PUB
mascote
PUB


A vagina inchada depois do sexo? Por que isso acontece?

Sabe quando acontece aquele rala e rola gostoso, bem intenso até que os envolvidos estejam bem satisfeitos? E aí, quando a mulher vai tomar banho (ou no dia seguinte) percebe que a vagina está um tanto inchada e até vermelha. Isso até assusta, não é? Afinal, será que é normal a vagina ficar inchada depois do sexo?

Se você, assim como tantas outras pessoas, tem essa dúvida (seja por curiosidade ou por já ter passado por esse tipo de situação), saiba que estamos aqui para responder isso. Vem entender melhor se a vagina pode ficar inchada depois do sexo e porque isso acontece.

É normal ter a vagina inchada depois do sexo?

Um ponto importante eu já posso adiantar aqui para você: não é normal ficar com a vagina inchada depois do sexo. Quando a relação sexual acontece dentro dos conformes, não é comum que aconteça um inchaço da região genital pós-sexo.

Mas, se você se encontra com a vagina inchada depois do sexo, saiba que isso não é motivo para desespero. Esse é o tipo de coisa que pode vir a acontecer em algumas situações e é fácil de se resolver. Continue na leitura para entender melhor as razões pelas quais a vagina pode ficar inchada depois do sexo.

Afinal, por que motivos a vagina pode ficar inchada depois do sexo?

1 – Sexo muito intenso

Até certo ponto, quando a mulher fica excitada, é comum que aconteça um maior fluxo de sangue para a vulva e a vagina e elas se mostrem mais avermelhadas e “gordinhas”.

Mas se, juntamente com esse leve inchaço, você notar que existem pequenos cortes na abertura da vagina, até com um pouco de sangramento e um leve escurecimento ou azulamento da área, a razão pode ser um ato sexual muito intenso ou vigoroso.

Nesse caso, o melhor a fazer e tomar um analgésico e fazer um banho de assento (cerca de 15 a 20 minutos em uma banheira com água morna já são suficientes) visando reduzir o inchaço.

2 – Alergia

Se, além do inchaço, você percebe que existe uma sensação de coceira ou assadura na sua área genital, saiba que você pode estar passando por uma reação alérgica na sua região genital.

Esse é um motivo muito comum pelo qual a vagina pode ficar inchada depois do sexo e pode acontecer por conta do látex da camisinha, alguma loção ou lubrificante utilizados no ato ou até mesmo por causa do esperma (que pode acontecer com algumas mulheres).

Para resolver esse problema, cabe observar quais produtos você vem utilizando nas relações sexuais e testar se algum deles é o causador do seu inchaço vaginal.

3 – Infecções fúngicas

Muito comuns na vida das mulheres, as infecções por fungos são um motivo muito comum pelo qual a vagina pode ficar inchada depois do sexo. É aquela famosa coceirinha persistente, acompanhada por um inchaço, por conta do crescimento exagerado de fungos já existentes na região vaginal: a candidíase.

Além da coceira e do inchaço, a mulher ainda pode apresentar dor na relação sexual ou ao urinar, assaduras, ardência e um corrimento esbranquiçado. Nesse caso, é essencial procurar um ginecologista para decidir qual o tratamento mais adequado.

4 – Vaginose bacteriana

Similar à candidíase, a vaginose bacteriana acontece quando há um crescimento exagerado de determinado tipo de bactéria na vagina. Os sintomas, inclusive, são muito similares com o detalhe que o corrimento costuma ser de cor acinzentada e ter odor de peixe.

Por mais que essa condição possa desaparecer sem qualquer tipo de tratamento, é sempre recomendado procurar um ginecologista caso apresente algum desses sintomas.

5 – Vagina muito seca e/ ou atrofiada

Outro dos motivos pelos quais a vagina pode ficar inchada depois do sexo é o seu ressecamento e/ ou atrofia. E isso pode acontecer devido à falta de preliminares (falta de tempo para que a lubrificação natural aconteça) ou alterações hormonais (causadas pela menopausa, amamentação ou uso de anticoncepcionais).

Nesses casos, é comum a sensação de que a vagina está menos elástica (atrofiada). Para resolver isso, o primeiro passo é fazer o uso de um bom lubrificante (a fim de reduzir a fricção no local e, consequentemente, o inchaço). Caso isso não resolva, procurar auxílio médico é recomendado.

6 – DSTs

Algumas DSTs podem ser o motivo pelo qual a vagina pode ficar inchada depois do sexo. Dois exemplos são a tricomoníase e a clamídia, que inflamam o tecido vaginal e podem levar ao inchaço.

É muito comum que a clamídia não cause sintomas claros, mas a tricomoníase pode causar vermelhidão e irritação na região vaginal, além de inchaço e sangramentos após a relação e um corrimento amarelo acinzentado com odor de peixe. No caso de se deparar com o inchaço vaginal acompanhado de qualquer um desses sintomas, procure um ginecologista.