PUB
mascote
PUB


  • Início
  • Blog
  • Sexo
  • Atraso menstrual: principais causas para a menstruação atrasar
menstruação atrasada

Menstruação atrasada não é apenas sinônimo de gravidez, pois existem inúmeras situações, entre elas emoções muito fortes, estresse em excesso, alterações hormonais e consumo de bebidas alcoólicas e cafeína em excesso, poderão ser uma das principais causas para a menstruação atrasar.

Normalmente, o atraso menstrual, dura em torno de 1 até 5 dias e em alguns casos mais extremos de 1 a 2 meses. No último caso, é recomendado a consulta com um especialista, pois caso a menstruação fique atrasada por mais de 3 meses e a mulher não estiver grávida, pode ser uma causa mais sensível e assim logo ser descoberta e efetuar seu tratamento.

Mas, se por acaso houve a relação sexual sem proteção, existe sim a possibilidade de a mulher estar grávida, e recomendamos que seja feito um teste de gravidez, confirmando tal suspeita ou não.

Em nosso artigo de hoje, vamos abordar o assunto – atraso menstrual: principais causas para a menstruação atrasar. Vamos resolver algumas dúvidas, dar dicas do que é preciso ser feito e tirar todas essas encanações de sua mente. Acompanhe com a gente.

 Principais causas do atraso menstrual

O atraso menstrual pode ocorrer por diversos motivos. Vamos detalhar a seguir algumas das principais causas para a menstruação atrasar.

Gravidez

Toda e qualquer mulher que tenha uma vida sexual ativa, e que apresente sinais de atraso menstrual, qual a principal causa para a menstruação atrasar, já pensa obrigatoriamente em uma possível gravidez.

E será essa a principal causa a ser investigada. Mesmo que você use camisinha ou tome algum tipo de anticoncepcional. A menstruação cessa e é o primeiro dos sintomas de uma gravidez. Mas um dado curioso, como o fato de que 1/3 das mulheres grávidas chegam a apresentar, mesmo que pequenos, sangramentos de escape durante o primeiro trimestre da gestação. O que faz com que muitas mulheres ainda pensem que estão menstruando e que nada está acontecendo. Ou seja, fique atenta a quantidade de fluxo que está vindo a cada mês.

Se a sua menstruação estiver atrasada alguns dias, e depois você vir a apresentar um sangramento diferente do que está acostumada, uma possível gravidez não pode ser descartada. 

Não aguarde por sintomas como seios maiores, enjoos, desejos alimentares, aumento do volume de urina, dores abdominais e etc., para pensar em fazer um teste de gravidez. O atraso menstrual e uma das principais causas da menstruação atrasar, já aparece com 3 ou 4 semanas de gestação. Enquanto os outros sintomas citados, surgem depois da quarta ou quinta semana de gestação.

Ansiedade ou estresse

O atraso menstrual: principais causas para o atraso da menstruação, tem muito a ver com fatores externos ao sistema reprodutor. Por exemplo, fatores emocionais podem sim atrasar a menstruação por alguns dias, e é completamente normal!

Ansiedade e estresse em excesso, afetam de maneira negativa a produção hormonal, do qual é regulada pela parte do cérebro, chamada hipotálamo. Inclusive, o estresse pode fazer com você não ovule nem algum ciclo, o que poderá suspender a menstruação no mesmo mês.

O estresse que estamos falando, incluem situações comuns do seu cotidiano, como problemas de trabalho, trabalho em excesso, problemas familiares ou financeiros, provas importantes em curto prazo, filho doente, defesa de teses e etc. Toda e qualquer alteração do cotidiano, como também o ciclo do sono, poderão interferir em seu ciclo menstrual. 

Caso você não tenha o desejo de engravidar no momento, e caso tenha dado algo de errado em alguma de suas relações sexuais, como por exemplo, o rompimento da camisinha ou esqueceu de tomar o anticoncepcional algum dia, poderá também inferir no atraso da menstruação.

E isso pode se tornar uma verdadeira bola de neve, porque qualquer tipo de ansiedade pode levar ao atraso menstrual, o que acaba gerando ainda mais ansiedade na mulher. 

Para diminuir essa ansiedade e acabar com a “tortura” da dúvida, se a menstruação atrasar de 2 a 3 dias, a dica é fazer logo um teste de gravidez e acabar com o martírio. 

Interrupção do anticoncepcional

Atraso menstrual e as principais causas para a menstruação atrasar, também pode estar relacionado a mulheres que tomam pílulas anticoncepcionais via oral e de repente, você interromper a utilização depois de muitos anos de uso contínuo. Isso poderá atrasar o ciclo natural e pode ser que isso demore um tempo até retornar ao normal.

Existem ainda casos de mulheres que entram na chamada – amenorreia – fase em que se fica meses sem nem ovular, depois que efetuam a interrupção da pílula anticoncepcional. A menstruação, eventualmente, poderá retornar sem que haja o risco de infertilidade.  É preciso um pouco de paciência, pois em alguns casos a normalização do ciclo menstrual, acontece de 3 a 6 meses após a interrupção.

Essas são as principais causas para a menstruação atrasar, esperamos ter sanado a maioria de suas dúvidas! Não fique pensando besteiras, encontre aqui o motivo do seu atraso menstrual e caso não tenha sido nenhum dos motivos acima, não hesite em procurar ajuda médica! 

Leia mais: