PUB
mascote
PUB


Quando se preocupar se você menstruar duas vezes no mês

A menstruação é uma parte absolutamente comum na vida das mulheres. A coisa mais rara no mundo é uma mulher, na fase adulta, que nunca tenha tido que lidar com o período menstrual.

Mas, apesar de tão comum, ela também pode trazer algumas dores de cabeça, que vão além das dores de cabeça habituais da TPM. Por exemplo: as irregularidades pelas quais o ciclo menstrual passa. Quantas mulheres não se depararam com a ausência da menstruação? Ou com a menstruação vindo mais de uma vez no mês?

Sim, mais cedo ou mais tarde, muitas mulheres terminam passando por esses tipos de situações. E se acontecer com a sua pessoa, você sabe quando se preocupar se você menstruar duas vezes no mês?

Esse texto foi feito para esclarecer que, por mais que a menstruação possa acontecer mais de uma vez no mês por questões mais tranquilas, como um ciclo menstrual mais curto, o esquecimento de tomar a pílula anticoncepcional ou até mesmo uma gravidez, as causas podem ser um tanto mais complicadas e preocupantes.

Se essa situação de menstruar mais de uma vez por mês é familiar para você e te incomoda, continue na leitura desse texto. Aqui, vamos te explicar direitinho quando se preocupar se você menstruar duas vezes no mês. Se achar que se enquadra em qualquer das situações a seguir, não hesite em marcar uma consulta com o ginecologista.

Quando se preocupar se você menstruar duas vezes no mês? Alguns motivos para você se alertar

1 – Você pode estar sofrendo com níveis muito altos de estresse

Quando a mulher sofre altos níveis de estresse pode acontecer de ela ter ausência da menstruação ou até mesmo que a menstruação aconteça mais de uma vez em um mês.

Isso acontece porque os hormônios que regulam o ciclo menstrual vêm do cérebro. E é no cérebro onde começa o estresse. Por isso, situações estressantes além da conta (como carga excessiva de trabalho, problemas de relacionamento e afins) podem ter influência direta no seu ciclo menstrual.

Se você desconfia que essa pode ser a razão para você menstruar duas vezes no mês, busque ajuda especializada e atividades que te ajudem a controlar o estresse, como ioga ou meditação. Mas não deixe de se tratar, ok?

2 – Pode ser que você tenha pólipos ou miomas uterinos

Existem algumas alterações que podem acontecer no sistema reprodutor das mulheres e fazer com que elas menstruem mais de uma vez por mês. Entre elas, se encontram os pólipos e miomas uterinos.

Não há muito com o que se preocupar, visto que essas lesões são comumente benignas. Elas geralmente são causadas por alterações hormonais e podem causar sangramento entre períodos menstruais.

No caso dos pólipos, é muito comum que o sangramento ocorra após uma relação sexual, se eles forem tocados.

Quando se trata dos miomas, conforme eles crescem, podem causar dor e inchaço abdominal, dor nas costas, dor durante a relação sexual e sangramento entre períodos não necessariamente associado ao sexo, podendo levar a mulher a desenvolver uma anemia.

3 – Ou pode ser uma infecção vaginal

Muitas infecções vaginais e do colo do útero podem causar sangramentos entre períodos menstruais. Essas infecções vão desde a vaginose bacteriana até DSTs, como a tricomoníase.

Se você, além do sangramento irregular, desconfiar que possa estar acometida com algum tipo de infecção na sua região íntima, busque atendimento médico para se tratar o quanto antes.

4 – Você sabe como anda o funcionamento da sua tireoide?

Outro fator muito comum que pode ser uma razão para você se preocupar se você menstruar duas vezes no mês é o funcionamento da sua tireoide. Tanto o hipo quanto o hipertireoidismo podem causar sangramentos irregulares ao longo dos meses.

Isso acontece porque a tireoide é regulada por hormônios que vêm da mesma área do cérebro que controla o ciclo menstrual. Então, a alteração na tireoide pode refletir em uma alteração no ciclo menstrual. Um exame de sangue solicitado pelo ginecologista irá tirar essa dúvida.

5 – Pode ser que você sofra com a Síndrome dos Ovários Policísticos

Cerca de 8 a 20% das mulheres do mundo podem sofrer com a Síndrome dos Ovários Policísticos. Essa síndrome faz com que a ovulação seja mais infrequente ou até mesmo ausente e, com isso, leve a um desequilíbrio hormonal. Esse desequilíbrio das taxas de hormônios pode levar a sangramentos irregulares.

Entre os sintomas da SOP se encontram: acne em excesso, mesmo depois de adulta; aumento de peso ou dificuldade para emagrecer; problemas para engravidar; e crescimento de pelos no buço ou no queixo.

6 – Endometriose

Sim, essa doença que é pesadelo de muitas mulheres também pode ter responsabilidade no acontecimento de sangramentos menstruais irregulares. Se, além de ter os sangramentos, o fluxo é pesado, acompanhado de cólicas, náusea, fadiga, dor de cabeça, dor nas relações sexuais e nos movimentos intestinais, busque ajuda médica.

Concluindo...

Por mais que menstruar duas vezes no mês possa ser muito comum e muito simples de ser resolvido na vida de algumas mulheres, para outras pode significar condições mais sérias acontecendo no organismo.

Espero que esse texto tenha te ajudado a entender um pouco mais sobre quando se preocupar se você menstruar duas vezes no mês. Além das condições que citamos acima, problemas como obesidade ou uma predisposição ao câncer também podem levar a irregularidades no ciclo menstrual.

Se você desconfiar que sofre de qualquer uma das condições que citamos aqui, não hesite em buscar auxílio do seu ginecologista e fazer todos os exames necessários para ter certeza do que tem.

Pode ser que não seja nada. Mas, se for diagnosticada com alguma coisa, siga o tratamento à risca para estar boa logo e parar de sofrer com a menstruação mais de uma vez no mês.