PUB
mascote
PUB


Mulher negra brasileira com seu rosto coberto de plumas amarelas pensando em como evitar dengue no Carnaval.

O Carnaval está nas ruas e milhões de pessoas estão curtindo a folia. Em meio a isso e ao tempo quente, o questionamento sobre como evitar dengue se coloca.

O Brasil está registrando, nesse início de 2024, uma explosão nos casos de dengue. Os dados de monitoramento do Ministério da Saúde contabilizam mais que o triplo de notificações de casos em relação ao mesmo período em 2023.

A combinação do calor excessivo com as chuvas intensas que estamos vivendo nessa época intensifica a proliferação do mosquito Aedes aegypti que transmite a dengue, mas também o Zika Vírus, a Febre Chikungunya e a Febre Amarela.

Na folia do Carnaval, com a festa dos blocos e grande parte do corpo exposto por todo o dia, o risco de ser picado aumenta. Por isso, é tão importante se precaver para ficar foliando sem medos.

Infográfico com dicas sobre como ficar curtindo o carnaval em segurança.

5 Dicas de como evitar dengue no Carnaval

As multidões nas ruas durante o Carnaval não são um problema em si para a disseminação da dengue. Mas as viagens de milhões de pessoas que ficam se deslocando para foliar em grandes capitais são problemáticas.

As maiores metrópoles têm condições mais favoráveis para a proliferação do mosquito da dengue, nomeadamente devido a águas paradas. E existe maior risco de concentração das festas junto a criadouros de insetos.

Atentando a isso e a todas as condições dessa época de folia e de aumento de casos da doença, lhe deixamos as seguintes recomendações de como evitar dengue no Carnaval...

1. Repelente de insetos é seu melhor amigo

A melhor forma de você se prevenir de uma infeção pelo vírus da dengue é evitando a picada do mosquito Aedes aegypti. E por isso, o repelente de insetos é seu melhor amigo para esse Carnaval.

Mas veja que não é perfume! Você deve cobrir sua pele toda com o repelente de insetos, não se focando somente nas pernas e nos braços. Aplique o produto em todo o corpo, de manhã e à noite.

Busque um repelente de insetos com duração estendida, para evitar ter que estar constantemente recolocando o produto durante a folia.

Se estiver grávida, ou antes de aplicar em crianças, se informe junto de um profissional de saúde sobre eventuais riscos de colocar qualquer substância química em seu corpo.

2. Tape seu corpo

Essa dica não é algo motivado por uma intenção de promover sua modéstia, mas somente uma indicação para bem de sua saúde. Para evitar o temível mosquito da dengue, use roupa que fique cobrindo seu corpo todo.

É bem difícil conseguir isso nessa altura, com o tempo quente e o bloco sambando forte. Mas há roupas fabricadas com materiais leves que você pode ficar usando de forma confortável.

Prefira roupas largas e, preferencialmente, de cores claras.

3. Use rede mosquiteira para dormir

Para você dormir na maior tranquilidade, é obrigatório ficar usando uma rede mosquiteira. Essa proteção vai afastar o mosquito Aedes aegypti de sua pele - e de uma picada fatal!

4. Cuide de sua casa

Se estiver pensando em viajar para o Carnaval, faça uma vistoria antes de sair de casa, para atentar a certos cuidados que ajudam a evitar o acúmulo de água e, por conseguinte, a proliferação do mosquito da dengue. E se estiver ficando em casa, tenha esse mesmo cuidado.

Assim, lhe recomendamos que siga essas recomendações:

  • Feche a tampa dos vasos sanitários e os ralos dos banheiros.
  • Limpe e retire a água da bandeja que fica atrás da geladeira.
  • Coloque garrafas vazias de cabeça para baixo.
  • Limpe os recipientes de água e comida dos animais e guarde eles se não ficarem sendo usados.
  • Retire a água dos vasos das plantas.
  • Tampe caixas d’água e qualquer recipiente onde a água possa se acumular.
  • Limpe seu quintal/jardim, guardando recipientes que possam ficar acumulando água.
  • Estique suas lonas de cobertura para evitar o acúmulo de água.

5. Jogue o lixo no devido lugar 

Na loucura dos blocos e da folia, é comum ficarem resíduos de lixo acumulados nas ruas. Garrafas, tampinhas, sacolas e outros objetos podem ficar favorecendo a reprodução do mosquito Aedes aegypti e, por isso, alimentando a disseminação da dengue.

Desse modo, cuide de seu lixo, o jogando corretamente nos locais devidos. Esse comportamento é o mais civilizado a tomar e vai ajudar você, e todo o mundo, a evitar a dengue.

Como se transmite a dengue?

O vírus da dengue se transmite pela picada de uma fêmea do mosquito Aedes aegypti. Mas essa fêmea precisa estar infetada com o vírus.

