PUB
mascote
PUB


Motivos que levam alguém a trair

Esse é um assunto bastante delicado, pois algumas pessoas simplesmente fazem algumas coisas por não saberem lidar no relacionamento de maneira adequada, e isso vai além dos fatores que incluem brigas, etc. Mas existem sim motivos que levam alguém a trair.

Alguns casais iniciam o relacionamento em um mar de rosas, mas conforme passa o tempo, começam a brigar descontroladamente, se julgar, etc., todas essas coisas podem fazer com que tudo vá por água abaixo e, consequentemente, ocorra a traição.

Todo relacionamento é uma construção feita progressivamente, exige carinho, atenção, empatia, amor, paixão e sexo. A falta de qualquer uma dessas coisas pode fazer com que o relacionamento perca um pouco de calor e força.

Quais são os motivos que levam alguém a trair?

Existem diversos motivos que levam alguém a trair, mas a verdade é que muitos desses motivos não incluem apenas aspectos sentimentais, mas também atitudes impulsivas. Os motivos podem vir acompanhados do esfriamento do relacionamento, mas também, de fatores externos ao relacionamento. Algumas pessoas podem viver um relacionamento perfeito, com boa convivência, boa vida sexual, atenção, amor, carinho e paixão, mas se rendem a momentos de impulsividade. Para compreender os motivos que levam alguém a trair, continue lendo abaixo.

Ser influenciado(a) por amigos(a)

Sim. É muito comum que ocorra traição devido a influências alheias, especialmente aqueles que têm pouca maturidade. Muitas das traições que ocorrem por esse motivo estão associadas aos jovens, que ainda não tem sua personalidade totalmente formada, com a estabilidade de suas emoções e atitudes. Existem aqueles amigos que não querem ver o relacionamento do outro fluindo, existem aqueles que têm interesse na garota do amigo e por isso tentam de tudo para fazer o relacionamento do outro acabar, etc., por isso é preciso prestar bastante atenção para quem está ao seu lado, fingindo ser amigo. Para ter um relacionamento saudável é preciso ter opinião, e a traição pode ocorrer devido a dificuldade de lidar com as próprias emoções, também pode acontecer com aqueles que não têm tanta segurança sobre o parceiro ou sobre si. Mas no geral, é um sinal de imaturidade quando se trata de controlar as emoções.

O ego

É bastante comum que algumas pessoas cometam a traição simplesmente por terem problemas com a autoestima, eles precisam de uma razão para se mostrarem aptos e aceitáveis. Muitos dos problemas relacionados à autoestima podem ser ligados aos problemas no relacionamento, também. Quando a pessoa passa por momentos ruins no relacionamento ou tem um parceiro que a faz se sentir mal, feio ou incapaz, é bastante comum que ela procure uma forma de autoafirmar que isso não é bem a verdade. A traição, nesse sentido, faz quem traiu se sentir bonito, capaz e feliz novamente, pois há alguém que aparentemente dá mais valor nele(a) do que a(o) própria(o) parceira(o).

Desejo de seduzir outras pessoas

Essa é uma das situações que grande parte das pessoas passam, pois afinal, quem não gosta de seduzir e perceber que realmente tem potencial pra isso?

Bem, algumas pessoas fazem isso mesmo estando em um relacionamento saudável e sério, apenas por sentir prazer em seduzir e tentar conquistar outras pessoas. Alguns sentem que isso é mais saudável e ajuda a manter o relacionamento firme, mesmo que a(o) parceira(o) não saiba do que está acontecendo.

Herança do comportamento dos pais

Esse é um aspecto que envolve bastante da psicanálise, pois é algo que as pessoas fazem inconscientemente. Existem aqueles que cresceram no meio das traições de algum dos pais, e por estar acostumado com isso, acaba por se relacionar da mesma forma com as pessoas que conhecem. A traição, nesse sentido, ocorre devido a uma experiência traumática que pode muitas vezes fugir do controle. Esse é um dos motivos que levam alguém a trair sem que sequer possa ter controle.

Rotina

A rotina realmente pode colocar tudo a perder. Para alguns casais, funciona muito bem viver em uma rotina programada, pois sentem que isso ajuda a organizar melhor a forma de convivência. Existem aqueles casais que apesar de viverem em uma rotina, conseguem quebra-la com bastante sucesso, pois tendem a investir em formas interessantes de fazer isso, como viagens, jantar, filmes fora de hora, etc. Apesar de fazer bem para muitos, pode não ser a mesma coisa para outros, pois a rotina pode fazer com que alguns casais entrem em um período de tédio sem fim, o que pode fazer com que o relacionamento perca a qualidade inicial e um enjoe do outro, sabendo disso, a consequência é que algum dos dois vá procurar alguma pessoa que tire seu tédio.

Traição como vingança

Algumas pessoas conseguem manter um relacionamento mesmo após a traição, sem trair. No entanto, algumas tendem a perdoar uma traição, permanecer no relacionamento, mas trair como forma de escape, para que o relacionamento não termine de uma vez, ou simplesmente para ficar quite. Alguns não envolvem traição de algum dos parceiros primeiro, mas algumas atitudes que causaram repulsa, segredos escondidos ou a falta de ombro amigo.

Possessividade e ciúmes excessivo

Com certeza, esses são dois dos maiores problemas em relacionamentos, especialmente porque tendem a causar sentimentos extremamente negativos. Algumas pessoas com ciúme excessivo podem sentir que o parceiro está prestes a cometer uma traição, independente do lugar em que esteja e o que esteja fazendo. O medo de ser traído pode fazer com que a própria pessoa enciumada cometa uma traição, como forma de escapar de uma possível traição, ou simplesmente dar o troco adiantado (um pouco estranho). Isso funciona como aquele ditado “antes ele do que eu”. Após cometer a traição, pode sentir uma culpa terrível, que trará ainda mais insegurança. Esses fatores estão entre os principais motivos que levam alguém a trair.

Uma forma de mudar as coisas

Outro motivo bastante incomum para a traição se adequa àquelas pessoas que traem como forma de tentar mudar o relacionamento, ou buscar o amadurecimento – no entanto, ocorre de maneira completamente impensada e inconsciente. Quem faz isso, geralmente, conta para o(a) parceiro(a) que traiu, e isso, de alguma forma, faz tudo mudar. Algumas pessoas também fazem isso simplesmente para dar um fim no relacionamento.

Você já passou por algumas dessas situações citadas acima? Realmente, a traição é uma das coisas que ninguém deseja pra si, pois traz dor e sentimentos de insegurança que podem causar consequências futuras.

Para além do que circula dois parceiros, existem outras razões para que uma traição ocorra, podendo ir muito além do que se é pensado, como você pôde observar na traição por motivos traumáticos.

É complicado entender os motivos que levam alguém a trair, pois geralmente, quem trai, não vai falar o que fez, muitas vezes podem mentir ou ocultar as verdades para não magoar o parceiro, o que pode ser bastante complicado.