PUB
mascote
PUB


Benefícios do sexo para o corpo e para a mente

Houve um tempo que que as relações sexuais eram vistas somente como “úteis para a reprodução”. Ou até mesmo somente para o prazer masculino. Tudo isso, por conta de questões culturais e religiosas. Porém, hoje, sabemos que o sexo é bem mais que isso. Por isso, viemos destacar quais são os benefícios do sexo para o corpo e para a mente.

Depois de quebrar muitos tabus com relação às atividades sexuais, podemos dizer que uma vida sexual ativa e saudável faz parte de uma rotina saudável. E não só quando se trata da saúde física, mas também da saúde mental.

Se você quer conhecer um pouco mais sobre quais são os benefícios do sexo para o corpo e para a mente, continue a leitura desse texto. Aqui, você encontrará muito mais motivos para continuar praticando essa atividade deliciosa e saudável. Confira!

Quais são os principais benefícios do sexo para o corpo e para a mente?

1 – Mais disposição e energia

O prazer obtido no sexo é capaz de liberar um neurotransmissor chamado dopamina. Esse neurotransmissor é responsável por fornecer mais energia e disposição ao corpo, pois está envolvido com o humor, o bem-estar, o controle motor e de várias funções endócrinas.

Além disso, a dopamina ainda é capaz de promover uma melhora na memória, atuando na melhora da memória de longo prazo.

2 – Redução do estresse

Sabe aquele dia que foi super atribulado no trabalho, que você chega em casa cansado (a) e acha que nada pode melhorar o seu dia? Talvez, um momento íntimo com o parceiro (ou parceira) seja o que você precisa para aliviar todo esse estresse acumulado.

Mas lembre-se de não fazer nada por obrigação ou sem vontade, ok? Só faça se estiver com a disposição para se entregar ao momento e deixar que ele transforme o seu dia.

3 – Melhora a imunidade

Cabe destacar que essa melhora na imunidade acontece quando a pessoa tem uma vida sexual saudável, sem se expor a riscos desnecessários, ok?

Isso acontece porque quem transa com uma certa regularidade tem a tendência de produzir mais imunoglobulina. E esse é um anticorpo que atua na melhora a defesa do organismo.

4 – Melhora a qualidade do seu sono

Quer coisa mais gostosa do que uma boa noite de sono logo depois de uma boa noite de sexo? Todos os hormônios e neurotransmissores envolvidos no prazer ajudam o corpo a relaxar mais depois do sexo para um melhor descanso.

5 – Melhora o sistema cardiovascular

Ao longo de uma relação sexual, os batimentos cardíacos e a pressão arterial aumentam por um tempo. E, ao relaxar depois do sexo, eles se normalizam e relaxam também. Esse “exercício” é excelente para a saúde do coração e de todo o sistema cardiovascular.

6 – Faz bem para a pele

Sabe quando encontramos uma mulher que está em um relacionamento saudável e recente e percebemos que ela parece até mais bonita, com a pele e os cabelos mais viçosos? Isso não é só impressão.

Um dos benefícios do sexo é manter a dose do estrogênio em alta no corpo feminino. E isso reflete no bem estar da pele e dos cabelos, que ficam mais saudáveis e longe do ressecamento.

7 – Melhora a vida em casal

Sabe aquela sensação de querer ficar juntinho do parceiro (ou parceira) após a relação sexual? Isso vem causado por conta da liberação de um hormônio chamado ocitocina, que também é conhecido como o hormônio do amor. Por isso, o sexo saudável é capaz de aproximar o casal, tornando a convivência mais gostosa.

8 – Aumenta a autoestima

Quer coisa mais gostosa do que se sentir desejado (a) pelo (a) parceiro (a)? Um dos benefícios do sexo é promover essa sensação, que é capaz de elevar a autoestima e melhorar a autoconfiança.

9 – Estímulo dos músculos

Já temos aqui no blog alguns textos estabelecendo uma relação entre o sexo e a masturbação com as atividades físicas. E não podemos deixar de destacar que as relações sexuais trabalham os músculos e os batimentos cardíacos. Por isso, faz tão bem para o corpo quanto uma atividade física.

10 – Alivia as dores e melhora o humor

É óbvio que você não vai utilizar o sexo para tentar tratar uma doença ou alguma condição de saúde. Mas, a endorfina, que é liberada quando realizamos alguma atividade física, também é liberada nas relações sexuais.

E ela é um analgésico natural e poderoso! Um bom exemplo de como aliviar as dores com o sexo é aproveitar aqueles dias chatos da TPM para dar uma chance a um momento íntimo bem gostoso. É bem provável que o humor e as dores melhorem!

Além disso, ela ainda é responsável pela sensação de bem-estar. Por isso, está intimamente logada ao bom humor. Quer maneira melhor de estar sempre bem humorado (a)?

Concluindo...

Esperamos que tenha gostado dos nossos textos sobre os benefícios do sexo. Eles atuam tanto no corpo, quanto na mente. Por isso, uma vida sexual saudável é sempre bem-vinda em uma rotina saudável.