PUB
mascote
PUB


 Quantos diferentes tipos de vulva existem? Venha descobrir

Há diferentes tipos de vulva, com formas, cores e tamanhos diversos. Mas qual é o formato "normal"? Venha saber tudo isso nesse artigo...

Muitas mulheres se preocupam com o aspeto de sua vulva. Afinal, sabem desde cedo, no contato com amigas ou até no ginásio, que há diferentes tipos de vulva. E não há um formato "normal", embora muitas mulheres tenham esse receio de serem estranhas lá em baixo.

Mas, em primeiro lugar, você tem de entender que a vulva não é o mesmo que vagina.

A vagina é o canal interno por onde saem a menstruação e os bebês. A vulva é sua estrutura externa, ou seja, o que rodeia a vagina, com seus pelos pubianos e lábios vaginais.

Deste modo, se todos os canais vaginais se assemelham, sendo compostos por partes idênticas, as vulvas podem ser muito diferentes de mulher para mulher.

Diferentes tipos de vulva

Há vários aspetos que podem determinar diferentes tipos de vulva, embora todas tenham semelhanças gerais. Assim, vamos abordar alguns desses pontos que ajudam a diferenciá-las...

Formas diversas

A vulva é constituída pela labia majora, ou lábios externos, pela labia minora, ou lábios internos. Esses lábios são pedaços de pele que rodeiam a abertura vaginal e que podem ter diferentes formas, tamanhos e até cores.

Conforme essas diferenças que moldam sua aparência, há vários tipos de vulva.

É típico que os lábios internos, ou pequenos lábios, sejam visíveis, mas podem oscilar abaixo dos lábios externos ou ser proeminentes. Algumas pessoas podem ter lábios internos mais curtos do que seus lábios externos. Mas em outras mulheres, os lábios externos e internos são de tamanhos semelhantes.

Se os lábios externos e internos forem pequenos e próximos à parte interna das coxas, o pequeno capuz do clitóris, que o fica escondendo do mundo, pode ser visível.

Assim, há mulheres que têm os lábios externos maiores, mais grossos e com nervuras ou mais finos e lisos, de cor mais acastanhada ou mais rosada. E há outras mulheres onde os lábios externos ficam "escondendo" os lábios internos e o clitóris quase por completo. Há ainda outras onde os lábios externos são mais curtos e, por isso, vão deixando mais visíveis os lábios internos.

Os lábios vaginais também podem ter tamanhos diferentes, com um maior do que o outro, ou podem ter tamanhos idênticos. Essa assimetria não deve ser motivo de preocupação, uma vez que é algo "normal" de se ver em muitas mulheres.

Tamanhos distintos

A vagina pode mudar de tamanho para acomodar um tampão, um dedo, um pênis ou um bebê! Por isso, alguns médicos se referem a ela como um "acordeão", pois tem grande elasticidade e capacidade de se adaptar a volumes distintos.

Algumas pesquisas indicam que o canal vaginal é mais apertado junto de sua abertura e mais largo perto do cérvix. Isso dá ideia de um canal vaginal em forma de V, porém, a largura no ponto mais amplo pode também variar de mulher para mulher.

Após terem filhos, muitas mulheres sentem suas vaginas mais "largas", o que é natural, pois o canal teve que se expandir para deixar passar um bebê. Mas a vagina tende a recuperar sua forma original.

Leia ainda: "O tamanho da vagina muda por ter muito sexo?"

Um mundo de cores

Também há diferentes tipos de vulva quanto a suas cores que podem ser:

  • Cor-de-rosa
  • Vermelho
  • Púrpura
  • Bordô.

Mas a cor da vulva, designadamente de seus lábios vaginais, pode mudar conforme o fluxo sanguíneo. Assim, quando a mulher tem tesão, o fluxo sanguíneo aumenta e a cor pode ficar mais avermelhada. Nesse caso, os lábios também ficarão mais inchados e maiores.

