PUB
mascote
PUB


Será que a masturbação queima calorias?

A masturbação é uma delícia. Diverte, desestressa, além de ser uma excelente maneira de estabelecer um maior contato e um maior conhecimento do próprio corpo. Tanto para homens, quanto para mulheres, é uma atividade repleta de benefícios e pontos positivos.

Afinal, a masturbação é capaz de melhorar a conexão entre o corpo e a mente, proporcionando um maior autoconhecimento, uma melhora na libido, na autoestima e na autoconfiança, além de ajudar a descobrir qual é o “caminho das pedras” para conseguir chegar no orgasmo (principalmente para as mulheres, a masturbação é essencial para descobrir as melhores maneiras de chegar ao orgasmo).

E, mesmo com todos os benefícios que a masturbação traz, ainda existe uma dúvida que não quer calar: será que a masturbação queima calorias? Além de todos os benefícios que ela já traz, será que ainda teríamos o benefício da perda de peso, caso façamos essa atividade com uma certa frequência no nosso dia-a-dia? Continue na leitura do texto para descobrir!

Para entender melhor se a masturbação queima calorias, vem aprender sobre o gasto calórico ao longo do sexo 

Antes de começar o assunto se, efetivamente, a masturbação queima calorias, cabe falar primeiramente sobre a queima calórica proveniente de uma relação sexual a dois (ou mais). Afinal, dependendo da intensidade de uma relação sexual, a queima calórica que acontece nela pode ser bem significativa para os envolvidos.

Segundo estudos da Universidade de Quebec, no Canadá, a queima média de calorias a cada minuto de relação sexual é em torno de 4,2 calorias para homens e 3,1 calorias para mulheres (esses números foram baseados em adultos jovens).

Visto que o tempo médio que uma relação sexual gira em torno dos 25 minutos, isso seria o equivalente a uma queima calórica de 105 calorias para os homens e 77 calorias para as mulheres ao longo de uma sessão de sexo. Isso quer dizer que o gasto calórico pode ser até mais eficaz do que o de uma caminhada leve (que gasta entre 3 e 4 calorias por minuto).

Mas é óbvio que transar não vai substituir todas as suas caminhadas e demais atividades físicas. Quando se trata de uma caminhada em um ritmo mais acelerado ou de uma corrida, o gasto calórico por minuto é maior do que ao longo da relação sexual. E cabe destacar que o gasto calórico ao longo de uma relação sexual também vai variar muito dependendo da intensidade e do tempo de duração do ato.

Por que os homens gastam mais calorias ao longo da relação sexual?

Pode acontecer de os homens gastarem mais calorias ao longo do ato sexual por dois motivos: pela tendência de eles serem mais ativos ao longo da situação (o que nem sempre acontece) e também pelo fato de pesarem mais (que confere a eles um maior gasto de energia).

É possível perder calorias ao longo de uma relação sexual. Mas e a masturbação, queima calorias?

Finalmente, chegou a hora da resposta mais esperada do texto! E a verdade é que, visto que ao longo de uma relação sexual existe uma queima calórica, ao longo da masturbação também existe. Porém, ainda não existem estudo suficientes na área que comprovem, em números, a quantidade média de calorias gastas ao longo da atividade.

Mas, tendo como base o gasto calórico que já sabemos que acontece por minuto ao longo de uma relação sexual a dois (ou mais), podemos supor que a queima de calorias ao longo da masturbação é um pouco menor. Ou seja: é provável que os homens gastem menos de 4 calorias por minuto e as mulheres, menos de 3 calorias por minuto.

E isso acontece pelo fato de a relação sexual ter a tendência de ser mais ativa e mais longa do que uma sessão de masturbação. Pense bem: enquanto no sexo a tendência é trocar de posição e demorar cerca de 25 minutos, ao longo da masturbação, a pessoa, normalmente, fica em uma só posição e alcança o orgasmo em menos de 10 minutos (quando já tem uma certa experiência no assunto, goza em até menos tempo).

Por isso, podemos dizer que a masturbação queima calorias, mas que essa queima de calorias é quase insignificante. Seria mais ou menos o mesmo gasto calórico que se tem para a manutenção das funções vitais do organismo (respiração, digestão e afins) ou atividades simples como escovar os dentes, de alimentar e tomar banho.

Concluindo...

Agora, com toda a sinceridade, por mais que a queima calórica ao longo da masturbação não seja a maior de todos os tempos, isso não é motivo para desanimar de fazê-la, não é mesmo? Afinal, pense em todos os benefícios e em todo o bem-estar que ela proporciona, liberando endorfinas e oxitocinas, melhorando o seu humor, seu sono e a sua autoestima.