PUB
mascote
PUB


Cuidado para não cometer esses erros com a camisinha

Você sabia que, quando utilizada de maneira correta, a camisinha masculina tem 98% de eficácia na proteção contra DSTs e gravidez não planejada? Mas existem muitas pessoas que cometem erros com relação ao uso da camisinha. E, assim, comprometem (e muito) a sua eficácia.

Como já dissemos muitas outras vezes aqui, o uso de preservativos é essencial para que você faça sexo com segurança. E que, dessa maneira, esteja protegido (a) do risco de contrair uma DST ou de ter um bebê antes do tempo planejado.

Por isso, é essencial que você esteja ciente dos possíveis erros com relação ao uso da camisinha. Essa será a melhor maneira de evitá-los. E lembre-se de que já temos aqui no blog algumas dicas essenciais de como colocar o preservativo, tá?

Evite esses 5 erros com a camisinha!

1 – O armazenamento da camisinha

Muitas pessoas têm o costume de armazenar a camisinha na carteira. Ou em outros locais que possam fornecer atrito, calor ou outra situação que possa danificar o preservativo. E um preservativo mal armazenado e danificado pode perder a sua eficácia.

Por isso, o primeiro erro com relação ao uso da camisinha ao qual você deve se atentar é com relação ao seu armazenamento. Deixe-a em locais nos quais ela não sofra atrito, calor ou qualquer outra condição que possa danificá-la.

2 – Não respeitar a data de validade

Os itens têm uma data de validade e isso não acontece por acaso. Tudo tem uma vida útil e, depois disso, começa a se deteriorar e não funcionar bem. Isso também é válido para os preservativos.

Portanto, lembre-se de observar a data de validade do item na hora da compra. E também antes de utilizá-la. Cabe lembrar que uma camisinha vencida pode vir a se romper ou falhar de outra maneira. E que isso colocará a sua saúde em alto risco.

3 – Reutilização

Eu espero que você tenha plena consciência de que camisinhas são itens descartáveis. Ou seja: que não devem ser reutilizados em hipótese nenhuma!

Recentemente, escutei o relato de um amigo que, quando adolescente, reutilizava os preservativos, a fim de “economizar dinheiro”. Mas você, que está lendo esse texto, nunca cometa esse erro! É um erro gravíssimo e que pode colocar a saúde de ambas as partes envolvidas.

Primeiramente, porque a camisinha perderá completamente a sua eficácia. E ela já estará contaminada com microrganismos das duas pessoas envolvidas. E isso não traz o risco somente de DSTs, mas de outras infecções que podem ser causadas por esses microrganismos.

E saiba que lavar a camisinha não é uma boa ideia. Isso só irá fragilizar o seu material e a deixará com o risco de se romper. Enfim, reutilizar esse item nunca é uma boa ideia. Nunca faça isso!

Os preservativos (tanto femininos, quanto masculinos) são super baratos nas farmácias brasileiras. E, além disso, são disponibilizados gratuitamente em diversos postos de saúde. O risco de reutilizar uma camisinha nunca vale a pena!

4 – Não deixar um espaço na ponta da camisinha masculina ao colocá-la

Bem, nós já temos, aqui no blog, um texto ensinando o passo-a-passo de como colocar uma camisinha masculina. E também de como colocar uma camisinha feminina. Se você ainda não viu, pesquise e confira o quanto antes.

Nesse texto, ensinamos perfeitamente como colocar a camisinha masculina corretamente. E que, para que tudo aconteça como planejado, deve ser deixado um espaço na ponta da camisinha. Ou seja, ela não deve ser colocada super ajustada ao pênis.

Se você não deixar esse espaço, o sêmen não terá espaço livre para ir ao momento em que o homem ejacular. E você sabe o que acontece quando não tem esse espaço? Isso mesmo! A camisinha irá explodir!

E tudo o que você não quer é que a camisinha estoure quando está se enchendo de esperma, bem dentro da vagina, não é mesmo? Por isso, lembre-se de deixar esse espaço na hora da sua colocação.

5 – Desenrolar a camisinha toda antes de colocá-la no pênis

No nosso texto que ensina como colocar a camisinha, deixamos bem claro que a camisinha masculina deve ser desenrolada já no pênis. Ainda assim, existem pessoas que querem, primeiro, desenrolar a camisinha. E, depois, vesti-la. Mas saiba que isso é um grande erro!

Se você tentar desenrolar a camisinha para vesti-la no pênis depois, irá inutilizá-la. E não é isso o que você quer, não é? Por isso, lembre-se de sempre desenrolar a camisinha diretamente no pênis, ok?

Concluindo o nosso texto sobre os principais erros com a camisinha

Como você pode perceber, existem muitos erros relacionados ao uso da camisinha. Esses erros vão desde o seu armazenamento até a sua colocação. Explicamos todos eles aqui e como evitá-los para que você nunca coloque a sua saúde em risco!