Há igualmente algumas infeções sexualmente transmissíveis que podem alterar ligeiramente a cor da vulva, como no caso de uma candidíase, por exemplo. Aí, terá um tom mais púrpura ou vermelho, conforme sua cor natural.

A vagina, em si, tem uma cor entre o rosado e o avermelhado. Quando se encontra vermelho radiante ou vibrante, pode ser sinal de inflamação. Nesse caso, você deve procurar um médico para se cuidar.

As irritações de pele devido a perfumes, cremes ou outros produtos químicos, também podem levar a alterações na cor da vulva.

Variações nos pelos pubianos

A função dos pelos é proteger a zona genital de bactérias e infeções. Mas sua cor, quantidade e textura mudam de mulher para mulher. Contudo, também podem mudar com a idade numa mesma mulher.

Assim, à medida que envelhecemos, os pelos pubianos tendem a se tornar mais finos devido a mudanças hormonais.

E veja que nem sempre a cor dos pelos aí de baixo coincide com a cor dos cabelos! Pode ser semelhante, mas também pode ter diferenças evidentes. É um mistério que só vendo poderá resolver...

A quantidade também é muito variável. Há mulheres que só têm pelos no chamado monte pubiano e na zona dos lábios externos, parando na linha do biquíni. Já outras podem ter pelos para lá dessa linha, até as coxas ou se estendendo até o umbigo e até em redor do ânus.

E nenhum desses diferentes tipos de vulva é anormal! Contudo, mudanças súbitas podem ser motivo de preocupação. Assim, se seu pelo estiver caindo do nada, pode se dever a uma deficiência nutricional ou de desequilíbrio dos hormônios. Nesse caso, procure seu médico.

E devo ou não raspar?

A resposta a essa pergunta é sempre uma preferência pessoal. Mas você deve saber que os pelos têm uma função de proteção em nosso corpo, também no caso dos pubianos. Assim, são uma defesa natural. Se raspar, você poderá ficar mais suscetível a infeções.

Além disso, terá mais chances de ter pelos encravados. Para evitar isso, você deve esfoliar a pele, mas apenas na parte peluda ou mais externa da vulva, usando também um hidratante natural suave.

Como alternativa, você pode simplesmente aparar seus pelos.

Aproveite para ler: "Pelos: deixar ou tirar?"

A que deve cheirar?

Toda vagina tem seu próprio odor único. Veja que os sucos vaginais contêm bactérias e fungos naturais que mantêm sua saúde em dia, mas que podem provocar um sabor e um cheiro peculiares.

Assim, esse sabor e odor pode variar entre o doce e o metálico, resultando também da influência do ciclo menstrual e da saúde geral da mulher, além de sua flora vaginal.

O sangue menstrual, o suor, a dieta e até sabonetes que você esteja usando podem influenciar esse odor. Mas esse nunca deve ser malcheiroso, pois pode ser um indicador de uma infeção sexualmente transmissível (IST).

Veja também: "O cheiro da vagina: tudo o que você precisa saber"

Como é um corrimento saudável?

Os fluxos vaginais também são diferentes em cada mulher, sendo influenciados pelos hormônios. Mas também são um excelente indicador para detetar eventuais ISTs. Você deve procurar seu médico se detetar mudanças estranhas, como corrimento esverdeado, cinzento ou malcheiroso.

Um corrimento saudável pode ter várias cores, desde claro ou branco até marrom após um período menstrual. Mas quando o tom é meio verde ou amarelo, com aquela consistência de queijo estragado, fique preocupada porque pode ser sinal de infeção por fungos.

Sua viscosidade pode variar ao longo do mês, ficando mais espesso na ovulação e mais fino no resto do ciclo menstrual.

O sangue menstrual, em sua quantidade e cheiro, também é variável, não só entre mulheres, mas até entre períodos de suas vidas. Algumas têm corrimentos baixos, enquanto outras têm verdadeiras hemorragias!

