PUB
mascote
PUB


  • Início
  • Blog
  • Sexo
  • Você sabe quais são os efeitos colaterais do DIU de cobre?
Você sabe quais são os efeitos colaterais do DIU de cobre?

Eis que você, mulher, tomava pílula anticoncepcional há alguns anos. Então, decidiu que seria hora de trocar de método. Seja porque o compromisso de ter que tomar o medicamento todos os dias é chato, porque os efeitos colaterais não valem a pena ou porque você quer viver uma vida o mais livre possível de hormônios...

Você foi ao consultório, conversou com o seu (ou sua) ginecologista e vocês começaram a pensar sobre as melhores possibilidades de prevenção de uma gravidez não desejada. Eis que surge em pauta o DIU de cobre como uma das melhores opções.

Realmente, esse método pode ser uma opção excelente para quem não deseja ter que se preocupar com uma gravidez nem tão cedo. Mas você sabe quais são os efeitos colaterais do DIU de cobre?

Fizemos esse texto para que você entenda um pouco melhor sobre o assunto antes de introduzir (literalmente) esse método na sua vida. É óbvio que, além de se informar em fontes confiáveis na Internet, você deve conversar com o (a) profissional de saúde escolhido (a) para chegar à decisão final.

Mas, a fim de sanar as suas dúvidas do momento atual e para poder ter bagagem para iniciar a conversa com o seu (ou sua) ginecologista, vem entender melhor quais são os principais efeitos colaterais do DIU de cobre.

Efeitos colaterais do DIU de cobre

Bem, você já sabe que, uma vez no seu útero, ele já estará trabalhando na função de prevenir uma gravidez indesejada e pode ficar quietinho lá, fazendo isso por até 10 anos. Sem contar que ele é um método super barato, eficaz e reversível. Mas nem tudo são flores, não é mesmo? Confira a seguir quais são os principais efeitos colaterais do DIU de cobre.

1 – Períodos menstruais mais intensos e mais longos

Um dos principais efeitos colaterais do DIU de cobre, que grande parte das mulheres se queixam, é o aumento do fluxo menstrual e da duração do período. Principalmente, nos primeiros meses (ou no primeiro ano) após a colocação do DIU.

Se a mulher vem de um período da vida onde tomava anticoncepcional (que diminui o fluxo) e opta por colocar o DIU, ela pode estranhar muito. Afinal, isso acontece com quase 60% das mulheres que fazem o uso do DIU.

Então de você pensa em passar a utilizar o DIU como método anticoncepcional, prepare-se para a possibilidade de ter que aumentar o tamanho do seu absorvente e até de ter que lidar com “vazamentos” e afins.

2 – Manchas pelo corpo

Pelo fato de o DIU ser feito de cobre, um dos seus efeitos colaterais que pode vir a acontecer é o aparecimento de manchas pelo corpo. Isso pode vir a acontecer como uma resposta inflamatória do organismo ao cobre e à maior perda de revestimento uterino que ele gera. Mas os sinais costumam ser pequenos o suficiente para não causar grandes incômodos.

3 – Maior probabilidade de infecções vaginais

Um dos efeitos colaterais do DIU de cobre que é raro, mas pode vir a acontecer, é uma maior probabilidade de infecções bacterianas na vagina. E isso pode ser percebido por algumas mulheres que, após colocar o DIU, começam a sentir um mau cheiro vindo da vagina (como se fosse odor de peixe). Essas mulheres também podem sentir dor pélvica e ter corrimento.

É essencial, nesse tipo de situação, que se busque um atendimento médico. Por mais que o problema possa ser resolvido facilmente com o uso de antibióticos (receitados pelo (a) profissional de saúde), se ele não for tratado, pode levar a uma desordem inflamatória pélvica geral, levando até a infertilidade.

Essa doença inflamatória pélvica (DIP) ainda pode levar a sintomas de mal estar generalizado, como febre e calafrios pelo corpo. Isso, além de cãibras pélvicas, corrimento, dor na relação sexual e sangramento intenso.

4 – Cólicas menstruais mais fortes

Pensa bem: as cólicas menstruais já são normais na vida de quase todas as mulheres. Afinal, o seu organismo está, literalmente, expelindo pedacinhos do seu útero nesse período. Essas cólicas podem se tornar ainda mais intensas com o seu corpo se adaptando a um corpo estranho dentro dele. Normalmente, esse efeito colateral acontece nos primeiros meses após a colocação do DIU.

5 – Tontura e fraqueza

Conforme o seu fluxo menstrual se intensifica, experimentando o mais comum dos efeitos colaterais do DIU de cobre, pode ser que isso traga outros efeitos colaterais. Um sangramento menstrual mais intenso pode levar algumas mulheres a terem anemia e, como sintomas, fraqueza, tontura, palidez e sensação de frio o tempo todo.

Se isso vier a acontecer com você, não hesite em procurar o seu (ou sua) ginecologista e pedir para ter as suas taxas sanguíneas verificadas, a fim de descobrir o seu problema e tratá-lo logo.

6 – A perda do DIU

“Oi?” Sim, é isso mesmo que você leu. Pode acontecer de o DIU simplesmente “migrar” para outra parte do seu corpo ou até mesmo ser expelido espontaneamente pelo corpo. Por isso, é essencial que se façam os exames de rotina para ver se ele está bem colocado e entrar em contato com o (a) médico (a) caso note alguma dor e/ ou sensação estranha ou se perceber que ele “caiu” quando você foi usar o vaso sanitário, por exemplo.