PUB
mascote
PUB


Por que  é a hora de começar a se preocupar com as DSTs?

Você faz parte dos 45% de jovens brasileiros que ainda se arriscam a ter relações sexuais sem usar preservativo? Acha certo estar dentro dessa estatística? Não liga e quer “viver como se não houvesse amanhã”? Então vem ler esse texto e entender por que agora é a hora de começar a se preocupar com as DSTs.

Aumento de pessoas infectadas por DSTs vem crescendo assustadoramente nos últimos anos

Se você não acredita que as DSTs são reais, saiba que o aumento de pessoas infectadas por elas vem crescendo assustadoramente ao longo dos últimos anos, no Brasil e no mundo.

E isso são dados da OMS (Organização Mundial de Saúde), viu? A cada ano, cerca de 340 milhões de pessoas são infectadas no mundo. E, muitas das que sentem os sintomas, sequer buscam auxílio médico.

Em se tratando do território brasileiro, você já deve ter visto falar em algum lugar que o Ministério da Saúde fez um alerta a população sobre uma epidemia de sífilis que vem acontecendo.

Está pouco para você? Vem entender um pouco mais sobre por que deve começar a se preocupar com as DSTs

 Já não bastasse o fato (que muito provavelmente você já conhece) de que a AIDS não tem cura (uma vez infectado (a), você teria que tomar remédios ao longo de toda a sua vida), outras DSTs estão ficando cada vez mais difíceis de tratar.

Entre elas, podemos destacar as DSTs que são causadas por bactérias, como a gonorreia, a clamídia e a sífilis. A cada “surto” ou epidemia que passa, essas doenças vão focando cada vez mais resistentes aos antibióticos.

Imagina só que pesadelo se os antibióticos pararem de ser eficazes nesse caso? Muitas pessoas poderiam ir a óbito por conta dessas DSTs, passando por um longo caminho sofrido tendo que conviver com as doenças e os seus sintomas até o fim da vida.

Por que isso acontece e por que me preocupar?

Esse alerta serve para abrir os seus olhos e te ajudar a perceber o porquê você deve começar a se preocupar com as DSTs. Afinal, como já dissemos, o fato de as bactérias causadoras da sífilis, da gonorreia e da clamídia estarem se tornando resistentes a antibióticos é real.

E isso acontece por alguns motivos que iremos comentar a seguir. Entre esses motivos se encontram a falta de um diagnóstico eficaz e o uso errado ou excessivo de medicamentos. E tudo isso vai reduzindo as opções de tratamento.

Bactérias estão se tornando mais resistentes graças ao uso excessivo ou errado de medicamentos

Você sabe que, a cada dia que passa, as bactérias estão se tornando ainda mais resistentes a medicamentos. Inclusive, as bactérias causadoras de DSTs. Tanto que, no Brasil, há algum tempo já existem várias restrições quanto a venda de antibióticos (necessidade de apresentar receita médica, anotar o número de lote e por aí vai...).

Isso acontece pelo fato de as pessoas estarem fazendo o uso errado (ou repetitivo) dos antibióticos, sem qualquer auxílio médico. E isso pode causar um grande fortalecimento das bactérias, ao invés de eliminá-las.

Para ilustrar: o nosso corpo é repleto de bactérias (boas a ruins). Quando ficamos doentes por conta de uma infecção bacteriana, diversas bactérias começam a se multiplicar no nosso organismo, causando os sintomas ruins.

Quando vamos ao médico e ele nos prescreve um antibiótico, começamos a tomá-lo, a fim de matar as bactérias. Com alguns dias de tratamento, começamos a nos sentir bem. E é aí que mora um dos perigos.

Muitas pessoas, conforme começam a se sentir bem dos sintomas, deixam a medicação de lado, achando que já estão curadas. Dessa maneira, não matam todas as bactérias ruins que deveriam matar. Essas bactérias permanecem no organismo e se tornam resistentes ao antibiótico que foi ingerido.

E, quando essas bactérias se multiplicam novamente, causando os sintomas e todo o mal-estar, o antibiótico anterior não será mais eficaz para elas. É muito perigoso isso, não é mesmo?

Se nunca passei por isso, por que devo me preocupar agora?

Imagine bem o tanto de pessoas que tem se tratado de maneira errada quando tem DSTs. E esse número não é pequeno, ok? Agora imagine se você vai transar com uma dessas pessoas, sem usar preservativo. Você já iria adquirir essa DST com uma bactéria mais resistente de primeira.

Entendeu por que, mais do que nunca, agora é a hora de começar a se preocupar com as DSTs? Por mais que os antibióticos mais eficazes para essas doenças já estejam sendo desenvolvidos, ninguém quer passar o perrengue de sofrer com elas, não é mesmo? Por isso, se cuide de forma que nem corra o risco de precisar de medicação: use camisinha sempre!