PUB
mascote
Banner Favoritos
PUB


Quando um namoro se torna abusivo?

Muitas pessoas infelizmente vivem em um relacionamento abusivo sem sequer perceber, isso porque estão tão acostumadas com isso que já veem como algo “normal”. É possível que se sinta mal com aquela situação desagradável, mas ainda assim, releva.

É importante que você preste muita atenção nos traços e sinais de um relacionamento abusivo, especialmente porque isso pode fazer com que você desenvolva traumas durante toda a vida, impedindo que você consiga até mesmo se envolver com outras pessoas no futuro.

Os traumas são coisas muito comuns, geralmente feridas que carregamos na infância, etc., mas traumas de um relacionamento abusivo podem ser ainda mais intensos, causando consequências que fazem pessoas saudáveis mentalmente perder completamente a sanidade.

Qual a importância de identificar um relacionamento abusivo?

A primeira coisa que você precisa ter  em mente é identificar um relacionamento abusivo, isso porque você estará evitando possíveis agressões, inclusive agressões físicas. Muitas mulheres sofrem com maridos abusivos, que chegam a casa utilizando toda a força para violentar.

A violência doméstica contra mulheres sempre existiu, a diferença de antigamente para os dias atuais é que grande parte das mulheres aprendeu que é necessário realizar uma denúncia, é necessário colocar o que está acontecendo a público.

Essa é a principal importância de identificar um relacionamento desse nível, pois, ao saber identificar, a mulher tem chance de ganhar forças para sair daquilo. Algumas mulheres simplesmente permanecem na situação por costume ou então, por não entender o que aquilo significa.

Sequelas causadas por um relacionamento abusivo

É muito comum você observar que algumas pessoas vivem em relacionamentos abusivos sem que sequer percebam isso. Você já esteve em algum relacionamento onde tinha medo de falar determinadas coisas ou até mesmo de ser você mesmo?

Algumas pessoas julgam qualquer coisa que você fale e você precisa cuidar o tempo todo das suas palavras, pois, se você fala algo que o parceiro não gosta, ele vai te julgar ou então, brigar com você sem que haja algum motivo aparente. Isso pode ser caracterizado como algo abusivo!

Nem toda violência é física, pode ser psicológica e verbal, também. Esse é o abuso que vai tomando conta da sua vida sem que você perceba e até que consiga perceber, já criou longas raízes, então se torna ainda mais complicado.

O abuso psicológico é um dos principais tipos de abuso e um dos mais perigosos, pois é sorrateiro. Ele pode causar certos desconfortos mentais, que podem levar a doenças de cunho psicológico, como depressão, ansiedade e outras síndromes!

Se você se depara com alguém controlador, que não deixa você falar, que tenta mudar a sua visão sobre si mesma ou então, age como se você fosse maluca e consegue te convencer disso de alguma forma, saiba que sim, esse é um abuso psicológico e você precisa quebrar isso!

Alguns dos problemas que podem surgir quando você passa por abusos psicológicos podem incluir algumas coisas, e iremos dizer algumas das principais sequelas nos tópicos abaixo:

  • Depressão e ansiedade: nesses casos, passou-se um longo tempo de abusos e você percebeu isso com certo atraso, pois, o dano maior já está feito. Algumas mulheres se acomodam com aquilo sem perceber, pois o parceiro usa a manipulação.
  • Autoestima: um relacionamento abusivo pode também afetar a autoestima de uma mulher, na verdade, é uma das coisas que mais são afetadas. A pessoa que sofre esse tipo de abuso começa a achar que a culpa é dela, e apesar dos seus esforços para resolver as coisas, as coisas parecem apenas piorar, pois o homem que abusa dessa maneira consegue deixar a mulher para baixo, tirando sua esperança.

Por que a mulher não abandona o relacionamento abusivo?

É o que explicamos acima, a manipulação é algo que afetará o julgamento dela sobre as coisas, sobre si mesma e você dizer que ela está nessa situação por pura vontade ou frescura piora a situação de uma maneira muito intensa.

Geralmente pode ser muito confuso para uma mulher até que ela perceba que está sofrendo abuso, ela pensará que a culpa é dela, pois o marido fará com que ela pense isso. Ele cometeu uma traição e ainda dirá que a culpa é dela, mesmo que o errado seja ele, tudo isso na manipulação.

Como você pode ajudar uma mulher que sofre abuso doméstico?

Existem alguns passos que você precisa seguir para ajudar uma pessoa que está sofrendo abusos em casa. Algumas das coisas importantes a serem feitas são mostrar que quer ajudar, acolhendo essa pessoa e apresentando pra ela todo o abuso que ela está sentindo.

O homem que comete o abuso já faz ela se sentir culpada e você precisa mostrar pra ela que na verdade ela não é a culpada de tudo e sim, que está sofrendo manipulação.

Mulheres que passaram por abusos psicológicos, físicos e verbais podem também procurar ajuda com uma terapeuta, isso ajudará ela com algumas questões importantes, como a autoestima perdida no tempo que o relacionamento durou.

Dependendo do nível do trauma, o tratamento deverá ser maior, tendo um tempo maior de recuperação dos danos causados. Conforme o tempo passar, a mulher entenderá melhor as coisas, se tornará mais forte e entenderá que existem maneiras de escapar disso.

Como são os homens que cometem abuso psicológico?

Essa é uma pergunta que vai te ajudar a identificar um homem com esse tipo de natureza perversa. Geralmente, essas pessoas utilizam de uma técnica de manipulação chamada “gaslighting” que faz a mulher duvidar de si mesma, perdendo até mesmo a sanidade.

Geralmente, eles fazem isso com o intuito de mentir, cometem algum erro e para colocar a culpa na parceira, fazem com que elas saiam como mentirosas. Isso é algo bastante perigoso para a saúde mental da mulher, pois ao perder a sanidade, elas acabam por não confiar em si mesmas.

Quando se está com a guarda baixa, é possível que não perceba a forma como o homem diz as coisas, pois, nem sempre ele vai dizer aquilo com um tom grosseiro, vai dizer de uma forma que você não se sentirá atingida, mas na realidade, está sendo.

Muitas coisas podem envolver abuso, os sinais podem ser: traição, mentiras, críticas, humilhações, te exclui dos planos, te põe pra baixo, dá em cima de outras mulheres com você do lado, etc., coisas com esse tipo de teor são todas caracterizadas como abuso. Cuidado!