PUB
mascote
PUB


relação aberta

Será que você está preparado para ter um relacionamento aberto também conhecido com monogâmico? Desde que o mundo é mundo, estamos acostumados a acreditar que uma relação envolve apenas duas pessoas, homem e mulher.

Porém, já sabemos que isso não é verdade. Trata-se de uma ideia cristã, baseada apenas no casamento monogâmico e heterossexual. Acontece que o mundo evoluiu, homens se apaixonaram por homens, mulheres escolheram outras mulheres, e alguns casais, mesmo heterossexuais pediram uma relação aberta. Mas o que será que isso significa na prática? Vamos conversar sobre relacionamento aberto?

O que é relacionamento aberto?

Basicamente, é uma relação onde cada um pode se envolver com outras pessoas, sem necessidade alguma de satisfação ao parceiro ou parceira. Geralmente, em um relacionamento aberto, duas pessoas afirmam um compromisso de estarem juntas. Elas se amam, podem viver na mesma
casa, ter filhos ou não, mas acordaram estar livres para transar com outras pessoas.

O que se escolhe, ao se relacionar abertamente, é que o outro deixa de ser exclusivo seu. Ou seja, ele também pode sair de vez em quando, encontrar alguém e ter sexo com essa pessoa. Depois, ele volta pra casa normalmente e a vida entre vocês dois continua. Agora, como saber se isso funciona pra você são outros 500!

Será que estou preparada para ter um relacionamento aberto?

relacionamento aberto

Essa é a grande questão. Por mais que se discuta que o casamento tradicional e as relações monogâmicas não funcionam mais, são anos e anos de uma cultura submissa que se baseava apenas na relação homem e mulher.

Mulheres servindo, homens trazendo o dinheiro. Ainda hoje há casais que seguem este estilo. Como se desvencilhar de que o outro pode, a partir de agora, também se relacionar com alguém de fora?

Se o seu parceiro ou parceira lhe propôs uma relação aberta, você primeiro precisa avaliar se está disposta a aceitar determinadas condições. Vamos algumas a seguir, que fazem parte do relacionamento aberto:

1 – Não tem exclusividade
2 – O outro transa com quem desejar
3 – Não é necessário dar satisfação
4 – Pode se definir também uma frequência
5 – E também como deverão se comportar em público

Veja, assim como no relacionamento normal, cada casal pode e deve definir suas próprias regras, caso queiram ter um relacionamento monogâmico. Há diversas coisas que você pode não aceitar, e está tudo bem. Afinal, somos seres humanos e temos sentimentos. E é isso que você precisa ter bem definido antes de aceitar um relacionamento aberto.

Reflita sobre as seguintes questões:

  • Você está preparada para ver o seu companheiro com outra?
  • Como ficará o seu lado emocional ao saber que ele transa com
    outras?
  • E sua família e amigos, está preparada para explicar essa escolhas?
  • As pessoas perguntam, não tem jeito.
    Você tem filhos ou pretendem ter? O que vão dizer para eles?
  • Será que é melhor ter um relacionamento aberto, ou estar livre
    para sair com que desejar?
  •  Você sabe separar tesão de paixão?
  • Aceita que o seu companheiro também saiba separar?

Pontos positivos que um relacionamento aberto pode trazer

Esse tipo de relação aberta traz alguns benefícios, porém, para as pessoas de mente aberta, e que de fato se sentem bem ao poder desfrutar de uma vida mais livre. Entre os pontos positivos, grande parte dos casais que se relacionam abertamente comentam sobre a chance de viverem uma vida sexual mais
prazerosa e livre de grilos. Por exemplo, não vai ter aquela cobrança quando o parceiro chegar em casa de madrugada: onde você estava e com quem?

Então, se você também acredita que relações assim podem funcionar melhor, quem sabe poderá se dar bem no relacionamento aberto. Outro ponto positivo é que você trabalha melhor os seus medos e nota que, mesmo no relacionamento tradicional, se o outro quiser ir embora, ele vai.

Ou seja, você aprende a amar preparando a sua mente de que nada dura para sempre, nem o amor. Essa coisa de “pra sempre” foi criada pelos contos de fada. Na vida real isso não existe. Tem casal que fica a vida inteira junta? Tem, mas provavelmente vivem cheios de angústias e problemas, parecem mais que tem como missão ferrar com a vida um do outro, isso sim.

Experimente dialogar e propor um teste

Caso você tenha acabado de conhecer uma pessoa, e pensa que gostaria de tentar ter um relacionamento aberto, pergunte a ela o que acha da
ideia. Como está no começo, pode ser que a ideia de exclusividade ainda não esteja forte entre vocês. Quem sabe pode ser uma forma de testar esse tipo de relação de forma mais saudável, sem cobranças.

Mas lembre-se, quem quer viver mais abertamente, não deve sentir ciúmes, nem tentar controlar o outro, porque aí tudo vai por água abaixo
e vocês vão começar a brigar. Por isso, pense bem antes de propor um relacionamento aberto.

Leia também: