PUB
mascote
PUB


Embelezamento Vaginal

Nos últimos anos, tem se tornado cada vez mais comum o aumento das cirurgias estéticas vulvares e/ou vaginais, as cirurgias são feitas sem um referencial teórico para a realização, apenas para embelezamento vaginal.

É possível observar a tentativa de uso de vários termos que se referem ao embelezamento íntimo, como: estética genital feminina, estética vaginal, cirurgia íntima, bioplastia íntima, cirurgia estética genital, medicina estética e ginecologia, ginecologia estética, estética íntima, plástica da intimidade, cirurgia da intimidade, cirurgia cosmética vaginal, entre outras. As ideias de cirurgias vulvares datam do final dos anos 1970.

A questão do embelezamento vaginal é feita por diversos motivos, seja por questão de saúde, por estética ou por prazer sexual, o número de mulheres que buscam cirurgias de embelezamento vaginal tem aumentado cada vez mais. Algumas dizem que o marido não vê a necessidade de uma cirurgia, mas elas buscam ao máximo o bem-estar.

Cirurgia a laser

Há cerca de 4 anos a cirurgia a laser para a região íntima chegou ao Brasil, sendo usado para o tratamento de atrofia vaginal, sendo uma condição que atinge mulheres com mais de 60 anos, causando secura e dificuldades durante as relações sexuais. É indicada principalmente para o rejuvenescimento íntimo, visando melhorar a parte funcional da vagina, portanto, é uma ótima opção para mulheres que estão no período pós-menopausa, que não podem tomar hormônios.

Outro procedimento a laser é o usado para auxiliar no processo de cicatrização de cortes na região vaginal, como por exemplo, a episiotomia, que algumas vezes é feita em partos normais, ou apenas para clarear a região depois da gestação.

O preço da cirurgia a laser varia, podendo chegar a R$ 2.000 por sessão, sendo que no período de um mês são recomendadas no mínimo três sessões.

Preenchimento vaginal

A forma de preenchimento mais comum nos dias atuais é feita com ácido hialurônico. Essa substância é aplicada com o auxilio de uma agulha na parte externa dos grandes lábios vaginais, como consequência, melhora a aparência e ajuda na hidratação do tecido vaginal, mas a finalidade desse procedimento é estética.

O preenchimento vaginal não é definitivo, chegando a durar um ano, pois com o passar do tempo o organismo absorve a substância. Esse procedimento pode ser realizado por um ginecologista ou dermatologista, porém, o médico necessita de uma qualificação e conhecimento sobre a prática, de forma a evitar riscos.

Esse procedimento pode custar, em média, R$ 2.500.

Benefícios além da estética

Algumas mulheres sofrem com o ressecamento vaginal, ainda mais após a menopausa, na qual o corpo da mulher sofra com a falta de lubrificação e enfraquecimento dos músculos vaginais.

Depois de dois anos fazendo tratamento, algumas mulheres descrevem o resultado como “fantástico”, resultados que foram muito além da estética, mas também passaram a ter um melhor estilo de vida, com perceptíveis melhoras na vida sexual e pessoal. Esses procedimentos conseguem de alguma forma diminuir drasticamente os efeitos da menopausa e da idade.

A cirurgia a laser é menos invasiva que as demais, portanto, a maioria dos procedimentos são feitos dessa forma, é possível serem feitos interna e externamente. Os protocolos duram cerca de 20 minutos, não causam dor e são de rápida recuperação. Existem procedimentos que visam corrigir assimetrias nos lábios e flacidez.

Polêmicas, cuidados e evolução da prática

O assunto ainda é um tabu, pois envolve o órgão genital feminino. O que tem feito o tratamento se tornar cada vez mais praticado e comum é a busca por maior qualidade de vida e prazer, o que fez com que as pacientes começassem a procurar mais e mais os tratamentos. Conforme o tempo passa, as mulheres vão se sentindo mais à vontade para tocar nesse assunto, o que promove a quebra desse tabu.

É muito importante o conhecimento da técnica e da região vaginal, pois a mucosa da vagina tem uma pele muito diferenciada das demais partes do corpo, e exige atenção especial. Para que a cirurgia seja efetuada é preciso que a mulher passe por várias avaliações para saber se realmente pode fazer a cirurgia, avaliações essas que só podem ser feitas pelo ginecologista.

Cirurgias que vêm se tornando bastante comum são as de levantamento da bexiga, principalmente após os partos. A prática das cirurgias de embelezamento surgiu há cerca de dois anos em congressos no Estados Unidos. Os procedimentos além de não serem invasivos, são feitos pelos consultórios médicos, dessa forma, existe um acompanhamento feito por profissionais qualificados.

O laser mais utilizado vem acompanhado de uma ponteira intravaginal, ele aquece a parede da vagina, o que estimula a produção de colágeno e promove uma melhora na lubrificação, controlando o pH, consequentemente, provocando a retração muscular. A mulher, depois de
passar por esse procedimento, fica lubrificada com mais facilidade, seu canal vaginal fica mais estreito e firme.

As duas ponteiras dos lasers

Existem vários tipos de lasers, sendo que cada um tem duas pontas. A primeira ponta é usada na mucosa da vagina, promovendo uma melhora na atrofia e na secreção, proporcionando elasticidade e umidade, além de controlar o pH. É, além disso, capaz de estreitar a parede vaginal, levantando a bexiga e o reto, para pessoas com incontinência urinária é de grande ajuda.

A segunda atua na área externa da vagina, atuando no clareamento da vulva até a região perianal, corrigindo as imperfeições do lábio, ou seja, é um procedimento estético.