O uso de pílulas contracetivas também influencia o fluxo menstrual e os hormônios da mulher.

Diferentes tipos de vulva 2

Como cuidar de sua vulva

A melhor maneira de limpar sua vulva é com um sabão suave e água. Veja que a flora vaginal existe para cuidar do canal vaginal, sem precisar de limpezas internas que até podem ser prejudiciais para sua saúde.

Assim, você deve usar água e um sabonete suave e sem perfume, para não agredir a pele que é muito sensível.

Procure também evitar produtos que prometam "consertar" o odor de sua vagina. Se esse odor não for natural, e for acompanhado de coceira ou sensação de queimação, será sinal de uma infeção. Por isso, o melhor será consultar seu médico.

Quando devo procurar um médico?

Além dessa situação de que falamos e de outros exemplos dados, você deve buscar um profissional de saúde sempre que tenha dúvidas sobre sua vagina ou vulva. Mas algumas das preocupações que pode ter são:

  • Corrimento estranho
  • Odor desagradável
  • Mudança de cor na zona genital
  • Sangramento fora do período menstrual
  • Dor durante o sexo.

Esses sinais podem ser indicadores de algo grave que importa cuidar. Veja que há situações, por exemplo, anomalias congênitas, que precisam de tratamento médico, e até de tratamento cirúrgico.

Por que as mulheres se sentem inseguras com seus tipos de vulva?

A vulva é tão única e individual como uma impressão digital, diz a ginecologista e obstetra norte-americana Suzanne Gilberg-Lenz. "Essa singularidade faz parte de sua beleza", acrescenta a médica.

Você deve pensar nisso sempre que se questionar se sua vulva é "normal".

Todas as vulvas são, genericamente, idênticas, mas nenhuma é igual a outra - todas diferentes e todas iguais! Portanto, essa ideia de um modelo "padrão", ou mais aceitável, não existe.

Apesar disso, algumas mulheres se sentem desconfortáveis com seus diferentes tipos de vulva, tal como outras se sentem desagradadas com seus corpos. É uma pressão social sem fim que cai sobre seus ombros, sempre preocupadas em serem perfeitas o tempo todo!

A pornografia pode ter um impacto nisso, criando a ideia de que algumas vulvas são "feias" e de que têm de ter uma certa aparência para serem mais desejáveis.

Devido a isso, há mulheres em busca de cirurgias para mudarem suas vulvas, seja para fazerem rejuvenescimento vaginal ou para embelezamento vaginal, por exemplo, para mexerem no tamanho de seus lábios.

A labioplastia, que consiste em mudar o tamanho ou a forma dos lábios vaginais, é uma das cirurgias mais procuradas. Há mulheres que sentem-se desconfortáveis por seus lábios grandes serem percetíveis nas roupas, ou por incomodarem durante esportes ou outras atividades.

É uma cirurgia como outra qualquer e só deve ser feita com médicos certificados e experientes. Mas veja que pode ter complicações, como todas as cirurgias, causando cicatrizes dolorosas ou dificuldades durante o sexo.

Por isso, a não ser que esteja em causa uma razão maior, aceite sua vulva como ela é - com toda sua beleza natural e única!

Tantos tipos de vulva como mulheres

Há diferentes tipos de vulva, em todas as variedades, maiores ou mais pequenas, com mais ou menos pelos, com lábios mais estreitos ou mais grossos, mais longos ou mais curtos. Não vai encontrar nenhuma vulva igual a outra e essa é a maravilha disso tudo!

Se não conhece bem sua vulva, aproveite para a descobrir com um espelho de mão. Dê uma olhada prolongada - entenda sua cor, sua aparência, seu cheiro e a ame como ela é! Sua, única e linda!

Já agora, aproveite para espreitar a Galeria da Vulva, um projeto da ilustradora Hilde Atalanta que pinta retratos de diferentes tipos de vulva de pessoas reais.