PUB
mascote
PUB


O que é assexualidade? 5 coisas que deveria saber

Você sabe o que é assexualidade? É justamente a falta de desejo sexual por outras pessoas ou possuir um baixíssimo interesse em atividades sexuais. Alguns indivíduos consideram a assexualidade como sua orientação sexual, já outras descrevem essa condição exatamente como a ausência de uma orientação sexual.

É importante estar ciente do conceito e da complexidade da pessoa que se identifica assim porque pode até não parecer, mas há milhares deles por aí. Quem sabe se não é com uma pessoa que se identifica com assexualidade que você irá desejar se relacionar?

E não, não é impossível de se ter um relacionamento saudável com um assexual. Veja porquê.

Como a assexualidade afeta as relações?

As pessoas assexuadas podem e têm relacionamentos porque eles podem não sentir atração sexual, mas ainda podem sentir atração romântica.

Isto é, elas podem se sentir romanticamente atraídas por um ou vários indivíduos e decidir manter uma relação duradoura com alguém que seja assexuado ou não.

Em todo caso, é importante que as pessoas discutam os seus limites. Se você está em um relacionamento com um assexuado, respeite as preferências dele em relação ao sexo.

A comunicação é chave de um relacionamento, então, decidam o que parece bom e o que não é. Afinal, alguns assexuais podem se sentir confortáveis com determinada quantidade de contato físico e até sexual, enquanto outros não estarão dispostos a tentar nada.

Assexuais de todos os gêneros

Uma vez que esteja claro que pessoas assexuais têm atração romântica por outras, elas podem ser heterossexuais, bi, pansexuais, lésbicas ou gays e até transgêneros.

O fato de elas terem pouco ou nenhum interesse em fazer sexo não significa que elas não experimentam outros desejos por alguém do sexo oposto ou do mesmo sexo.

O que significa assexualidade: 5 coisas que precisa saber

1. Assexualidade não é celibato

Aqueles que recorrem ao celibato ou abstinência têm a intenção de se privarem de sexo por razões religiosas, culturais ou pessoais. Costuma ser temporário e bastante difícil para eles. A assexualidade não é uma escolha.

Está na pessoa a ausência dessa necessidade de participar de atividades sexuais regularmente.

2. Pessoas assexuais tem a libido em dia

Para alguns, desejo, libido e atração são a mesma coisa, mas não. A libido é basicamente o instinto sexual. Aquela vontade de fazer sexo para obter prazer, satisfação e liberdade.

O desejo é o querer realizar a prática seja por você, para satisfazer você e o outro, para engravidar, etc.

A atração sexual, porém, se dá quando você encontra alguém muito atraente e quer levá-lo para a cama.

Assim, os assexuais têm libido e podem sentir desejo sexual, usando a masturbação para se aliviar ou recorrendo a algum tipo de sexo. Ou seja, seus instintos não estão adormecidos ou mortos. Cada pessoa irá agir de uma forma.

3. Não existe uma razão ou cura

Nunca foi provado que houvesse uma condição médica que os deixasse assim, diferente da perda de libido, de disfunções sexuais e do medo de intimidade, por exemplo, que pode ser tratado com remédios e terapia.

Assim, não há nada de errado com os assexuais para que eles precisem procurar ajuda de qualquer tipo.

4. Desejo vs Amor

Você, no geral, não precisa amar alguém para transar com ela, certo? O contrário também funciona. Para a maioria dos assexuais, para amar, estar com alguém e querer fazê-lo feliz não é necessária a prática sexual.

Alguns podem sentir repulsa por sexo, alguns podem sentir-se indiferentes a ele e outros podem gostar um pouco.

5. Pessoas podem se descobrir assexuais tardiamente

É possível que alguém tenha tido a vida sexual ativa no passado, mas não tem o mesmo desejo há um longo tempo. Se provado que não é uma alteração hormonal ou algo do tipo, é possível que a assexualidade da pessoa seja fluída. Ou seja, haverá períodos – de dias, meses ou anos – em que ela pode sentir desejo de obter contato íntimo com alguém e outros em que não haverá qualquer interesse.

Comunidade Assexualidade Brasil

A comunidade "assexualidade Brasil" não é enorme no país, mas existe, tem voz e é bastante ativa na Internet e redes sociais. As pessoas, até há alguns anos atrás, se escondiam através de imagens e pseudônimos.

Hoje, elas estão mais abertas agora que existem diversos fóruns e comunidades nas quais se sentem confortáveis para discutir, se conhecer e até se relacionar, bem como a despertar a atenção de estudiosos e pesquisadores brasileiros que debatem a assexualidade de forma séria.

Como fazer o parceiro entender a assexualidade

Dá para explicar isso de uma forma detalhada que descreva como essa orientação funciona de forma única para você ou se ater à ideia geral de atração não sexual.

É possível que você não se sinta à vontade para discutir o assunto, mas é justo permitir que o outro se apegue quando existe a chance de que você não possa suprir todas as necessidades dele?

A grande maioria dos homens, hétero ou gay, parecem ter um problema com a assexualidade porque tendem a ser muito ativos na cama, então, é interessante iniciar uma relação com alguém já ciente disso.

Existe teste de assexualidade?

Embora não haja um teste especifico que você possa fazer, há perguntas que dá para fazer a si mesmo para avaliar se os desejos se alinham com as características assexuadas mais comuns. Você pode se perguntar:

• O que a atração sexual significa para mim? Eu a sinto?
• Sinto desejo de transar com pessoas atraentes?
• Como me sinto sobre fazer sexo?
• Sexo é importante para mim?

É muito possível que essas respostas possam te ajudar a pensar sobre sua possível assexualidade, os seus limites, como abordar o assunto, etc.

Se essa é, de fato, a sua realidade, não precisa temer pela ideia de não encontrar alguém que te aceite como é. Vários pessoas que se identificam com a assexualidade vivem relacionamentos amorosos felizes, até com filhos, e são realizados assim. Encontre a sua comunidade e aprenda mais!