PUB
mascote
PUB


Identidade Intersexual: O que é?

A intersexualidade é a nome representado pela letra “I” na sigla LGBTI+. O dia em que se comemora a Visibilidade Intersexual é 26 de outubro. Você provavelmente deve estar se perguntando: Identidade Intersexual, o que é? 

Esse é um termo que assim como os demais, sofre bastante preconceito, pois o mesmo tem alguns mistérios na sociedade. No entanto, é algo que na nossa sociedade é mais comum do que imaginamos.

É isso que vamos explicar neste artigo! Mostraremos algumas dúvidas recorrentes quando o assunto é intersexualidade e, também, coisas que você precisa evitar fazer quando encontrar uma pessoa intersexual.

O que é a Intersexualidade?

A Intersexualidade não é uma identidade ou orientação, ao contrário do que muitos pensam. Uma pessoa Intersexual nasce com características completamente diferentes de uma mulher ou de um homem, comumente falando, algo que não corresponde.

Anatomicamente, o Intersexual possui muitas diferenças. Para explicar de maneira simples, uma pessoa intersexual possui diferentes em todas os genes, cromossomos, hormônios, órgãos internos e externos, classificação binárias, etc.

Pessoas intersexuais são pouco comuns

De acordo com a Organização das Nações Unidas, a população intersexual do mundo é a mesma de pessoas ruivas, aproximadamente 1,7%. Há pessoas que não sabem da própria intersexualidade, pois acabam desenvolvendo as características depois de um tempo.

É muito provável que a população de pessoas intersexuais seja ainda maior do que parece. De acordo com pesquisas, o Brasil pode ter cerca de 170 mil pessoas intersexuais. E como dissemos, algumas delas podem não fazer ideia de que sejam.

É errado chamar uma pessoa intersexual de hermafrodita

Neste subtítulo, entraremos em um assunto que a maioria já imaginaria: o preconceito. Assim como existem termos preconceituosos para outras classificações na comunidade LGBTI+, também existem os termos para os intersexuais.

Chamar uma pessoa intersexual de “hermafrodita” é algo preconceituoso. Já temos ideia de que o termo correto é Intersexual, portanto, é uma nomenclatura para a sua condição de nascença, uma condição biológica.

Essa nomenclatura é preconceituosa porque nos tempos antigos, quando se tinha pouco conhecimento, pessoas que nasciam Intersexuais eram chamadas de Hermafroditas, por terem um sistema reprodutor diferente. Hermafrodita significa “espécie não-humana”.

Por ser um termo muito antigo, já caiu em desuso. Portanto, na medicina atual, o termo utilizado corretamente é o Intersexual.

Intersexualidade é uma doença?

Polêmicas, preconceitos e falta de conhecimento têm feito com que muitas pessoas vejam a intersexualidade como algo similar ou então, uma doença, de fato. No entanto, a Intersexualidade não é uma doença.

A Intersexualidade é uma condição biológica que ocorre com muitas pessoas na sociedade e na medicina atual, existe um devido tratamento para isso. Algumas pessoas fazem cirurgias e devido tratamento com o uso de hormônios.

Assim, elas conseguem pouco a pouco se aproximar do que seria a ideia “correta” de como seria o seu corpo biologicamente. Mas, algumas coisas têm mudado quando se trata da população intersexual do mundo.

O preconceito

Algo bastante importante a ser discutido quando se trata de Intersexualidade é a aceitação do próprio corpo, visto que há muito tempo, isso era visto como um grande problema, tanto que pessoas que nasciam com a condição eram classificadas como não-humanas.

Na verdade, o intersexo não deve ser visto como anormal ou então, necessitar obrigatoriamente de uma intervenção médica, especialmente se isso não fizer nem um mal para o seu bem-estar.

Na Idade Média, era comum que uma pessoa intersexual fosse vista como um ser monstruoso ou aberrações. O estranho nisso tudo é perceber como a sociedade pouco ainda sabe sobre essa diversidade.

Antigamente, algumas pessoas eram mortas em praça pública por nascerem com essa diferença, hoje em dia, são vistas com um olhar de anormalidade da sociedade. Então, lutam todos os dias para que sejam aceitas na sociedade.

A comunidade LGBT não abre espaço para pessoas Intersexuais

Como explicamos, a Sigla “I” de LGBTI+ se refere ao termo Intersexual, no entanto, esse é o termo com menor visibilidade entre todos os outros. Inter significa “entre dois”, ou seja, entre o sexo masculino e feminino.

A pessoa Intersexual tem órgãos femininos e masculinos juntos, algumas com o órgão sexual masculino prevalecendo, outras com o órgão sexual feminino.

Procedimentos invasivos

Existem pessoas Intersexuais que passam por algumas cirúrgicas que têm como objetivo corrigir o que torna essas pessoas diferentes das demais. No entanto, no meio ativista, as cirurgias são vistas como mutilação, pois, os procedimentos não são necessários.

De acordo com a ONU, esses procedimentos que envolvem cortes ou então, terapias hormonais e mentais para que a pessoas se reinvente são desumanas, podendo ser classificadas como abuso.

Existem diversas pessoas no Brasil lutando para sua visibilidade na sociedade e conquista de espaço entre todas as outras pessoas. No entanto, será necessário um trabalho conjunto para que a força dessas pessoas aumente.

Por que é importante lutar pelas diferenças na sociedade?

Como todos nós já sabemos, nossa sociedade sofre com um preconceito extremo. Isso inclui o racismo, o machismo, Homofobia, etc., no entanto, se uma luta por um gênero com menos visibilidade crescer na sociedade, haverá visão para outras.

O que é necessário na sociedade atual para que haja uma boa estrutura para o combate ao preconceito é uma boa educação familiar e escolar. A Idade Média já passou há muito tempo, no entanto, as pessoas Intersexuais ainda sofrem com os males do preconceito.

É importante combater os preconceitos num sentido geral, é necessário que haja abrigo e espaço na comunidade LGBT para as pessoas Intersexuais. É fundamental refletir sobre o motivo que há um “I” nesse conjunto de siglas que juntos enfrentam uma parcela social.

É muito possível que alguns de vocês que leram esse artigo achavam que o termo correto para designar as pessoas com essa diferença biológica era “hermafrodita”, no entanto, agora entendem como funciona o organismo e como essas pessoas tiveram isso.

Uma explicação que também deixa bastante claro a razão pelo qual a pessoa nasce assim está na gestação. Quando uma criança ainda está no útero da mãe, pode ocorrer a má formação do gênero desse bebê, o que faz com que ela venha ao mundo Intersexual.

Portanto, é importante entender não apenas o contexto sexual, mas entender o conceito biológico, o motivo pelo qual um ser humano pode ser gerado com diferenças em sua forma estética. Para que o mundo melhore, é necessária a reflexão!