PUB
mascote
PUB


Menstruação mais de uma vez no mês

Se tem uma situação pela qual quase todas as mulheres do mundo passam é ter que lidar com a menstruação. Não existe pílula contínua, DIU de hormônio ou outra modernidade que deixe as mulheres livres de menstruarem pelo menos uma vez de tempos em tempos.

E, por mais que o sangramento mensal seja extremamente comum, existem situações onde ele pode ser preocupante para muitas mulheres, como a menstruação mais de uma vez no mês. Sim, isso acontece e muitas mulheres passam e já passaram por isso.

Além de gerar todo o desconforto de ter que lidar com a menstruação, as cólicas e efeitos colaterais desagradáveis que o período menstrual traz, quando a menstruação acontece mais de uma vez no mês, ela ainda traz a dúvida sobre os motivos que estão levando a esse acontecimento.

Fizemos esse texto para te explicar melhor as razões pelas quais pode ser que você esteja passando pela situação de menstruar mais de uma vez no mês. É óbvio que, se isso vem se repetindo há algum tempo e te incomoda o suficiente, a consulta com um ginecologista não está descartada.

Mas, enquanto isso, continue a leitura para ver se a razão pela qual a sua menstruação está aparecendo duas vezes em um mesmo mês se enquadra em alguma das razões a seguir.

3 razões pelas quais você está tendo a sua menstruação mais de uma vez no mês

1 – O seu ciclo é muito curto

Existe uma situação que pode acontecer com muitas mulheres, que justifica o fato de elas terem a menstruação mais de uma vez no mês: é quando elas têm o ciclo menstrual muito curto.

Explicando melhor: a média de duração de um ciclo menstrual comum varia entre 21 e 35 dias. Ou seja: desde o primeiro dia de uma menstruação até o primeiro dia de outra menstruação, pode ser que se passem 21 ou 35 dias (a média, normalmente, são 28 dias).

Então pense bem: se você é uma mulher que tem um ciclo de 21 dias (ou até um pouco mais), pode ser que você tenha tido a sua menstruação no dia 1º de abril, por exemplo, e que a próxima menstruação venha no dia 22 de abril (21 dias de ciclo). Ou seja: duas vezes em um mesmo mês, justificadas por um ciclo menstrual curto.

E, mesmo que o seu ciclo menstrual não seja sempre curto, existe uma série de fatores que pode fazer com que, em determinado mês, ele seja mais curto do que em outros meses. E isso é absolutamente normal. Porém, se o seu ciclo está muito irregular, vale uma consulta com o ginecologista para conferir se está tudo “ok” com a sua saúde.

2 – Você tomou o seu anticoncepcional direitinho?

Outra razão muito comum pela qual algumas mulheres podem experimentar a menstruação mais de uma vez no mês se dá pelo esquecimento de tomar a pílula anticoncepcional. Ou tomá-la em horários variados (o que já explicamos aqui no blog que diminui em alguns % a sua eficácia).

Quando existe um esquecimento na tomada do anticoncepcional, o corpo sobre uma queda brusca das taxas hormonais. E isso pode levar a um sangramento que, normalmente, será um sangramento de escape. Normalmente, a situação se resolve quando você volta a tomar o medicamento como de habitual.

Outro detalhe importante se você percebeu o esquecimento da pílula: se você não deseja engravidar por agora, não se esqueça de adicionar uma medida extra de proteção quando for ter as próximas relações sexuais. Pelo menos, durante um mês, ok?

3 – Pode ser que você esteja grávida

Por mais que isso cause estranhamento, visto que a gravidez é muito comumente associada à ausência da menstruação, pode ser que uma mulher que esteja tendo sangramentos irregulares esteja grávida.

Isso acontece, principalmente, no primeiro trimestre da gravidez por diversos motivos. Entre eles: a prática de atividades físicas pesadas ou mesmo após uma relação sexual.

Até mesmo o sangramento de nidação (quando ocorre a fecundação, alguns dias depois de uma relação sexual desprotegida) pode ser confundido com a menstruação mais de uma vez no mês. Por isso, se você está na dúvida, não hesite em fazer um teste de gravidez.

Um ponto de alerta nesse caso é o seguinte: normalmente, uma gravidez ectópica (onde o embrião se aloja fora do útero) pode gerar sangramentos irregulares e colocar a vida da mulher em risco se não for tratada rapidamente. Por isso, a consulta médica é sempre válida caso você esteja no início da gravidez e, ainda assim, tendo sangramentos.

Concluindo...

Nem sempre (ou nunca) é confortável quando presenciamos a menstruação mais de uma vez no mês. Mas, como você pode ver nesse texto, as razões pelas quais isso pode acontecer são muitas e, muitas vezes, bem simples.

Porém, nada disso descarta uma consulta ginecológica para conferir se está tudo ok com o seu organismo. Existem alguns motivos nada agradáveis pelos quais a sua menstruação pode vir mais de uma vez no mês. Falaremos deles em breve, em outro texto.