PUB
mascote
PUB


As 8 maiores curiosidades sobre o clitóris

Esse texto foi feito para te apresentar 8 curiosidades sobre o clitóris. Afinal, muito se fala sobre ele. Porém, grande parte das pessoas não sabe muitas verdades sobre essa maravilhosa parte do corpo feminino.

Aliás, para muitas pessoas, o clitóris é como se fosse uma parte mística da genitália da mulher. Ou seja, aquela parte que todo mundo ouviu falar, desconfia que existe, mas não tem certeza se está lá. Por isso, temos plena consciência de que as pessoas ainda têm pouco conhecimento sobre ele.

Mas não por muito tempo! Se você é mulher e quer se autoconhecer melhor. Ou se você é homem e quer ser um maior conhecedor do corpo feminino, continue a leitura desse texto. E descubra quais são as 8 curiosidades sobre o clitóris.

8 curiosidades sobre o clitóris

1 – Onde ele pode ser encontrado?

Muitas pessoas desconfiam que o clitóris não existe por terem dificuldade para encontrá-lo. Então, seguem algumas dicas para te ajudar com o assunto.

Primeiramente, o clitóris existe. E a sua parte externa pode ser encontrada com um pouco de atenção. Cabe destacar que ele tem uma grande parte interna (já falaremos sobre isso) e a sua parte externa se localiza no encontro dos pequenos lábios.

Ou seja, sabe aquele pequeno “V” de cabeça para baixo, que é onde os pequenos lábios se encontram? Tem uma parte mais elevada nessa região, que parece um botãozinho. Essa é a parte externa do clitóris.

Ela tem cerca de 5 cm de diâmetro e tem a glande clitoriana e um capuz. Esse capuz é uma pele bem fininha que cobre a glande de maneira total ou parcial.

2 – Ele é bem maior do que você imagina

Como já dissemos no item anterior, o clitóris é bem maior do que aquele pequeno botãozinho visível. É como se ele fosse um iceberg. A parte visível é pequenininha e a parte que não vemos é bem grande.

São cerca de 4 centímetros de comprimento nessa parte interna, que é composta por dois corpos cavernosos. Além disso, há uma musculatura que sustenta essa estrutura, que é muito cheia de vasos sanguíneos e nervos.

3 – Não existe um clitóris idêntico ao outro

Essa parte nem precisamos explicar muito, não é? Assim como nenhum pênis é igual ao outro, nenhuma vagina é igual à outra e nenhum corpo é igual ao outro... Não existem dois clitóris iguais.

4 – Qual é a função do clitóris

A função única e exclusiva dessa parte do corpo feminino é proporcionar prazer à mulher. Nada mais. 100% da função do clitóris é voltada para o prazer sexual e a potencialização dos orgasmos.

E cabe destacar que grande parte dos orgasmos femininos vem da estimulação do clitóris. Por mais que muitas mulheres consigam ter o orgasmo vaginal (somente com a penetração), o clitoriano é bem mais fácil.

5 – Quão sensível é um clitóris?

O clitóris tem cerca de 4 ou 5 cm em seu tamanho total, como já dissemos anteriormente. E, nesse pequeno espaço, ele tem uma média de 8 mil fibras nervosas. Ou seja, ele é extremamente sensível. Por isso, é bem mais fácil ter orgasmos com a estimulação dele.

6 – O clitóris tem ereção, sabia?

Ok, não é bem uma ereção, como se fosse um pênis. Afinal, a sua parte visível é bem pequena. Porém, quando a mulher está excitada, o clitóris tem um aumento de volume.

Isso acontece porque, assim como o pênis, ele se enche de sangue quando a excitação acontece. Isso pode fazer com que a sua área externa aumente de 0,5 cm para até 2 cm, dependendo da pessoa.

7 – O clitóris nunca envelhece

Isso mesmo! Essa parte do corpo feminino nunca perde a sua inervação, muito menos a sua sensibilidade. E isso faz com que as mulheres possam ter orgasmos clitorianos deliciosos em qualquer idade.

Mas, cabe destacar que o clitóris não é o único responsável por um orgasmo. Por isso, muitas mulheres mais velhas (principalmente, depois da menopausa) podem terminar tendo dificuldades para manter uma vida sexual prazerosa por conta de um outro conjunto de fatores.

8 – O clitóris tem músculos. Então, ele deve ser exercitado?

É óbvio que não tem uma academia especializada em exercícios clitorianos. Mas toda a musculatura vaginal pode (e deve) ser exercitada. Não somente com o intuito de ter mais prazer sexual, mas também para prevenir incontinência urinária e outros problemas da região.

Entre os exercícios mais recomendados se encontra o pompoarismo. Essa técnica é ótima para o fortalecimento de todo o assoalho pélvico e também do clitóris. Já temos alguns textos aqui no blog sobre o assunto!

Concluindo...

Enfim, esperamos que você tenha gostado desse texto sobre as 8 curiosidades sobre o clitóris. E que, se você é mulher, se inspire para ter mais conhecimento sobre o seu próprio corpo. E, se você é homem, agora já está mais informado para agradar a sua parceira!