PUB
mascote
PUB


O que acontece quando o homem ejacula todos os dias?

Você pode estar se perguntando com que frequência os homens têm orgasmos. E o que acontece quando o homem ejacula todos os dias? Existe uma quantidade normal? Venha descobrir tudo...

Pode estar passando por sua cabeça que talvez não faça sexo suficiente, ou que talvez esteja fazendo demais! Ou será que se está masturbando muito?

Essas dúvidas podem estar preocupando alguns homens, sem saberem se há uma quantidade de vezes normal para se ejacular, ou pensando o que acontece quando o homem ejacula todos os dias.

Veja que o número médio de vezes que um homem ejacula varia de acordo com sua idade, o seu estado de relacionamento e sua saúde. Os estudos nesta área têm indicado que a ejaculação é mais frequente entre homens de 25 a 29 anos. A partir dos 30 anos, essa frequência diminui e vai caindo ainda mais com o avançar da idade.

A maioria dos homens ejacula quando tem um orgasmo, contudo, alguns podem ter um orgasmo sem ejacular. Assim, a ejaculação é, quase sempre, sinônimo de prazer. Portanto, se pode perguntar: há um limite para o prazer?

Continue lendo para entender mais sobre as vantagens, desvantagens e tudo o mais que acontece nesse momento...

Mas o que acontece quando o homem ejacula todos os dias?

Nada de ruim acontece se um homem liberar esperma diariamente. Na verdade, ejacular diariamente faz mais bem do que mal, a menos que o homem tenha um problema obsessivo ou de masturbação compulsiva ou crônica. Aí será um viciado e, portanto, poderá estar precisando de tratamento psicológico ou até psiquiátrico.

Aproveite para ler: "Vício em Masturbação: como saber se é viciado"

Mas veja que ejacular todos os dias não é, habitualmente, algo a se temer. Os homens podem fazê-lo de forma totalmente segura e até com vários benefícios.

As pesquisas realizadas indicam que a frequência com que um homem ejacula pode melhorar sua saúde, bem como a sua contagem de esperma e até seu bem-estar geral.

Há sete partes do corpo que entram em ação quando um homem ejacula: os testículos, o pênis, o ducto deferente, a próstata, o epidídimo, a vesícula seminal e a uretra.

Nesse momento, a ejaculação leva a liberar certos hormônios no corpo como dopamina e oxitocina. São hormônios associados à felicidade e surgem quando fazemos atividades prazerosas. Por isso, quando você tem um orgasmo se libera do estresse e fica mais feliz!

Mas, em alguns casos, a liberação de esperma é uma forma de o corpo deitar cá para fora o sêmen antigo, de modo a acomodar o novo sêmen.

É prejudicial liberar esperma diariamente?

Não, como já vimos antes, não é prejudicial liberar esperma todos os dias. Veja que o corpo do homem produz milhões de espermatozoides diariamente.

Há estudos que indicam que o esperma leva 74 dias a amadurecer por completo. Mas quando se dá a ejaculação diária, isso não faz com que seu corpo fique sem esperma ou sem espermatozoides! Assim, não vale a pena se preocupar com o que acontece quando o homem ejacula todos os dias.

Leia também: "Como Retardar a Ejaculação"

Ejacular diariamente pode ajudar contra o câncer de próstata?

Um estudo divulgado em 2016, com quase 32 mil homens, concluiu que a ejaculação frequente pode reduzir o risco de se sofrer de câncer de próstata.

Nessa altura, as manchetes até sublinhavam que "ejacular, pelo menos, 21 vezes por mês reduz significativamente o risco de câncer de próstata", com base nessa pesquisa que foi publicada pela European Urology.

Contudo, essa associação entre a ejaculação e o menor risco de câncer de próstata não está totalmente confirmada. São precisos mais estudos para o poder dizer com certeza.

Até porque um outro estudo, realizado em 2004, não tinha encontrado qualquer ligação entre a ejaculação e o risco de câncer de próstata.

Como é que a ejaculação afeta o corpo e a saúde?

A ejaculação pode ser comparada a uma espécie de exercício físico. E, por isso, ajuda a liberar substâncias que controlam os níveis de estresse e ansiedade, contribuindo para o bem-estar físico e mental dos homens.

Assim, ejacular ajuda a relaxar seu corpo, o que pode trazer vários benefícios para sua saúde, com destaque para os seguintes:

  • Alivia o estresse e a ansiedade
  • Ajuda a melhorar o humor
  • Melhora a qualidade do sono
  • Fortalece seu sistema imunológico
  • Pode ajudar a aliviar dores crônicas
  • Aumenta a qualidade do esperma.

