PUB
mascote
PUB


O que é transfobia e por que acontece o preconceito

Infelizmente, na nossa sociedade, ainda existem muitos preconceitos enraizados. E, muitas vezes, as pessoas absorvem esse preconceito para si e o praticam sem nem analisar os motivos pelos quais isso acontece. Ou seja, sem uma análise crítica. E isso acontece muito com a transfobia.

É natural nós termos uma certa resistência ou um “pé atrás” com tudo aquilo que não conhecemos bem. Por isso, quando mais nos informarmos sobre os assuntos, menores são as chances de que os preconceitos aconteçam.

Nesse texto, discutiremos um pouco mais sobre o que é a transfobia. Dessa maneira, você pode entender um pouco mais sobre como esse preconceito acontece.

É óbvio que nada justifica que o preconceito aconteça. E esse texto foi feito exatamente para isso: para que a partir do entendimento sobre o que é a transfobia você seja capaz de combate-la e de instigar outras pessoas a fazerem o mesmo.

Quem são as pessoas transexuais e o que é a transfobia?

As pessoas transexuais são aquelas que não se identificam com o gênero com o qual nasceram. Ou seja, a pessoa nasceu com órgãos sexuais masculinos, mas não se identifica com o gênero masculino.

O mesmo é válido para uma pessoa que nasceu com órgãos sexuais femininos, mas não se identifica com o gênero feminino. Isso é mais comum na sociedade do que nós comumente imaginamos.

Cabe destacar que uma pessoa transgênero é o oposto de uma pessoa cisgênero. Uma pessoa cis é aquela que se identifica com o seu gênero biológico. Ou seja, um homem que, biologicamente tem características de homem ou uma mulher que, biologicamente, tem características femininas.

Quando o assunto é transfobia, esse é o nome dado ao preconceito contra as pessoas que são transexuais. Ou seja, contra as pessoas transgênero. E esse preconceito pode acontecer através da discriminação, da violência física ou psicológica.

Por que a transfobia acontece?

 Infelizmente, a transfobia acontece. E muito. Você já parou para pensar quais são os motivos que levam esse preconceito a acontecer? Se não, conheça, a seguir, algumas causas para que possa evitá-las sempre que possível.

1 – A estrutura da sociedade

Nós vivemos em uma sociedade na qual não é “normal” que as pessoas tenham diferentes orientações sexuais. A nossa cultura ainda é muito heterocisnormativa. E o que esse nome tão grande quer dizer?

Que somente é considerado “normal” que as pessoas cisgênero tenham relações heteroafetivas entre si. Por isso, existe um preconceito muito grande com relação às pessoas e os relacionamentos entre pessoas com diferentes orientações sexuais. Inclusive, as trans.

2 – Falta de informação

A falta de informação e as informação pobre (ou seja, aquela informação regada a fake news e afins) são dois grandes perigos para a sociedade. E são os fundamentos de qualquer tipo de preconceito.

É muito comum que as pessoas apenas reproduzam diversos tipos de comportamento sem analisá-los criticamente. E isso também acontece com relação à transfobia. Por isso, é válido se informar sobre o assunto e se policiar.

3 – Questões religiosas

Infelizmente, muitos preconceitos estão enraizados na religião. Principalmente, quando se trata de preconceitos com relação à orientação sexual.

As linhas mais antigas relacionadas às religiões fazem com que a sociedade desaprove tudo o que é diferente do que a religião estabelece. E a transexualidade se encaixa nessas coisas diferentes, que são vistas como “desvios de conduta”.

4 – A transexualidade contraria os estereótipos comuns

Como eu já disse anteriormente, é natural do ser humano ter dificuldade para se adaptar ao que não é “comum”. Então, quando uma pessoa se comporta de uma maneira que não é a “esperada” a tendência é que achemos que aquilo é errado.

E isso é válido quando se trata da orientação sexual e da transexualidade. Os transexuais contrariam os estereótipos “comuns”, que são de homem e mulher cisgênero. E muitas pessoas consideram que essa seja uma postura errada.

Quais são os dados sobre a transfobia no Brasil?

Infelizmente, o Brasil é líder no ranking dos países onde mais se matam transexuais e travestis. Somente esse dado já é capaz de mostrar a triste realidade sobre a transfobia no Brasil e que existe uma urgência em se combater esse tipo de preconceito.

E cabe lembrar que, muitas vezes, os casos de transfobia ou de morte de pessoas transexuais nem são computados. Isso quer dizer que os números podem ser bem maiores do que imaginamos.

Porém, devemos lembrar sempre que, perante a Constituição, todos nós somos pessoas iguais. Devemos ter liberdade, segurança e o direito à vida. Isso, independentemente de qual seja a orientação sexual.

E que, desde o ano de 2019, a transfobia se enquadra entre os crimes de racismo. Ou seja, ela pode ser punida por lei. Esse já é um grande passo para os transexuais no Brasil, que auxilia no combate à transfobia.