PUB
mascote
PUB


Candidiase recorrente: tratamento em casa funciona?

Sabe aquela coceira incômoda na sua área íntima, que pode vir acompanhada de ardência e um corrimento branco, bem espesso? Se você é mulher, é bem provável que já tenha acontecido com você. Se isso tudo tem acontecido com uma certa frequência, pode ser que você esteja sofrendo com a candidíase recorrente.

E, não se engane pensando que a candidiase só afeta mulheres. Ela também pode afetar homens, causando alguns sintomas, como ardência, coceira e descamação da pele.

Quando a candidíase acontece uma vez ou outra, os sintomas já são desagradáveis o suficiente para querermos logo ficar livres deles. Para tal, basta uma consulta com o ginecologista e o uso de remédios apropriados.

 Agora, imagine só que essa situação tem acontecido com uma frequência grande, caracterizando uma candidiase recorrente.  Muitas mulheres sofrem com isso e não querem ou podem ficar indo ao ginecologista e tomando/ usando muitos remédios.

Como proceder nesse caso? Será que os tratamentos caseiros para a candidiase são eficazes? Ou são só perda de tempo e dinheiro, visto que os tratamentos com medicamentos “de farmácia” podem ser mais adequados? Continue a leitura do texto para descobrir mais!

De onde vem a candidiase? Ela é uma DST?

Pelo fato de a candidiase acontecer com frequência na região íntima, muitas pessoas tendem a confundi-la com uma DST. Se essa é a sua dúvida, pode se tranquilizar pois assa coceira chata não caracteriza uma doença sexualmente transmissível. E acontece com mais frequência do que você pensa.

O causador da candidiase é um fungo chamado Candida. Ele está naturalmente presente no organismo de todas as pessoas, tendo apreço por locais escuros e úmidos. O problema acontece quando, por algum motivo, esses fungos se multiplicam mais do que deveriam.

No caso da vagina, fatores que alterem o pH da região são suficientes para que os fungos se proliferem mais do que devem e causem todo aquele desconforto. Uma mudança de sabonete íntimo e o uso de antibióticos ou certos anticoncepcionais já podem causar a candidíase.

Outro motivo muito comum pelo qual os sintomas aparecem é o uso de roupas íntimas de material sintético, que não deixam a área respirar. Isso também se aplica ao uso de roupas muito justas por longos períodos.

Outras razões pelas quais os fungos podem vir a se multiplicar em excesso são quedas na imunidade e até mesmo o estresse. Ou seja, o fungo da Candida pode te causar problemas por diversos motivos. E, se você demorar a descobrir o que está dando forças a esse fungo, pode ser que sofra com a candidiase recorrente.

Tratamentos caseiros funcionam para a candidiase recorrente?

No meio do desespero quando estão sofrendo com a candidiase recorrente, muitas pessoas decidem apelar para tratamentos caseiros. Afinal, ter que ir ao médico com uma grande frequência é chato e demanda muito tempo e dinheiro.

Além disso, os tratamentos nem sempre são baratos e a exposição a toda a química presente nas medicações pode causar uma certa insegurança. Mas esses tratamentos caseiros são, realmente, eficazes? Vem ver alguns dos que são mais falados na Internet e conhecer se eles têm (ou não) eficácia.

1 – Vinagre de maçã

Existem muitas pessoas que recomendam o uso de vinagre de maçã para tratar a candidiase recorrente. A recomendação seria aplicá-lo diretamente na vagina ou em um absorvente interno. Mas essa prática não é recomendada, visto que o vinagre é ácido e pode piorar a situação na sua área íntima. Portanto, não o faça!

2 – Chá de camomila

Banhos de assento ou aplicação de chá de camomila no local da coceira podem ser eficazes para o alívio dos sintomas. Afinal, a camomila tem propriedades anti-inflamatórias e calmantes.

Mas isso não é eficaz para o tratamento e a eliminação da infecção, somente para aliviar o desconforto até conseguir fazer o tratamento adequado.

3 – Lysoform ou desinfetantes

Há quem recomende o uso de Lysoform ou outros desinfetantes para o tratamento da candidiase recorrente (imagine aqui aquele emoji com a cara assustada). Não se deixe levar por essa ideia que pode trazer sérios riscos à sua saúde!

4 – Banho de assento com bicarbonato de sódio

Assim como o uso do chá de camomila, o banho de assento com bicarbonato de sódio pode aliviar os sintomas da candidiase recorrente. Mas não substitui o devido tratamento para a redução de quantidade dos fungos.

5 – Mudanças na alimentação

Muitas pessoas não levam a sério, mas mudanças nos hábitos alimentares podem trazer excelentes resultados para quem sofre de candidíase recorrente. Ainda mais, se considerar os efeitos a longo prazo.

Se você sofre com a candidiase de repetição, existem alguns alimentos a serem evitados, a fim de auxiliar no tratamento e prevenção de posteriores crises. Entre esses alimentos, se encontram o excesso de açúcares e farinhas refinadas, bebidas alcoólicas provenientes da fermentação por fungos e alimentos muito ácidos.

Aliada à uma alimentação mais equilibrada, com folhas, frutas e legumes, a ingestão de probióticos também é uma boa ideia para repor a boa flora do corpo. Entre os tratamentos caseiros para a candidiase recorrente, mudanças na alimentação se mostram bastante eficazes.

Mas nada disso substitui as idas ao ginecologista quando for necessário e a investigação do que está causando as suas crises. Afinal, de que adianta fazer o tratamento e dieta se continuar usando calcinhas de tecido sintético, por exemplo? Eliminar o fator responsável pela sua candidíase recorrente é essencial.