Mas há outros benefícios associados ao ato de ejacular com frequência de que vamos te falar de seguida...

A ejaculação é boa para o coração

O sexo é uma parte essencial de nossas vidas. Por isso, a ejaculação é igualmente importante, até para a saúde de seu coração.

Quando um homem ejacula, sua frequência cardíaca aumenta e seu peito bate mais forte, aumentando o fluxo sanguíneo que circula em seu corpo. Esse aumento de fluxo faz com que ele mantenha sua pressão arterial estável. Desse modo, contribui para reduzir as chances de sofrer de doenças cardiovasculares.

Alguns estudos chegaram concluindo que os homens que fazem sexo, pelo menos, três vezes por semana têm menor probabilidade de contrair doenças cardíacas do que aqueles que fazem sexo somente uma vez por mês, ou não fazem de todo.

Os benefícios são os mesmos na ejaculação do sexo e da masturbação?

Não existem muitas pesquisas nessa área e, por isso, é difícil responder a isso com certezas. Serão necessárias mais pesquisas para determinar as eventuais diferenças.

Mas, em teoria, podemos falar da falta de partilha que existe no caso da masturbação. É uma ótima prática e a que todos se aconselha, até como processo de autoconhecimento. Mas o prazer partilhado com outra pessoa, no sexo, implica também o prazer dessa partilha. Portanto, o orgasmo nesse caso pode ser mais intenso e mais proveitoso.

Porém, também existe a masturbação partilhada, o que terá benefícios semelhantes nesse campo.

Veja ainda: "A masturbação faz mal para o relacionamento?"

Existe algum motivo para controlar quantas vezes se ejacula?

Não existe nenhum motivo científico, ou relacionado à saúde, para isso. Mas há uma antiga crença taoista que defende que controlar a frequência da ejaculação ajuda a preservar energia.

Assim, evitar a ejaculação seria uma forma de levar a energia contida no esperma de volta ao cérebro, revitalizando-o, portanto.

Dentro dessa ideia, os taoistas recomendam que os homens apenas gozem, ejaculando, entre 20 e 30 por cento das vezes que fazem sexo.

É possível ficar sem esperma?

Não, não acontece nada disso, mesmo que você ejacule todos os dias! Seu corpo mantém sempre a produção de esperma. Você sabia que mais de mil espermatozoides são produzidos a cada segundo? É uma usina bem oleada!

Mas se está mesmo preocupado com isso, saiba que o exercício ajuda a aumentar a produção de espermatozoides, segundo alguns estudos. Vamos começar já hoje a bombar no ginásio?

Há quem se preocupe com um eventual desperdício de esperma, pensando na masturbação, por exemplo, e na ejaculação frequente. Pode haver quem pense que ejacular sem sexo é ruim, mas isso é falso. A masturbação pode ser saudável, desde que não se torne um vício e algo obsessivo.

Já ouviu falar do orgasmo seco?

Há casos em que os homens quase não liberam sêmen na ejaculação, mesmo tendo um orgasmo. É o chamado "orgasmo sexo". Já ouviu falar?

Nesse caso, pode haver um problema chamado de "ejaculação retrógrada", em que o esperma entra na bexiga em vez de sair do pênis. Se trata de uma condição que não é prejudicial à saúde do homem em si, mas que pode causar infertilidade.

Portanto, se sentir que está liberando pouco sêmen de forma recorrente, quando ejacula, talvez deva procurar um médico para perceber se pode estar acontecendo isso consigo.

Mas se está preocupado por ejacular todos os dias, não se apoquente. A ejaculação frequente não vai acabar com seu esperma! Esse não é um problema, a não ser que já tenha baixa produção de esperma, o que deve levar você a procurar um profissional de saúde adequado.

Qual é a quantidade normal?

Em dias marcados por forte pressão social, muitas pessoas se preocupam em saber o que é normal! Mas não é tão simples assim, sobretudo no caso da ejaculação.

Não há um número específico de vezes que se deva ejacular a cada dia, semana ou mês para conseguir um resultado específico.

Mas, mesmo assim, muitos homens podem temer não estar fazendo tanto sexo quanto os demais, ou estar se masturbando mais ou menos do que eles.

Porém, na verdade, não existe um número "normal" de vezes que um homem deva ejacular. Nem existe uma quantidade normal de esperma que deva sair na ejaculação. Tudo depende de muitos fatores, incluindo das condições específicas do próprio homem.

Estudos realizados indicam que a masturbação é mais comum durante a adolescência, algo que não era preciso um estudo vir confirmar, pois todos sabemos que, nessas idades, os hormônios ficam loucos!

Nas idades entre os 30 e os 39 anos, são mais frequentes as masturbações em parceria, ou seja, com um companheiro ou companheira. Algo também natural, pois é uma idade onde as pessoas tendem a ter parceiros amorosos.

