PUB
mascote
PUB


O que é ser queer? Venha descobrir

Já se perguntou o que é ser queer? Esse tema do Queer Gender vem sendo bastante discutido nos meios acadêmicos. Mas venha descobrir tudo sobre o assunto!

O termo queer significa alguém que não segue as normas binárias de gênero. Eles podem ser não binários, agêneros, pan gêneros, gênero fluídos ou outra identidade de gênero.

As pessoas usam o termo desde os anos 1990. Tudo começou em círculos de ativistas onde as pessoas procuravam palavras para descrever aqueles que enfrentavam o gênero binário e estavam empurrando os limites do gênero.

Mas o que é ser queer?

No início, as pessoas trans usaram o queer como uma identidade política para se identificarem como politicamente ativas na luta pelos direitos trans.

Na época, pessoas que estavam completamente fora do gênero binário eram chamadas de criminosos de gênero.

Em 1995, o termo queer apareceu pela primeira vez na mídia impressa e, logo depois, a internet ajudou a popularizá-lo.

As pessoas agora o usam para descrever todos os tipos de identidades de gênero que não se enquadram no binário masculino e feminino.

Compreendendo o gênero...

Ao buscar compreender realmente o significado queer, é importante ter em mente que gênero nem sempre é representado como preto e branco.

Podemos definir identidade de gênero como a maneira como você se identifica, que pode ser como homem, mulher ou algo diferente. Pois a definição de gênero é como você se expressa ou se apresenta em termos de masculinidade e feminilidade.

Embora, frequentemente, tenham sido ensinados que homem e mulher são duas categorias completamente separadas, tanto a identidade de gênero quanto a expressão de gênero existem em um espectro.

Os queer podem se apresentar e se expressar de diferentes maneiras, não é preciso ter uma aparência andrógina ou mesmo agir de uma forma que não seja masculina, nem feminina, para se tornar mais sensível ao gênero - embora haja a possibilidade de fazê-lo se se achar que é certo para esta pessoa. É uma questão intrínseca de sua própria identidade de gênero.

Ser queer é o mesmo que não binário?

O não-binário é mais usado como termo genérico para as pessoas que não se identificam com as categorias binárias de homem e mulher. Enquanto queer descreve uma experiência particular sob esse leque, podendo incluir a sensação de que o gênero de uma determinada pessoa é fluido.

Como o gênero queer incorpora raízes políticas específicas, pode haver uma tendência política particular para identificar como gênero queer alguém que não é binário. Mas fica a cargo de cada um determinar qual desses termos funciona melhor.

Que identidades de gênero queer engloba?

Lembre-se de que algumas pessoas que possuem as seguintes identidades de gênero também podem não se identificar como queer. Para descobrir a identidade de gênero de alguém, o melhor curso de ação é simplesmente perguntar a ela.

  • Agênero

Pessoas mais velhas sentem que não têm gênero ou que seu gênero é neutro.

  • Dois Espíritos

Algumas tribos de índios americanos reconhecem pessoas com dois espíritos como um terceiro gênero. Dependendo de sua identidade e tribo específicas, eles podem exibir traços de gênero de um ou vários gêneros e ter papéis especiais em sua tribo.

A diferença entre sexo e gênero

Sexo se refere às suas características biológicas. Isso inclui genes, hormônios e órgãos reprodutivos. Na maioria das vezes, esses recursos permitem que os médicos classifiquem as pessoas como "biologicamente masculinas e femininas".

No entanto, também existem pessoas intersexuais que possuem características biológicas de dois gêneros. Os termos masculino, feminino e intersexo referem-se ao sexo de alguém, não ao seu gênero.

Não é apropriado dizer que uma pessoa transgênero é "biologicamente masculino" ou "biologicamente feminino". O gênero é diferente do sexo, e o histórico médico de uma pessoa não determina seu gênero.

O gênero se refere à sua identidade, comportamento e expectativas sociais.

Sua identidade de gênero é seu próprio conceito interno de si mesmo.

Sua expressão de gênero é como você expressa sua identidade de gênero para o mundo. As formas comuns de expressar a identidade de gênero incluem estilos de cabelo, roupas e outros comportamentos.

As pessoas do gênero queer podem ter um gênero diferente do sexo que lhes foi atribuído no nascimento.

Não há muitos estudos feitos sobre a saúde do gênero. Pessoas do gênero queer são, frequentemente, agrupadas em estudos com pessoas trans, levando à falta de dados de saúde específicos. No entanto, este é um campo de interesse crescente, com potencial para mais pesquisas no futuro.

Em geral, as preocupações com a saúde das pessoas transgênero e o gênero são causadas, pelo menos em parte, pela falta de aceitação. Muitas pessoas enfrentam abuso, discriminação ou assédio. Isso pode conduzir a problemas ainda mais graves como:

  • Abuso de substâncias
  • Violência física
  • Violência sexual
  • Abuso emocional
  • Depressão
  • Ansiedade
  • Ideação suicida.

O que você pode fazer para dar apoio a essas pessoas?

Boa parte das pessoas do gênero queer sofrem ou já sofreram agressão relacionadas ao preconceito.

Há uma série de coisas que você pode fazer para mostrar seu apoio às pessoas de qualquer gênero e ajudar a aliviar um pouco esse desconforto:

  • Troque o pronome pessoal por algo como "amigo". Ou empregue o mesmo no lugar de "senhor" ou "senhora". Faça isso quando não tiver certeza de qual pronome deve ser usado.
  • Evite o engano ao afirmar a identidade de uma pessoa, ao não fazer suposições sobre como as pessoas se identificam.
  • Não faça perguntas invasivas sobre o corpo ou o histórico médico de uma pessoa, a menos que ela tenha lhe dado permissão para fazê-lo.

Esteja preparado para a possibilidade de os pronomes e a expressão de seu amigo poderem mudar com o tempo. Saiba que não há problema em se confundir sobre o que é ser queer. Todos nós o podemos fazer! Caso isso ocorra, um pedido de desculpas pode ser suficiente.