PUB
mascote
PUB


Amamentação

A Sabrina Sato postou uma foto em uma rede social na qual usava uma bombinha de tirar leite materno. Na foto, que era destinada a uma campanha publicitária, a apresentadora era puro glamour e confiança, falando sobre os benefícios da amamentação e doação de leite materno como o ato de amor que são.

Muitas mulheres elogiaram a foto, a atitude, se identificaram com a situação, com a quebra do tabu com relação a amamentação ser um processo tão comum que possa ser feito em público (ou que mereça uma selfie). Também tiveram mulheres que aproveitaram a postagem para bater um papo sobre amamentação, trocando conselhos úteis nos comentários. Ainda assim, muitas pessoas (mulheres, inclusive, pasmem!) criticaram a foto.

Seja com comentários de que era uma “exposição excessiva do corpo” ou de que é “impossível amamentar com esse glamour todo” ou de “que é desnecessário sensualizar a amamentação desse jeito” já era desagradável ver outras mulheres tratando uma mulher desse jeito.

Mas o pior de tudo foi ver outras mulheres (sim, aquelas que deveriam apoiar umas às outras) postando xingamentos nos comentários da foto. “Porca”, “oferecida” e “nojenta” foram as palavras mais leves que apareceram. Além de comentários desnecessários de homens elogiando os seios da apresentadora como se fossem um mero objeto (a objetificação do corpo feminino é assunto para outro texto).

Com tanta polêmica por causa de uma única foto, existem tantos pontos a serem destacados e tantas dúvidas...

Amamentar é feio?

Mulheres, a amamentação é um ato completamente natural que só tem benefícios a trazer, tanto para o seu organismo quanto para o organismo do bebê. O seu corpo foi feito para isso. Se você consegue amamentar sem dor e tem leite o suficiente para tal, amamente, aproveite para criar esse laço com seu bebê (se quiser, óbvio).

E não, amamentar não é feio. Ainda é um tabu, existem muitas mulheres que têm vergonha de fazê-lo em público ou que colocam um paninho para cobrir o seio (e o rosto do bebê. Imagina você se alimentando com um pano no rosto). Existem também as pessoas que se incomodam ao presenciar o ato em locais públicos, mas não se deixe abalar. Ninguém vai pagar as suas contas por você, vai?

Por que as pessoas se incomodam?

Para essa questão existem muitas respostas, como o fato de os seios terem “dupla função”. Eles são tanto vistos de maneira erótica, pois instigam o desejo da outra pessoa e na hora do sexo, são fontes de prazer através de diversos estímulos. E têm a função materna, de nutrir o seu bebê. Além disso, a velha objetificação do corpo feminino e os tabus com relação à mulher mostrar uma parte do corpo que “deveria estar guardada na roupa” também estão por trás desse incômodo.

Amamentação e sexualidade

Com relação à sexualidade, existem outras tantas questões que rodeiam as cabeças das mulheres e seus parceiros...

Existe o risco de sentir prazer sexual durante a amamentação?

Um dos motivos que faz muitas mulheres terem receio de amamentar é o fato de sentirem prazer de cunho sexual quando têm os seios estimulados. Esse é um questionamento comum para as mães de primeira viagem. Por mais que, até ao longo da gravidez, as mulheres sintam prazer com o estímulo dos seios, assim que o bebê nasce, a situação muda de figura.

A mãe terá plena ciência de que estará realizando a amamentação como um ato de amor e de cuidado com o seu bebê, com a intenção única e exclusiva de nutri-lo. É muito raro que sinta prazer sexual com isso. Inclusive, o que acontece com muitas mulheres e parceiros (as) é o contrário: eles têm dificuldades para associar os seios ao sexo.

Principalmente as mulheres que estão amamentando se incomodam por diversos motivos: passam a ver os seios como uma parte do corpo sagrada, que pertence de forma única e exclusiva ao bebê; têm medo de que saia leite quando o seio for estimulado e o parceiro (a) fique com nojo e até mesmo têm dificuldades em achar que os seios possam continuar sensuais.

Lactofilia

Ou lactação erótica ou amamentação de pessoas adultas. Outro tabu gigante. Por mais que pareça estranho (mas ninguém está aqui para julgar as preferências de ninguém, né?), é um fetiche muito comum para homens e mulheres. Exatamente pelos seios serem altamente associados ao sexo e pelo corpo da mulher ser visto de forma objetificada, voltado para o prazer sexual.

O fetiche já foi até considerado como uma perversão, algo anormal, relacionado a distúrbios psicológicos. Porém hoje, é considerado comum e até saudável, afinal, o sexo é troca de fluidos e o leite materno nada mais é do que um fluido que pode se incluir na relação. Isso não quer dizer que a mulher ou o homem se excita quando acontece a amamentação do bebê.

Quando as mulheres que estão em fase de amamentação se excitam ou chegam ao orgasmo, pode até acontecer que, involuntariamente, saia leite dos seios. Isso é completamente normal, só de não representar um problema entre o casal (nojo pelos homens ou vergonha pelas mulheres), já é ótimo.

Obviamente, existem restrições e cuidados a se tomar com relação a prática: nunca se deve induzir a amamentação se a lactação não acontecer de forma natural. Quando a mulher está grávida, o ato de ter os seios sugados pode causar leves contrações no útero que podem levar a um parto prematuro. E, por questões de higiene, sempre lave os seios após o contato dos mesmos com a boca do adulto antes de amamentar o bebê.