Mas além disso, é preciso considerar outros fatores que podem influenciar quantas vezes um homem ejacula. E está tudo bem com isso - não existe um padrão certo ou errado!

E quantas vezes se pode ejacular num mesmo dia?

Não existe um número fixo de vezes para que um homem libere seu esperma diariamente! Nem existe nenhum estudo muito sério que tenha analisado isso dessa forma.

Na verdade, alguns dos estudos que se debruçam sobre a matéria devem ser lidos com uma pitada de sal - e muito questionamento. É que, muitas vezes, são baseados naquilo que os participantes dizem. E, claro, sabendo como são alguns homens, se sabe logo que podem estar mentindo, se vangloriando de ejacular mais do que realmente acontece.

Assim, não existe nenhuma diretriz que defina a frequência ideal com que um homem deve ejacular, seja sozinho ou com um parceiro ou parceira.

Sabemos que existem mitos sobre os perigos da masturbação. Porém, na maioria dos casos, são infundados e não fazem sentido, pois, no geral, não é prejudicial você se masturbar de forma regular. Tal como não é perigoso fazer sexo com seu parceiro ou parceira de forma regular!

Existem benefícios de não ejacular?

Você também pode se perguntar o que acontece se segurar seu esperma e evitar ejacular. Será que minha fertilidade e quantidade de esperma aumentarão?

Veja que não há provas disso, nem de que não ejacular traga benefícios concretos para sua saúde.

Mas há quem acredite que esse autocontrole pode provocar recompensas especiais em termos místicos. Já falamos antes dos taoistas e da tese da energia do esperma que, não ejaculando, seguiria para revitalizar o cérebro.

Contudo, também há estudos que asseguram que a retenção de esperma pode ajudar a ter um melhor desempenho na academia, tornando, assim, seus treinos mais produtivos.

Como não ejacular?

A forma mais óbvia de não ter ejaculação é não fazendo sexo, nem se masturbando! Mas você também pode conseguir a retenção de sêmen interrompendo o sexo antes do ponto de ejaculação, ou treinando seu corpo para ter um orgasmo sem ejacular.

Espreite também: "Diferença entre gozar e ter um orgasmo"

Contudo, se, intencionalmente, você evitar ejacular por um tempo, poderá vir a desenvolver problemas de ejaculação, e até ejaculação precoce. E isso pode se tornar um problema grave de saúde, exigindo tratamento médico. Portanto, se acautele.

Mas se sente vontade de se abster da ejaculação por achar que é natural, faça! Nenhuma pesquisa sugere que evitar ejacular cause danos recorrentes para seu corpo ou complicações - desde que a prática seja feita com moderação.

O que acontece ao esperma se não for ejaculado?

Quando você retém sêmen, seu corpo o decompõe e o reabsorve. Parte desse sêmen pode sair do corpo durante a noite, nos chamados "sonhos molhados".

Esses "sonhos molhados" são mais comuns durante a puberdade, mas, na verdade, podem acontecer a qualquer momento de sua vida.

Quais as desvantagens de liberar esperma diariamente?

Como no resto, a regra do que "é demais, é ruim", também se aplica aqui. Liberar esperma diariamente pode estar associado a um excesso de masturbação, o que se pode tornar num problema psicológico, e até físico, sério.

Nesses casos, até pode atrapalhar sua rotina diária, se sentir essa ânsia de se masturbar constantemente.

Por outro lado, liberar esperma todos os dias pode ser uma desvantagem para seu relacionamento, pois pode acabar reduzindo seu desejo sexual. Nesse caso, o seu parceiro ou parceira, terá dificuldades em entender o que se passa - a não ser que todas essas vezes que ejacule, seja com ele ou com ela.

Além disso, a ejaculação demasiado frequente pode ter outras complicações como:

  • Fraqueza e fadiga no corpo
  • Cãibras musculares
  • Preguiça
  • Insônias.

Já sabe o que acontece quando o homem ejacula todos os dias?

Agora que você entendeu que a ejaculação frequente oferece vários benefícios a sua saúde, pode aproveitar para liberar seu desejo à vontade. Contudo, não exagere! Se lembre de que o ponto certo está no equilíbrio.

A masturbação é uma atividade sexual essencial para homens e mulheres, e que pode ser muito saudável - além de ajudar a conhecer seu corpo e suas zonas erógenas.

Não tem certeza se deve ejacular mais ou menos? Ouça seu corpo, vá ao seu ritmo e goze na medida de seu prazer. Afinal, o que acontece quando o homem ejacula todos os dias apenas e só a ele lhe diz respeito.