos acabam encontrando sua sobrevivência na prostituição. 

Drag queen

A drag queen, apesar da maioria pensar que é um travesti, na realidade é um artista que realiza apresentações, com muita maquiagem, peruca e salto alto, mas nem por isso ela de fato se identifica com o gênero oposto ao dele. Ou seja, não tem relação com identidade e nem com orientação sexual.

Pode acontecer de um homem de família, hétero e com filhos se apresentar como drag queen e ter apenas relações com mulheres, e no dia a dia ter uma vida normal de homem. 

Transgênero

Esse termo é o genérico usado para pessoas cuja identidade de gênero e/ou expressão é diferente das expectativas culturais com base no sexo que lhes foi atribuído no nascimento.

Por isso, são pessoas que não se identificam com o gênero com que nasceram, ou seja, com seu gênero concedido biologicamente.

O que é preciso compreender é que a maioria dessas siglas têm relação com a personalidade, com a forma como a pessoa se vê e se identifica.

Ser transgênero também não tem implicações em nenhuma orientação sexual específica. Portanto, pessoas trans podem se identificar como heterossexuais, gays, lésbicas, bissexuais, etc.

Essa sigla também pode englobar outros nomes, como não binário, que é aquele que não é mulher nem homem.

Alguns transgêneros buscam sua realização fazendo procedimentos cirúrgicos para que possam se readequar com a identidade que eles se veem.  Além da cirurgia de readequação sexual, fazem terapia hormonal, para que o corpo se adapte ao gênero ao qual pertencem.

E vale lembrar que, mesmo aqueles que não passaram por cirurgia, também pode ser transgêneros. Geralmente, assim como alguns travestis, adotam nomes e se vestem de acordo com o gênero com que se identicam.

Transexual

Transexual é o mesmo que transgênero e, portanto, é uma pessoa que nasceu homem ou mulher, porém não se identifica como tal.  Esta pessoa busca ou passa por uma transição social que pode incluir a adoção de roupas do sexo oposto, o consumo de hormônios e optar pela cirurgia de mudança de sexo.

Entendendo a orientação sexual...

Ao contrário do que vimos quando falamos sobre a diferença entre Transexual, Travesti e Transgênero, onde a questão é a identificação com o gênero, a orientação sexual tem a ver com o sentir, seja ele afetivo ou sexual.

É por isso que, alguns homens com aparência tida como normal, de “homem”, tem sua orientação sexual no desejo por outros homens, mas não a identificação de gênero.

Eles se vestem, falam, se comportam e têm atitudes de homem, mas se relacionam não com mulheres, e sim com homens. Isso é orientação sexual. 

A orientação sexual está na capacidade de sentir atração emocional, afetiva ou sexual por outros indivíduos do mesmo sexo.

Confira a seguir como a cartilha do Ministério Público Federal apresenta:

  • Assexualidade: não tem atração por qualquer tipo de pessoa e gênero. 
  • Homossexualidade: atração sexual e afetiva por pessoas do mesmo gênero.
  • Heterossexualidade: afeto, interesse e atração sexual por pessoas do gênero oposto.
  • Bissexualidade: tem afeto e interesse sexual por ambos os gêneros. 

Diferença entre Trans e Travesti 

A diferença entre Trans e Travesti é altamente proeminente.

Trans são aquelas pessoas que em todos os seus sentidos agem como algum outro gênero que não aquele com que nasceram. Alguns homens têm esse comportamento e ao considerar seu modo de vida, agem de forma bastante semelhante ao comportamento típico das mulheres.

Trans pode ser realmente uma abreviatura depreciativa de todas as travestis. No entanto, os travestis são vistos como homens que usam roupas femininas, sem qualquer razão que não o seu gosto em fazer isso. E quando se consideram seus planos de vida diários, também podemos dizer que se comportam como as mulheres.

Os homem trans são pessoas que nascem com o sexo feminino, mas que em sua identidade de gênero se percebem como homens. Alguns já fizeram ou podem ter como objetivo fazer a cirurgia de transgenitalização (ou seja, a construção de um pênis artificial e a retirada dos seios). E quanto a sua orientação sexual podem estar presentes sentimentos de atração por mulheres ou serem homens trans gay, sentindo atração por homens.

A mulher trans nasce do sexo masculino, mas em sua identidade de gênero se percebe como mulher e fez ou tem objetivo de fezer a cirurgia de transgenitalização (ou seja, a retirada do pênis). Em sua orientação sexual, pode acontecer de sentir atração por mulheres e se denominar como uma mulher translésbica. Mas também pode sentir atração por homens e, neste caso, pode se denominar como uma mulher trans heterossexual.

Já no caso dos travestis é uma identidade comum da América Latina que designa alguém com características transfemininas. Não podemos definir travestis como homens ou mulheres, pois são travestis.

Por muito tempo houve o preconceito de que as travestis seriam homens cinquenta por cento feminizados que atuavam em filmes de prostituição ou pornografia. Mesmo que essa ideia tenha diminuído, ainda há muitos preconceitos que precisam ser  eliminados.

Acreditava-se também que as travestis não nutriam o interesse de fazer cirurgia de readequação genital. Mas tal definição não pode ser mais aplicada, e como se trata de uma questão de identificação, o ideal é perguntar para saber se a pessoa se vê como mulher trans ou travesti.

Mas o debate não finaliza por aqui

Ainda temos como parte da nossa cultura dividir e padronizar o ser em somente feminino ou masculino. A desconstrução desse olhar binário ainda é limitado por boa parte da sociedade e amplia diversas formas de preconceitos.

Tais preconceitos, muitas vezes, são caracterizados pela falta de conhecimento que as pessoas têm de determinados assuntos. Com as questões de gênero não é diferente. Por isso, é importante trazer essas discussões nas esferas sociais para entender melhor o tema trans vs travesti.

Mas agora você já sabe essas diferenças entre trans, travesti e transgênero, o que precisa ter mesmo em mente é que essencial é saber respeitar cada pessoa, independemente de orientação sexual ou de gênero.

A maneira como cada um escolhe viver não nos diz respeito, e isso é o mais importante. Se você conhece alguém que ainda não aprendeu a respeitar os outros seres humanos, como pessoas trans e travestis, compartilhe esse artigo para que, quem sabe, seja o início de uma tomada de consciência.