PUB
mascote
PUB


Cirurgia de Vasectomia

Quer saber como é e, as dúvidas e curiosidades sobre a cirurgia de vasectomia

A decisão de ter ou não um filho é algo complicado e que deve sempre envolver o casal. Durante muito tempo, a mulher era vista como praticamente a única responsável em cuidar da prevenção. Mas os tempos são outros, muita coisa mudou e hoje os homens também podem tomar à frente e fazer a cirurgia de vasectomia.

Neste artigo, vamos falar sobre o tema, tirar dúvidas e curiosidades. Confira tudo. 

Cirurgia de vasectomia, o que é?

A cirurgia é um procedimento realizado em homens com o intuito de evitar filhos. A cirurgia é bem simples, realizada no mesmo dia, algo em torno de 30 minutos e o paciente ganha alta hospitalar no mesmo dia.

Além de prática, a cirurgia de vasectomia é segura e uma forma excelente de prevenir a gravidez e ajudar também a mulher, já que o procedimento nas mulheres é bem mais delicado.

Por isso, é muito importante que o casal converse a respeito se querem ter filhos ou não, ou se já tem, pensar se vão querer outro ou não. Caso acordem que já não querem mais ter um outro filho, devem dialogar sobre como vão querer realizar essa prevenção.

Apesar de existir diversos métodos contraceptivos, sem dúvida o cirúrgico é o mais seguro. A camisinha, por exemplo, nem sempre funciona para casais que estão juntos há muito tempo. 

Como a cirurgia de vasectomia é mais simples para o homem, o casal pode entrar em acordo para que o homem tome a frente e faça o procedimento cirúrgico. 

E como a cirurgia de vasectomia é feita? 

A cirurgia é realizada pelo médico urologista, que realiza dois cortes bem pequenos na bolsa testicular. Em seguida, é dado uma espécie de nó no canal por onde passa os espermatozoides. 

O procedimento dura em média 30 minutos, é feita uma anestesia local, e o paciente é liberado no mesmo dia. 

clinica para cirurgia de vasectomia onde encontrar

Dúvidas e curiosidades sobre a cirurgia de vasectomia

A cirurgia  pode afetar a ereção e comprometer a vida sexual masculina?

Essa, sem dúvida, uma das dúvidas mais comuns quando o assunto é a cirurgia de vasectomia.  Fique tranquilo, pois a cirurgia de vasectomia não afeta a ereção e nem comprometer a vida sexual masculina.

O corte realizado é bem pequeno e é feito apenas no canal por onde os espermatozoides passam. E em relação à ereção é a mesma coisa. Nada muda! A cirurgia de vasectomia não influencia em nada a ereção masculina, ela ficará igual como sempre foi. 

E como fica a ejaculação? 

O homem continua ejaculando normalmente e não irá notar absolutamente nada de diferente depois da cirurgia de vasectomia.  Inclusive, apenas se poderia notar algo diferente no esperma com o uso de um microscópio.

A cirurgia influencia no orgasmo? 

Outra dúvida bastante comum é se a cirurgia de vasectomia influencia no orgasmo. A resposta é não! O homem continua sentindo prazer da mesma forma que sentia antes, e poderá gozar também do mesmo jeito, sem notar nada de diferente.

O procedimento dói? 

Para fazer a cirurgia de vasectomia é realizada uma anestesia local e, por isso, você não vai sentir dor durante o procedimento. Apenas vai sentir essa picada de leve ao ser aplicada a anestesia. 

 Os testículos mudam de tamanho?

Outra dúvida a respeito da cirurgia de vasectomia é se os testículos mudam de tamanho depois do procedimento. E a resposta é não. O tamanho de seus testículos ficará igual ao que era antes do procedimento.

A cirurgia de vasectomia pode ser revertida? 

Olha, aqui é algo mais complicado. Apensar da cirurgia poder ser revertida, não é garantido que o homem poderá gerar um filho depois do procedimento de reversão. 

Por isso, o correto é estar de fato seguro se você vai querer ser pai ou não. E caso já tenha filho, pense se deseja mesmo ter outro, ou se está satisfeito com os filhos que tem até agora.

É caro realizar a cirurgia de vasectomia?

Depende do médico e até mesmo da região em que você reside. Porém, para quem tem plano de saúde fica ainda mais fácil. Por ser algo simples, boa parte dos planos cobrem a cirurgia.

Para quem não tem condições de pagar um particular e que não tem plano, pode recorrer ao SUS – Sistema Único de Saúde, onde também é feita a cirurgia de vasectomia.  

Curiosidades sobre a cirurgia de vasectomia

Em 1823 foi realizada a primeira vasectomia um cachorro.

A legislação do país autoriza apenas homens acima dos 25 anos ou com dois filhos a fazer a cirurgia.

Os espermatozoides continuam a ser produzidos normalmente, porém eles encontram uma barreira que é a interrupção do ducto deferente e acabam morrendo com o tempo.

Leia mais: