PUB
mascote
PUB


Sexo em tempos de Covid-19

A pandemia de Covid-19 chegou abalando as estruturas do mundo inteiro. Há milhares de infetados e de mortos por conta desse novo tipo de coronavírus que vem abalando grande parte dos países. E, infelizmente, se sabe que a tendência nos próximos dias e meses é só aumentar.

Para evitar que o sistema de saúde fique saturado, uma medida altamente recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é o distanciamento social. Isso consiste que as pessoas evitem sair de casa o máximo que conseguirem, só deixando o lar somente se for essencial.

Esse tipo de medida garante que haja uma circulação menor do vírus Covid-19 em meio a sociedade. E também faz com que um menor número de pessoas tenha contato com ele nessa faixa de tempo.

Quanto mais cuidado se tiver nesse momento para evitar que o vírus se espalhe muito, melhor os sistemas de saúde irão conseguir atender tanto os infectados, quanto as pessoas que venham a sofrer outros tipos de doenças e acidentes.

Além disso, sabe-se que o Covid-19 não tem nenhum remédio ou vacina que funcione adequadamente contra ele. E não se sabe 100% quais são os efeitos do vírus no organismo e nem o tanto que ele pode causar danos quando se trata do longo prazo. Por isso, adquiri-lo agora é bem perigoso para qualquer pessoa.

Nunca se sabe como o novo coronavírus vai agir em você e nem como detê-lo de te causar danos. Por isso, é essencial que o distanciamento social seja levado bem a sério. Se você pode trabalhar de casa e não tem a necessidade de ficar saindo todos os dias, não saia. Assim, estará sendo responsável com você mesmo (a) e com os outros.

Mas, mesmo com todo esse problema que está tirando o sono de muitas pessoas (tenhamos fé que tudo vai melhorar), há quem esteja se preocupando com o seguinte: em tempos de distanciamento social e Covid-19, como fica o sexo? A seguir, iremos responder algumas das principais dúvidas que temos visto por aí.

O Covid-19 pode ser transmitido pelo sexo?

O contato sexual em si (pênis + vagina, pênis + ânus, vagina + vagina e por aí vai...) não é uma maneira comprovada da transmissão do novo coronavírus. Porém, a saliva, a urina e as fezes (que não deixam de ser excretas/ fluidos do corpo) carregam uma grande possibilidade de contaminação.

Então pense bem: o sexo é uma troca de fluidos, onde há contato, pelo menos, de pele e de saliva, sem contar o tanto mais de fluidos que podem ser trocados. Então é uma maneira bem provável de transmissão do novo coronavírus. Normalmente, há beijos, os rostos ficam próximos, há muito toque de pele, de mãos...

Enfim, é bem provável que, mesmo que o Covid-19 não seja transmitido como uma DST, que ele possa, sim ser transmitido durante uma relação sexual. Ainda mais se, por exemplo, você não tem um parceiro (a) sexual fixo (a) que mora na mesma casa que você.

Nessas situações, é muito difícil garantir que a pessoa com a qual você vai transar não tenha tido contato com o vírus de alguma maneira e ainda não esteja apresentando sintomas, mas com a possibilidade de vir a apresentar ou de transmitir a você.

Moro na mesma casa que o meu parceiro (a) sexual fixo (a) e estamos fazendo o distanciamento social juntos. Podemos transar?

Nesse caso, se os dois estiverem bem de saúde e estiverem tomando os devidos cuidados de distanciamento social, higiene e afins, não há problemas em terem relações sexuais. Basta manter a higiene antes e depois da relação, evitando muitos beijos e nunca tossir ou espirrar durante o ato.

Porém, se um dos dois vier a apresentar algum sintoma do Covid-19 (como febre, tosse seca e falta de ar), é necessário que essa pessoa se isole e procure atendimento médico o quanto antes.

E o sexo casual ou com pessoas que vivem em outras casas?

Nesse tipo de situação, o risco em ter uma relação sexual com uma pessoa que não mora na mesma casa que você ou que é puramente casual (podendo ter outros (as) parceiros (as)) e contrair o Covid-19 é bem maior.

Afinal, você não tem como saber se a pessoa tem feito o distanciamento social corretamente, tomado as devidas medidas de higiene ou se veio a ter contato com alguma pessoa que esteja infectada com o novo coronavírus.

Então, a dica é esperar que a pandemia passe e as coisas se acalmem para que você possa retornar à sua vida sexual normalmente. Se o seu desejo sexual for muito, muito grande, apele para a masturbação com brinquedos sexuais ou as próprias mãos. Revistas, vídeos ou até mesmo mensagens mais calientes podem te ajudar nesse processo.