PUB
mascote
PUB


  • Início
  • Blog
  • Sexo
  • O que fazer depois do sexo para manter a saúde da vagina em dia?
O que fazer depois do sexo para manter a saúde da vagina

Por mais que o sexo seja uma delícia e seja o momento de lazer, sempre existem algumas preocupações relacionadas a ele. DSTs, uma gravidez não planejada e ainda existem alguns tipos de infecções e irritações que que podem te acometer mesmo depois do ato sexual... Como lidar com tudo isso?

Com o intuito de te ajudar a manter a saúde da vagina em dia, trouxemos uma lista com as coisas que você deve fazer depois do sexo para tal. Continue a leitura e siga direitinho as dicas!

7 Coisas para fazer depois do sexo para manter a saúde da vagina em dia

1 – Xixi

Isso mesmo! É essencial fazer um xixizinho sempre depois de uma relação sexual. Ainda mais se você tem algum tipo de predisposição a ter infecções urinárias. Dessa maneira, você elimina bactérias e microrganismos indesejados que podem estar na entrada da sua uretra.

Ao longo do ato sexual, é comum que as bactérias do reto se desloquem até a entrada da uretra. Isso acontece por conta da proximidade entre o reto, a vagina e a uretra e é completamente normal. O problema acontece se essas bactérias conseguem entrar na uretra. Por isso, o xixi pós sexo é essencial.

2 – Faça uso do cranberry!

Você sabia que o cranberry é um grande aliado das mulheres com predisposição a infecções urinárias? Por isso, a ingestão dele, em forma de cápsulas ou suco é uma das coisas para fazer depois do sexo para manter a saúde da vagina em dia.

3 – Faça uma limpeza da vagina

Entre as coisas para fazer depois do sexo para manter a saúde da vagina em dia se encontra realizar uma limpeza da sua vagina. Pense bem: lubrificantes, camisinha, bactérias dos dedos, pênis, boca e reto podem causar infeções se se proliferarem em excesso na região.

Por isso, é essencial que você busque sempre lavar a sua vagina depois do sexo. Higienizar a parte externa da região com água corrente e sabonete neutro (ou íntimo) já está de bom tamanho. Lembre-se de que não existe a necessidade de higienizar a vagina por dentro, ok?

4 – Use roupas adequadas

Depois da devida higienização da região vaginal, é essencial que você utilize roupas íntimas adequadas para garantir a saúde da sua vagina. Calcinhas de algodão e pijamas mais soltinhos são boas pedidas. Principalmente se for hora de dormir, fuja de roupas apertadas ou de material sintético, eles podem favorecer infecções.

5 – Beba bastante água

Essa dica não é só uma das coisas para fazer depois do sexo para manter a saúde da vagina em dia, mas é uma das coisas que você deve fazer para manter a sua saúde de uma maneira geral em dia.

Principalmente, se a relação sexual foi intensa e você suou bastante ao longo dela,  a hidratação é essencial para o seu corpo de uma maneira geral e para a sua vagina.

6 – Invista na ingestão de alimentos ricos em probióticos

Você sabia que os probióticos podem ser os melhores amigos da saúde da sua vagina? Sim, isso acontece porque eles são compostos pelos mesmos microrganismos bons que também são encontradas na vagina.

Dessa maneira, ao investir nos alimentos ricos em probióticos, você consegue repor os bons microrganismos do seu corpo e ainda se previne de infecções causadas por fungos, como a candidíase (aquela coceirinha chata que acomete a região vaginal, sabe?).

Quer algumas dicas de lanchinhos pós sexo (ou ao longo do seu dia mesmo) que são ricos em probióticos? Iogurte natural, kombucha e leites fermentados são boas opções de probióticos. Invista na ingestão deles pela saúde da sua vagina!

7 – Tomar um banho de banheira

Infelizmente, não são todas as mulheres que irão ter esse privilégio sempre após uma relação sexual, mas, se for possível para você, tomar um banho de banheira é uma das coisas para fazer depois do sexo para manter a saúde da vagina em dia.

Além de ajudar a relaxar, um pouquinho de óleo de coco na água irá te ajudar a hidratar a área externa da vagina, te ajudando a aliviar ou prevenir qualquer inchaço ou irritação pós sexo. Mas isso não é obrigatório, ok? Só faça se você tiver condições de fazer.

Concluindo...

Por mais que o sexo possa ser visto como o horário recreativo do dia, é essencial tomar alguns cuidados para que você consiga manter a saúde da vagina em dia. Afinal, essa é uma área bem sensível do corpo, que pode sofrer infecções e irritações por conta de microrganismos indesejados na região.

Então, não deixe de seguir a nossa lista coisas para fazer depois do sexo para manter a saúde da vagina em dia. Mesmo que não consiga fazer todas as coisas sempre, conseguir colocar em prática pelo menos um ou dois itens já é um bom começo!