PUB
mascote
PUB


O que é Cisgênero e Transgênero

Iniciamos este artigo informativo para explicar, primeiramente, o conceito de gênero em ambas as definições acima. O gênero é, basicamente, a forma como uma pessoa se identifica. Muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre essas definições.

Cisgênero e Transgênero são as formas como um indivíduo se identifica, são identidades de gênero que se diferem. Nas comunidades LGBT, existem pessoas que estão por dentro de todas as nomenclaturas, no entanto, algumas pessoas ainda não entendem como funciona.

Se você deseja saber qual é a diferença entre essas duas identidades de gênero, continue a ler esse artigo, pois ele tem o objetivo de esclarecer todas as suas dúvidas sobre isso de uma vez por todas!

O que é Cisgênero?

A pessoa cisgênero é aquela que nasce com um gênero, sendo ela alinhada com esse gênero com o qual nasceu biologicamente, sexualmente e anatomicamente. Elas se identificam da forma como vieram ao mundo.

Geralmente, as pessoas começam a identificar a sua identidade de gênero ainda aos 3 anos de idade e, até aí, é algo que fica bastante subjetivo. É aí que a pessoa começa a pensar se ela é um homem, uma mulher, mulher trans ou homem trans. (abaixo explicaremos).

Para que você entenda de maneira mais simples o que significa cisgênero, veja desta maneira: se você nasceu com características masculinas, logo, se considera homem. Se você nasceu com características femininas, se identifica como mulher.

Se você ficou curioso sobre a diferença entre cisgênero e transgênero, pode ficar tranquilo(a), pois iremos explicar isso para você no próximo subtítulo. Primeiro iremos esclarecer uma outra dúvida recorrente sobre cisgênero, que tem a ver com heterossexualidade.

Apesar do que muitos pensam, cisgênero não tem ligação com heterossexualidade. Por exemplo, uma pessoa homossexual pode ser cisgênero pelo simples fato de se identificarem como masculino ou feminino. Portanto, isso não implica em ser hétero.

É possível que uma pessoa cis seja: hétero, gay, pansexual, assexuada ou bi. Essa é uma dúvida recorrente, mas quebramos ela aqui. A pessoa cis se identifica biologicamente com o seu sexo de nascimento.

Por esse motivo, geralmente não se sentem mal com o corpo em que estão, pois, se identificam, portanto, é o oposto do que ocorre com as pessoas trans.

Transexualidade

É muito possível que neste assunto tenham diversas nomenclaturas que você pode não entender inicialmente, mas calma. Para explicar a transexualidade é simples e iremos usar o mesmo conceito utilizado acima.

Bom, para que você possa entender de maneira mais simples, veja da seguinte maneira: se você nasceu homem e não se identifica com o seu gênero e sim como mulher, você é uma mulher trans. Se você nasceu mulher e se identifica como homem, é um homem trans.

Algumas pessoas confundem o conceito de gênero trans com travestis. A pessoa trans não se sente confortável com o corpo em que nasceu, portanto, se identifica como sexo oposto. Já os travestis se identificam com o visual feminino, utilizando também como forma de trabalho.

Alguns travestis utilizam o visual durante a vida toda, outros não. Isso vai variar muito de pessoa para pessoa. Mas a forma como os dois se sentem no corpo em que estão é completamente diferente.

Outra coisa que confundem, e muito, são as drag queens. As drag queens não são transgêneros. O que ocorre é que elas são, na verdade, homens que se vestem de mulher de maneira artística, para apresentações e entretenimento.

Algumas drag queens fazem desfiles, outras são modelos fotográficas, etc., um exemplo de drag queen é o Pabllo Vittar, que é um homem homossexual que faz apresentações e aparece em seus clipes vestido como uma mulher, no entanto, não fica assim todo o tempo.

O sentimento que toma conta da vida de grande parte dos transexuais durante suas vidas é o de não estar no corpo correto. Portanto, com passar dos anos, adotam medidas para que consigam a aparência que desejam e se sintam bem novamente.

Existem diversos procedimentos feitos em pessoas trans. Têm aquelas que optam pela remoção do pênis, dos seios, modificação das cordas vocais. As cirurgias para se resignar sexualmente é feita com bastante burocracia, necessitando de uma autorização expedida por psiquiatras.

Existem diversas pessoas famosas que se identificam como o sexo oposto, celebridades como Laverne Cox, que fez parte do elenco de Orange Is The New Black e Jamie Clayton, de Sense8 são exemplos dessas atrizes.

Por que as pessoas confundem transgênero, travestis e drag queens?

Esse é um assunto bastante polêmico, no entanto, o que ocorre na nossa sociedade tem como principal causador o preconceito. O preconceito é o motivo pelo qual existe a desinformação e outras atitudes bárbaras contra a comunidade LGBT.

A motivo pelo qual perdurou durante tanto tempo essa desinformação foi justamente a falta de infraestrutura e atenção, tudo isso causado por uma deficiência social. Assim como o machismo, o preconceito é algo que tem causado muitos estragos.

Felizmente, com o passar do tempo, as pessoas passaram a ter mais informação, especialmente com o avanço da tecnologia e acesso à informação de maneira mais simples. Nos dias atuais, grande parte da comunidade LGBT já entende a maioria dos conceitos.

Necessitou-se de muita luta para que as pessoas trans conseguissem seu espaço na sociedade e merecidamente estão conseguindo abrir as portas para que muitas pessoas que sentem medo consigam fazer parte dessa luta por um bem maior: o amor.

Se você ainda tinha dúvidas sobre esse assunto, esperamos ter esclarecido e amarrado todas as pontas. Existem muitos assuntos que ainda precisam ser discutidos quando falamos de sociedade como um todo, mas aos poucos as coisas se ajeitam.

É importante que se você se identifica como uma pessoa transgênero, não se deixe levar pelo preconceito e pela maldade causada pela parcela preconceituosa da sociedade. Deixe que o seu espírito seja elevado e que finalmente se sinta no local e no corpo certo.

Algumas coisas estão se tornando cada vez mais acessíveis para o gênero trans. Antes, a idade mínima para a cirurgia de transição de gênero era de 21 anos de idade, agora, é 18 anos,  de acordo com a Resolução 2.265/2019.