PUB
mascote
PUB


  • Início
  • Blog
  • Sexo
  • Cólicas depois do orgasmo: por que acontecem e como proceder?
Cólicas depois do orgasmo

Você está lá, deitada, recebendo aquele oral maravilhoso do seu parceiro (ou parceira), está tudo indo às mil maravilhas e você já está quase gozando, até que as coisas se intensificam mais e mais e aí vem aquele orgasmo maravilhoso! Uma delícia, não é mesmo?

Mas depois de toda essa situação excitante, cheia de tesão e com um suposto final feliz, você começa a sentir um certo desconforto na sua vagina ou na parte mais baixa do seu abdômen. E mais: você começa a ficar cheia de dúvidas, afinal, “será que fez algo muito intenso ou que não deveria ter feito”?

E o que é esse desconforto que está acontecendo com o seu corpo? Por que isso está acontecendo? Infelizmente, essa é uma realidade muito comum na vida de muitas mulheres. E com você, já aconteceu de sentir cólicas depois do orgasmo? Você sabe como proceder nesse tipo de situação? Continue acompanhando esse texto para entender melhor sobre a situação.

Por que acontecem as cólicas depois do orgasmo?

Visto que os orgasmos deveriam ser bons, por que acontecem as cólicas depois do orgasmo? Será que é normal esse tipo de dor? De uma maneira geral, a resposta é “não”. Os orgasmos (e as relações sexuais de uma maneira geral) não deveriam doer nem antes, nem durante, nem depois.

Qualquer dor relacionada ao ato sexual deve ser investigada por especialistas o quanto antes. Afinal, elas atrapalham (e muito) a sua vida a dois. Pense bem: se toda vez que você tem um orgasmo, logo depois você tem cólicas, você vai querer continuar tendo orgasmos? É bem provável que não, né?

E isso vai atrapalhar o seu desempenho sexual, que vai atrapalhar na sua libido, que vai atrapalhar no seu relacionamento... Olha só que bola de neve que a situação vai criando.

Se com você acontece de presenciar cólicas depois do orgasmo, saiba que isso tem até nome e se chama “desorgasmo”. Esse é o nome da sensação de dor ou desconforto extremo que acontece logo antes, durante ou depois de você alcançar o clímax durante a relação sexual ou durante a masturbação.

E ainda existem casos, quando a dor vem depois do orgasmo ou do ato sexual (ou da masturbação), nos quais a dor (seja ela na vagina ou na parte baixa do abdômen) pode durar por horas. Super chato isso, não é mesmo?

A explicação de por que acontecem as cólicas depois do orgasmo

A explicação para o acontecimento de cólicas depois do orgasmo costuma ser bem simples: o útero é um músculo. E, enquanto você tem o orgasmo, ele se contrai e depois relaxa.

Quando você está praticando alguma atividade física, como a musculação, por exemplo, ao treinar os seus músculos, contraindo-os e relaxando-os, você não sente um desconforto ou até uma dorzinha depois? É isso o que pode estar acontecendo com o seu útero: a cólica vem como uma reação à estimulação que ele sofreu.

Mas também existem algumas condições ginecológicas que podem causar as cólicas depois do orgasmo. As contrações uterinas, somadas a fricção que acontece durante o ato sexual podem fazer com que essas condições se agravem e causem a dor que você sente.

Então, como proceder se sinto cólicas depois do orgasmo?

Se as cólicas depois do orgasmo têm sido parte do seu dia-a-dia, saiba que é muito importante procurar um profissional de saúde para ver se não existe alguma condição fisiológica que pode estar te causando isso e atrapalhando a sua vida sexual.

Algumas condições ginecológicas, como a doença inflamatória pélvica, endometriose, cistos ovarianos, miomas uterinos e/ ou fibrose podem ser responsáveis pelas cólicas depois do orgasmo estarem acontecendo com você. E, quanto antes você descobrir qualquer uma dessas condições, será mais fácil de conseguir tratar.

Você não precisa conviver ou se esforçar para conviver com a dor

Ou seja: se você sente cólicas ou qualquer outro tipo de desconforto ou dor antes, durante ou depois o ato sexual ou a masturbação, você não precisa aguentar isso. O sexo é feito para ser prazeroso e não o contrário.

E, além disso, se você ficar tentando aguentar a dor relacionada ao sexo e/ ou as cólicas depois do orgasmo, você ainda pode estar agravando alguma condição que está acometendo a sua saúde ginecológica. Por isso, nada de insistir até conseguir ir a uma consulta médica.

Dependendo de qual for o seu quadro de saúde (baseado na consulta e em exames), um ginecologista conseguirá te recomendar o que for mais adequado para tratar o seu caso. Se não houver nenhum problema de saúde, você poderá optar por posições sexuais mais confortáveis, por exemplo.

E lembre-se de que nenhum tipo de dor relacionada ao ato sexual é normal, ok? Quanto antes você procurar um profissional de saúde, será melhor para que você possa viver a sua vida sexual de forma plena e satisfatória