PUB
mascote
PUB


  • Início
  • Blog
  • Sexo
  • Libido baixa? 4 motivos pelos quais as mulheres podem sofrer com isso
Libido baixa? 4 motivos pelos quais as mulheres podem sofrer com isso

Para início de conversa: se você é uma mulher e se encontra, nesse momento, sofrendo com a libido baixa, saiba que não há motivos para se sentir mal com isso ou achar que só acontece com você. Essa é uma situação completamente normal e que pode vir a acontecer com qualquer mulher.

Então, se você não tem estado com vontade de transar, não há motivo para desespero. A libido feminina tende, naturalmente, a passar por alguns altos e baixos e existem diversos motivos pelos quais você pode não estar com vontade de transar hoje (ou nos últimos dias ou até mesmo nos últimos meses).

Porém, se você já vem passando por essa situação há algum tempo a ponto de ela te incomodar, é válido que você procure entender o que está se passando com o seu corpo e/ ou sua mente. Para tal, o mais indicado é que você recorra a um (uma) profissional de saúde de sua confiança, como o seu (ou sua) ginecologista ou um (uma) psicólogo (a).

Para te tranquilizar, podemos dizer que essas baixas na libido feminina acontecem, muitas vezes, por motivos até muito simples, que você acha que nem teriam influência na sua vida sexual, como o estresse ou o método contraceptivo que você está utilizando. Mesmo assim, não descarte a consulta com um (uma) profissional de saúde, ok?

De maneira que possamos te ajudar a se tranquilizar e começar a resolver esse problema, fizemos esse texto com os 4 motivos pelos quais as mulheres podem sofrer com a libido baixa. Enquanto a sua consulta não vem, a leitura é válida. Por isso, continue aqui!

Primeiramente, o que é a libido baixa?

Para início de conversa, cabe destacar que não existe nada nem ninguém que possa “julgar” a sua libido como baixa ou não. Somente você mesma pode dizer se houve alguma alteração na sua frequência de desejo sexual a ponto de te incomodar.

Se a sua amiga diz que transa cinco vezes por semana e acha pouco e você transa uma vez por semana e está tudo bem para você, não há problema nenhum nisso. Cada pessoa tem um ritmo diferente e variável. E também existem as pessoas que mentem e/ ou exageram quanto ao próprio desejo sexual (risos).

4 motivos pelos quais as mulheres podem sofrer com a libido baixa

1 – Períodos do ciclo mensal

Toda mulher passa por mudanças no organismo todos os meses e isso é por conta do ciclo mensal de menstruação, ovulação, TPM e tudo se repete. Ao longo de um mês, existe uma grande movimentação nas taxas hormonais.

Por conta disso, pode ser que o desejo sexual aumente na época da ovulação e caia um pouco na TPM e na menstruação (mas também existem mulheres que se excitam mais durante a menstruação). E isso tudo é absolutamente normal.

2 – Medicamentos

Alguns tipos de medicamentos podem ser responsáveis por causar uma libido baixa nas mulheres. Isso acontece porque eles podem alterar as taxas hormonais ou os níveis de neurotransmissores.

Por exemplo: antidepressivos podem diminuir o seu desejo sexual (caracterizando uma libido baixa) e até mesmo alterar a sua capacidade de chegar ao orgasmo (retardando-a e deixando a relação sexual “sem graça”).

Outro tipo de medicamento que pode, muito comumente, causar a libido baixa é a pílula contraceptiva (ou qualquer medicamento que altere as taxas hormonais). Afinal, por impedir a ovulação, a pílula não deixa que você tenha o aumento de estrogênio, que é o que caracteriza um maior desejo nessa fase.

Independentemente de qual seja a sua situação, se você desconfiar que a causa da sua baixa libido seja por conta de algum medicamento, não hesite em procurar um (ou uma) profissional de saúde para que vocês possam encontrar uma maneira de resolver isso.

3 – Mudanças na sua vida

Por mais que não pareça, as mudanças que acontecem na sua vida podem ter grande influência no seu desejo sexual, aumentando-o ou diminuindo-o. Se algo ruim aconteceu (como a morte de alguém querido, a perda de um emprego ou uma depressão, é comum que você fique com a libido baixa.

Mas essas não são as únicas causas psicológicas que podem afetar a sua libido. Se você não se sente bem com você mesma ou tem baixa autoestima, isso é refletido no seu desejo sexual também. Por isso, não hesite em procurar ajuda profissional para cuidar da sua saúde mental nesses casos.

4 – Distúrbio de desejo sexual hipoativo

Essa é uma razão para a libido baixa que pode vir a acontecer com várias pessoas e consiste simplesmente em um desejo sexual extremamente baixo, sem motivo ou causa nenhuma aparente. E, por acontecer sem “razão” nenhuma ou por motivos não muito comuns, ele pode ser difícil de ser diagnosticado.

O que muitas pessoas relatam é que estava tudo bem com o desejo sexual até que, em um belo dia, “puff”, ele desaparece. E o sexo deixa de ser importante. Mas com acompanhamento profissional adequado, é possível que se resolva essa questão e volte ao ritmo normal da vida sexual.