Os ovos das fêmeas infetadas podem resistir durante mais de um ano até eclodirem quando entram em contato com água. Aí a larva nasce e em pouco tempo se transforma no perigoso mosquito para nossa saúde.

A transmissão ocorre quando o vírus se encontra no sangue da pessoa. Esse período acontece, habitualmente, um dia antes do surgimento da febre e se prolonga até ao sexto dia da doença.

Existem quatro sorotipos diferentes de dengue no Brasil - DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4. Isso significa que cada um desses sorotipos tem uma formação genética e molecular diferenciada devido às mutações que o vírus vai passando, se ajustando ao ambiente e aos diversos hospedeiros que fica infetando.

As pessoas mais velhas e quem tem doenças crônicas, como diabetes e hipertensão arterial, correm maiores riscos se ficarem com dengue. A doença pode se agravar e levar a complicações, e mesmo à morte nos piores casos.

Quais são os sintomas da dengue?

O primeiro sinal de dengue é febre alta, entre 39 a 40 graus centígrados. Essa febre surge inesperadamente e pode durar de entre dois a sete dias. Também pode vir com dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações.

Você pode se sentir muito cansado e fraco, com dor atrás dos olhos e coceira na pele. E podem ficar aparecendo manchas vermelhas na pele.

Náuseas, vômitos e perda de peso são outros sintomas comuns.

Nas situações mais graves, pode ocorrer dor abdominal intensa e contínua e sangramento de mucosas.

A chamada "dengue hemorrágica" é a forma mais grave da doença e acontece, sobretudo, quando a pessoa fica infetada pela segunda vez.

Se você estiver com esses sintomas, ou suspeitar que foi infetado por dengue, deve buscar um serviço de saúde logo que possível.

Cinco jovens mulheres brasileiras com bikini e festejando o Carnaval sem pensar nos sintomas da dengue.

Qual é o tratamento para a dengue?

Não há um tratamento específico para essa doença. Mas existem vários medicamentos que podem se usar para tratar os sintomas. Analgésicos e antitérmicos, como o paracetamol e a dipirona, são os mais usados para tratar a febre e as dores.

É importante você não se auto medicar porque a toma de medicamentos implica sempre riscos. Assim, busque ajuda médica profissional para saber o que deve tomar.

Se estiver com dengue, também deve evitar esforços excessivos e fique ingerindo bastantes líquidos ao longo do dia, para evitar a desidratação.

Também pode beber chás com erva-de-são-joão ou raiz forte, que podem ajudar a diminuir a intensidade dos sintomas e a fortalecer sua imunidade. E se alimente bem, evitando refrigerantes, bebidas alcoólicas e doces.

Vacina contra a dengue

A vacina da dengue Qdenga foi incorporada ao Sistema Único de Saúde (SUS), mas não está ainda sendo dada a toda população.

O imunizante começou a ser aplicado nesse ano em um esquema de duas doses, com intervalo de três meses entre as aplicações. Mas isso está sendo realizado apenas em alguns municípios.

As doses disponíveis são limitadas e, por isso, nessa primeira fase de aplicação da vacina contra a dengue, a prioridade são os adolescentes de 10 a 14 anos. É nessas idades que ocorre o maior número de internações por dengue.

Dengue impede a pessoa de transar?

Realmente, você poderia transar mesmo tendo dengue, mas sempre usando camisinha. Contudo, apesar de o mosquito ser a principal via de transmissão da doença, já foram diagnosticados casos de dengue por transmissão sexual.

Assim, se está pensando em sexo no Carnaval, a camisinha é ainda mais necessária nesse ano.

Em todo o caso, dificilmente uma pessoa com dengue conseguirá reunir forças e vontade para transar. O mais provável será se sentir sem energia para isso.

Já sabe como evitar dengue no Carnaval?

O Carnaval é para a gente foliar mesmo, se jogando com tudo, de glitter no rosto e sempre com energia para o próximo bloco. Mas para não se complicar - e estragar a festa! - tome seus cuidados, não somente com a dengue.

Confira nossas dicas para sobreviver a esse Carnaval se divertindo muito:

  • Use repelente contra insetos para se proteger da dengue.
  • Não esqueça seus óculos de sol, protetor solar e chapéu/boné.
  • Prefira comidas leves de fácil digestão, com legumes e frutas.
  • Se lembre de beber com moderação.
  • Consuma muita água para se manter hidratado.
  • Use e abuse da camisinha contra Infeções Sexualmente Transmissíveis e uma gravidez indesejada.

Agora que já sabe como foliar em segurança, e em especial como evitar dengue no Carnaval, aproveite essa que é a maior festa do mundo em toda a sua loucura!