PUB
mascote
PUB


  • Início
  • Blog
  • Sexo
  • O que é Shibari? Conheça a arte japonesa e fetiche de amarração
O que é Shibari? Conheça esse fetiche de amarração

Você já deve ter visto o que é shibari em filmes e vídeos, mas também se perguntou qual é o objetivo final de ser amarrado daquela forma? Venha saber tudo desse fetiche...

Apesar de estarmos acostumados a ver cordas sendo usadas para restrição em cenas e práticas BDSM, a técnica japonesa Shibari é mais abrangente. Além de ter como objetivo final uma estética marcante e exótica, extrai uma genuína conexão emocional e psicológica entre os indivíduos.

Afinal, nem sempre envolve sexo. Por isso, não estranhe se vir variações dela que não são sequer eróticas.

É uma arte que envolve profunda sensualidade, mas acredite, se quiser, alguns a procuram por causa da dor que pode ser provocada pela amarração.

Assim, a prática agrada muito aqueles simpáticos do bondage e do sadomasoquismo.

Shibari VS bondage

Pode não parecer à primeira vista, mas são coisas distintas.

O bondage não se limita ao uso de cordas para envolver o indivíduo. Os amantes da prática vão usar gravatas, braçadeiras, algemas, lenços e qualquer outro material que possa restringir os movimentos da pessoa que se submete a isso.

Já o shibari usa exclusivamente corda para amarrar a ele mesmo ou a uma outra pessoa. Aquele indivíduo dominador que pratica bondage é excitado por incapacitar alguém.

Por outro lado, há relatos de que no shibari, as pessoas estão ali não apenas pela sensação de serem restringidas, mas pela conexão íntima que é gerada entre quem amarra e quem é amarrado em todo o processo.

Ainda assim, é possível encontrar estilos dentro do shibari que atendem necessidades diversas, sejam elas ligadas ao prazer ou à dor.

Aibunawa e Semenawa: qual é o ideal?

Depende do que você busca! Esses são estilos opostos dentro do Shibari que atraem públicos completamente opostos. Afinal, um oferece curiosidade e sensualidade enquanto o outro provoca incômodo, tensão e resistência.

A verdadeira diferença entre eles está nas intenções de quem manipula as cordas.

O que é Aibunawa

Aqui as amarras são ligeiramente mais frouxas para que o “submisso” tenha a falsa sensação de que pode escapar ou parar o que quer que aconteça a qualquer momento.

É assim mesmo? Não, isso faz parte do plano do “dominador” de brincar com o psicológico do outro, uma vez que ele pode fazer uma série de ameaças que vão deixar o submisso constrangido, excitado e até assustado.

Ele vai tentar escapar, mas logo descobre que se enganou. A corda pode não estar apertada, mas o imobiliza igual. Então, ele está à mercê dos desejos do outro.

O estilo constrói muito sutilmente algumas sensações bem particulares.

E o que é Semenawa

Imobilizado ao ponto da dor, o submisso não tem escolha a não ser aceitar a situação e exercitar a resistência. Ele fica incapaz de tomar decisões. O uso dessa “ferramenta” mais intensa desperta emoções mais fortes.

Todo o corpo dele fica atento e estressado por estar preso e esticado pela corda. O indivíduo não tem escolha a não ser suportar e isso é a essência da Semenawa.

Se ele é ameaçado ou tocado, a resposta será outra porque as emoções são diferentes. Afinal, ele tem certeza de que não tem escolha. Ele precisa suportar.

Por que praticar o Shibari?

Embora seja frequentemente usado como um meio para expressar uma arte ou para obter prazer sexual, o Shibari também tem sido usado como uma forma de meditação há gerações.

Segundo os que são simpáticos à prática, a prática produz relaxamento e é essencial para o processo de construção de confiança entre os parceiros. E fornece aquela pausa mental que todos precisamos às vezes.

Como posso começar?

Pesquisar mais a respeito é sempre o melhor caminho, mas não recomendo tentar nada de prático sozinho. Assim, nada de tentar reproduzir vídeos do Youtube!

Você pode obter corda para se familiarizar e realizar alguns tutoriais de amarração, caso queira, eventualmente, fazer isso com alguém.

Porém, se quer ser amarrado, sugiro que pesquise workshops para iniciantes e feiras eróticas que costumam ter esse tipo de atração com maiores informações.

São em situações como essa que você pode conhecer dezenas de pessoas que apreciam as mesmas coisas e podem te introduzir a esse mundo. Porém, caso essa opção não esteja na mesa e você ainda queira experimentar, procure um profissional qualificado.

Se a pessoa não tiver o conhecimento e habilidades necessárias para executar essa prática, ele pode colocar o modelo em risco porque nada que envolva amarração, circulação sanguínea ou incapacitação deve ser feito de qualquer maneira.

Principais cuidados entre parceiros no Shibari

Se isso vai rolar entre você e o seu amor, igualmente bem informados, alguns cuidados devem ser tomados para que a segurança do submisso seja garantida.

  • Encontre uma palavra segura
  • Conversem sobre consentimento: o que está valendo?
  • Use cordas de algodão ou de qualquer outra fibra natural
  • Sinalize que voce está gostando ou não
  • Decidam que postura e atitude o “dominador” deve ter durante a prática
  • Tenha uma tesoura sempre por perto para emergências
  • Opte por ser amarrado (a) em superfícies. Nada de suspensão a princípio!

Procurem a sério técnicas confiáveis para que o amadorismo não os coloque em situações constrangedoras ou que causem dano à saúde.

A sensação, independentemente de qual estilo você esteja buscando, é diferente para cada pessoa que experimenta Shibari. Alguns experimentam uma sensação de liberdade extraordinária, enquanto outros relatam adrenalina, excitação, uma dor viciante e prazer. A arte é para você ou está contente em ser um apreciador meramente visual?