PUB
mascote
PUB


  • Início
  • Blog
  • Sexo
  • Dificuldade na penetração: vagina muito “apertada” na hora do sexo é normal?
Dificuldade na penetração:  vagina muito “apertada” na hora do sexo é normal?

Existem muitas mulheres que pesquisam como deixar a vagina mais “apertada” para o sexo. As pesquisas são tantas que poucas pessoas param para pensar no tanto que a sensação de vagina “apertada” na hora do sexo pode incomodar. Pode até causar dificuldade na penetração.

Pensando nesse assunto, fizemos esse texto. Você já teve a sensação de que a sua vagina está mais apertada que o normal na hora de transar? Que, mesmo que você queira relaxar, parece que não consegue? Que na hora de introduzir o pênis ou até mesmo um brinquedo erótico ou o dedo, o seu parceiro tem dificuldade?

Esse é o tipo de questão que pode tirar o sono de muitas mulheres, que ficam achando que são anormais. Se você está passando por essa situação (ou conhece alguém que está), continue na leitura desse texto. Esperamos conseguir te ajudar a resolver a dificuldade na penetração por conta da vagina muito “apertada”.

É possível que a elasticidade da vagina esteja comprometida?

A primeira dúvida que vem à mente de muitas mulheres quando se trata da sensação de que a vagina está muito apertada é com relação a elasticidade da vagina. Será que é possível que o órgão íntimo na mulher esteja com a elasticidade comprometida, causando dificuldade na penetração?

 Já adiantamos que a resposta é não. Qualquer vagina é completamente elástica. Pense bem: se ela consegue se expandir o suficiente para que um bebê saia por ela, por que um pênis não conseguiria penetrá-la?

A anatomia vaginal é feita para se expandir e voltar ao normal. Portanto, pode ter certeza de que a dificuldade na penetração não é por culpa da falta de elasticidade.

Listaremos alguns motivos comuns pelos quais a sensação de vagina apertada pode acontecer. E tenha a ciência de que, independentemente de qual situação você se identifique, é essencial que busque auxílio de um profissional especializado.

Motivos pelos quais você pode sofrer com dificuldade na penetração

1 – Mudanças hormonais

As mudanças hormonais pelas quais todas mulheres passam podem ter influência na dificuldade de penetração. E isso pode ser sentido em maior parte por mulheres que estão na menopausa.

Conforme há uma queda do hormônio estrogênio nessa fase (mas pode ocorrer em outras fases também), os tecidos vaginais se afinam. E há uma queda na lubrificação. Esses dois fatores podem causar essa sensação de vagina muito “apertada”, gerando desconforto na penetração.

Buscar auxílio médico caso esteja passando por isso é essencial. Mas saiba que a situação costuma se resolver facilmente. Com reposição hormonal, se necessário, e uso de lubrificante em todas as relações.

2 – Você teve um bebê há pouco tempo

Quando a mulher teve um bebê recentemente, ela passou por uma montanha russa hormonal. Desde a gravidez até o pós-parto e a amamentação. E, como dissemos anteriormente, alterações hormonais podem deixar o sexo mais desconfortável.

Outra questão que pode acontecer é quando a mulher passou por um parto normal (ou outro tipo de cirurgia) e teve que levar pontos na vagina. Dependendo de como a sutura foi feita, pode ser que tenha deixado a vagina mais “apertada”. Se é esse o seu caso, retorne ao médico cirurgião/ obstetra.

3 – Falta de lubrificação

Existem vários motivos pelos quais a lubrificação feminina pode diminuir. Entre eles, já citamos a menopausa e o pós-parto. Mas a falta de lubrificação também pode acontecer por conta da pílula anticoncepcional. Ou até mesmo de maneira natural.

E, quando a vagina se encontra mais seca, ela parece que fica mais “apertada”. Afinal, quanto mais seca a vagina, maior a sensação de atrito. E mais incômoda é a penetração.

Isso pode ser resolvido facilmente com o uso de lubrificante. Mas não exclui uma visita ao ginecologista para entender o que está causando a falta de lubrificação, ok?

4 – Vaginismo

Vaginismo é uma condição na qual algumas mulheres sofrem e que pode causar muita dor. O que acontece com essas mulheres é que os músculos internos da vagina se contraem de maneira involuntária, tornando a vagina mais apertada. E isso causa dificuldades até para utilizar um absorvente interno. Imagine só para a penetração.

Há quem sofra com essa condição desde a primeira vez em que tenta transar com penetração. E há quem tenha uma vida sexual normal até que a condição apareça. E, muitas vezes, o vaginismo pode ser causado por conta de algum trauma ou repressão emocional.

A boa notícia é que, com o devido acompanhamento, o vaginismo também tem tratamento. Profissionais como ginecologista, fisioterapeuta de assoalho pélvico e um psicólogo podem trabalhar em conjunto no diagnóstico e reversão do quadro.

Concluindo...

A sensação de vagina “apertada” durante o sexo pode acontecer e causar dificuldade na penetração. Espero que tenhamos esclarecido a situação para você e os principais motivos pelos quais isso pode acontecer.

O mais importante a destacar aqui é que incômodos ou dores durante uma relação sexual não são normais. E, caso você sinta, é essencial que encontre uma pessoa ou um profissional de confiança para falar sobre o assunto e obter ajuda o quanto antes. Não deixe de cuidar da sua saúde sexual.